7 dicas para estimular a leitura de livros clássicos

Ler é uma das habilidades mais importantes que podemos estimular nas crianças, mas elas podem se sentir desencorajadas a lerem livros que parecem “desatualizados” ou “difíceis de entender” — termos usados pelos leitores mais jovens para descrever textos não contemporâneos. É por isso que é importante iniciar o incentivo à leitura de livros clássicos ainda na infância. Os livros clássicos não só ajudam a desenvolver nos pequenos habilidades de leitura e compreensão, como também abrem portas para novas ideias e perspectivas. Neste post, vamos explorar algumas dicas para ajudar você a encorajar jovens e crianças a descobrirem o gosto pela leitura destas obras atemporais.

criança fazendo a leitura de livros clássicos
Fonte: Skylar Zilka/Unsplash

A leitura de livros clássicos pode trazer diversos benefícios para jovens e crianças, incluindo a expansão do vocabulário, a melhoria da capacidade de expressão e análise crítica, o despertar do interesse por história e cultura, a compreensão da sociedade em que vivemos e o desenvolvimento da empatia e compreensão com outras pessoas e costumes. Falamos um pouco mais sobre alguns destes e outros benefícios no post 7 benefícios da leitura de clássicos na infância, que você pode ler na íntegra clicando aqui. Se você deseja que um jovem leitor possa desfrutar destes benefícios, listamos na sequência 7 dicas que podem ajudar a despertar nele o interesse por esse tipo de livro.

1. Escolha histórias que gerem identificação

Procure por histórias clássicas que se aproximem do que a criança já gosta de ler ou que tenham enredo familiar para ela. Histórias com personagens jovens, por exemplo, que tenham questões e rotinas similares ou que possuam hobbies e interesses semelhantes aos da criança, costumam ter mais apelo do que histórias com as quais ela não consegue se identificar com nenhum personagem.

2. Comece por adaptações

Comece a estimular a leitura de livros clássicos com textos adaptados para jovens e crianças, e vá progredindo para as versões originais à medida que o pequeno leitor se sentir mais confortável. Além disso, é importante respeitar o ritmo da criança e não a forçar a ler algo que não esteja ao alcance de suas habilidades.

3. Leia junto com a criança

É importante que de início você leia junto da criança e discuta o livro enquanto fazem a leitura, questionando e interagindo com ela de maneira a incentivar a reflexão. Isso não só ajuda na compreensão da história, como também estimula o pensamento crítico e a criatividade. É interessante manter o hábito até que a criança se sinta confortável para ler sozinha.

4. Faça comparações com a história

Enquanto fazem a leitura conjunta, faça conexões entre a história e o dia a dia do pequeno leitor, para torná-la mais relevante e interessante. Aproveite para fazer comparações entre a realidade daquela época e a realidade atual. Por exemplo, se a história fala de um meio de comunicação que não existe mais ou caiu em desuso, como o telégrafo ou a carta, o compare ao que seria equivalente nos dias atuais, como o celular ou e-mail. Se na história algum acontecimento parecer não se encaixar com a nossa realidade, pergunte à criança sobre como ela acha que a situação aconteceria ou seria resolvida no presente.

5. Incentive a criança a adivinhar

Parte da interação durante a leitura de livros clássicos pode acontecer quando a criança não conhecer ou conseguir identificar o significado de alguma palavra. Antes de explicar para o pequeno leitor o que aquela palavra representa, que tal incentivá-lo a adivinhar o que ela quer dizer? Vocês podem voltar um pouco na leitura para observarem o contexto principal, ou então brincarem com sinônimos até que a criança possa identificar sozinha o significado da palavra original.

6. Use recursos audiovisuais

Uma maneira de tornar a leitura divertida e a história mais interessante, é assistir filmes ou séries baseadas no livro ou que ilustrem a mesma época da narrativa. Isso pode ajudar a criança a visualizar melhor as situações que acontecem na história e a se envolver mais com a trama.

7. Dê o exemplo

A melhor forma de demonstrar o quanto você valoriza a leitura de livros clássicos é simplesmente lendo! Isso pode inspirar a criança a seguir o seu exemplo e a desenvolver os mesmos hábitos de leitura. Para elevar a efetividade desta dica, é interessante também que você crie um ambiente de leitura agradável para o jovem leitor, com um espaço confortável para ler e uma seleção de livros clássicos ao seu alcance. E para te ajudar a montar uma biblioteca com livros clássicos acessíveis para crianças, listamos na sequência algumas sugestões de leitura!

Coleção Grandes Clássicos – O Essencial dos Contos Russos

Dos deslumbrantes salões de São Petersburgo às ruas da grande Moscou, descubra as famosas e épicas histórias russas que conquistaram o mundo inteiro e garantiram o status de clássicos da literatura. Os textos da Coleção Grandes Clássicos – O Essencial dos Contos Russos são adaptados e ilustrados para o jovem leitor com idade a partir dos 11 anos e cada história acompanha o respectivo audiolivro gratuito! Comprando o box 1 você garante os livros Guerra e Paz, Os Irmãos Karamazov, Eugene Onegin, Pais e Filhos e Três Irmãs e comprando o box 2 você leva para casa os livros Crime e Castigo, Anna Karenina, Oblomov, O Mestre e a Margarida e O Herói do Nosso Tempo. Este é um recente lançamento do selo Amora, da Editora Girassol.

Coleção Grandes Clássicos – Charles Dickens Para Todos

Esta coleção reúne as histórias mais inesquecíveis de Charles Dickens, um dos maiores romancistas ingleses da era vitoriana. Com textos tão amplamente reconhecidos que se tornaram clássicos da literatura mundial, as obras de Dickens se mantêm relevantes na atualidade por descreverem situações e emoções com as quais é possível se identificar até hoje. Mas a leitura destes clássicos não é só para adultos! A coleção conta com os títulos A Casa Soturna, A Velha Loja de Curiosidades, David Copperfield, Grandes Esperanças, Nicholas Nickleby, Oliver Twist, Pequena Dorrit, Tempos Difíceis, Um Conto de Duas Cidades e Uma Canção de Natal, que podem ser adquiridos individualmente ou em dois boxes com brindes especiais! Clique aqui para conferir.


Gostou desse post? Você também pode se interessar por este conteúdo:

Leitor fluente: como incentivar a leitura entre jovens leitores
Leitura de clássicos para crianças: benefícios que ultrapassam gerações

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *