Leitura de clássicos para crianças: benefícios que ultrapassam gerações

Quem nunca ouviu ou leu histórias como Chapeuzinho Vermelho, João e Maria e O Patinho Feio na infância?! A leitura de clássicos para crianças traz benefícios que ultrapassam gerações!

Provavelmente essas foram algumas das primeiras histórias que te marcaram, assim como marcaram gerações passadas e ainda marcarão futuras.

Leitura de clássicos para crianças: benefícios que ultrapassam gerações
Imagem: criado por Freepik

“Mas por que essas histórias são compartilhadas até os dias atuais?”, você deve estar se perguntando. Além de atemporais, elas também são extremamente fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Quer saber os principais motivos? Então leia até o fim! 

Contar histórias: uma tradição milenar

Algumas tradições sempre permanecem vivas. Muitas famílias compartilham histórias de suas antigas gerações para os integrantes mais novos, enquanto cidades, estados e até países possuem suas próprias histórias populares.

No caso dos clássicos, isso é ainda mais abrangente. O mundo todo conhece e repassa esses contos, e não é à toa: existem marcas históricas neles.

Um estudo publicado no Royal Society Open Science afirma que a origem dos contos de fadas pode ser bem mais antiga do que se imaginava. A história de João e o Pé de Feijão teria sua origem há mais de 5 mil anos, enquanto A Bela e a Fera teria se originado há cerca de 4 mil anos. Isso reforça o grande papel histórico dos contos e a sua potência para para trabalhar o imaginário e as emoções das pessoas.

A primeira coletânea de contos publicada pelos irmãos Grimm, em 1812, foi muito importante para o resgate dessas histórias que, aos poucos, foram inseridas em novos contextos sociais e culturais. Com a difusão delas, todo o mundo passou a reconhecê-las e compartilhá-las, também com adultos mas, principalmente, com crianças.

Essas histórias contadas durante milhares de anos se tornaram tradição nos lares e nas escolas por conta de seus ensinamentos importantes, que são transmitidos de forma fácil e lúdica.

Quais os benefícios da leitura de clássicos?

Libera a criatividade e a imaginação

Uma criança criativa tem mais facilidade no desenvolvimento de habilidades artísticas e culturais. Além de ser uma bela maneira de brincar, tanto ouvir quanto ler essas histórias contribui também para atitudes mais positivas.

Possibilita o contato com valores fundamentais

Clássicos trazem mensagens fundamentais para que os mais novos aprendam sobre atitudes certas e erradas e levem consigo valores como honestidade, empatia, amor próprio e outras tantas habilidades socioemocionais poderosas que são passadas através dos desfechos de suas narrativas.

Prepara as crianças para suas próprias jornadas

As histórias também são um excelente caminho para aprender sobre a solução de conflitos e a importância da perseverança para atingir um objetivo. O jovem leitor se prepara para a vida, tanto como criança, quanto como adulto.

Oferece tempo de qualidade longe das tecnologias

Vivemos em tempos em que a internet toma grande parte da nossa rotina, e isso também impacta na rotina dos pequenos. Atividades fora do universo online proporcionam uma experiência mais real, saudável e longe de vícios; por isso abrir um livro e ter um momento divertido de leitura se faz tão essencial na era digital.

Quatro coletâneas para ensinar e divertir

Fazer boas escolhas de clássicos para a leitura deixa a experiência ainda mais enriquecedora. Pensando nisso, separamos 4 sugestões de livros e coletâneas para ler, aprender e se emocionar junto com as crianças:

Clássicos de Ouro da Turma da Mônica

Uma coletânea especial que reúne 32 fábulas e contos clássicos cheios de ensinamentos valiosos. Os já conhecidos e encantadores personagens da Turma da Mônica interpretam as histórias famosas que ficaram ainda mais inesquecíveis nessa coleção!

Contos para a Hora de Dormir

As leituras antes de dormir serão um delicioso hábito com o livro “Contos para a Hora de Dormir”! Histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho, João e Maria e O Patinho Feio são companheiras das crianças antes do sono chegar.

25 Contos da Vovozinha

Nada como ouvir as histórias da vovó quando criança! Foi pensando nesse momento de afeto e conexão que o livro “25 Contos da Vovozinha” surgiu, reunindo contos que atravessam gerações e inspiram todos, como O Mágico de Oz e Pinóquio.

Clássicos Ilustrados para Colorir da Turma da Mônica

Já ressaltamos aqui em outros artigos os benefícios em oferecer livros que melhoram os estímulos motores das crianças. Com os “Clássicos Ilustrados para Colorir da Turma da Mônica“, os pequenos vão aprender com as histórias e se divertir pintando e liberando a imaginação junto com os amados personagens dos gibis!

Tradições também preparam jovens para o futuro

A literatura precisa estar muito presente na infância, pois ela que guia as crianças em seus primeiros anos de idade, atuando positivamente na melhora da fala, da leitura e do raciocínio, além de oferecer ensinamentos valiosos que serão levados por toda a vida.

A leitura de clássicos tem esse objetivo principal de sempre trazer um grande aprendizado, que ultrapassa gerações e forma adultos mais felizes, conscientes e sábios.

A leitura de todos os bons livros é uma conversação com

as mais honestas pessoas dos séculos passados.

René Descartes

Fontes:

https://royalsocietypublishing.org/doi/full/10.1098/rsos.150645

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160120_contosfadas_origem_tg

https://phys.org/news/2016-01-phylogenetic-analyses-fairy-tales-older.html

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *