O que as crianças aprendem com a leitura

As crianças aprendem com a leitura o que nenhum dispositivo eletrônico pode oferecer: é por meio dos livros que os jovens leitores são apresentados a um novo mundo e compreendem melhor o que está à sua volta.

As pesquisadoras Ana Teberosky e Angelica Sepúlveda, da Universidade de Barcelona, Espanha, defendem, no artigo “Aprender a partir da leitura em voz alta dos adultos”, a riqueza de aprendizados gerados a partir da leitura de histórias, seja para a formação do corpo, do pensamento ou das emoções.

O que as crianças aprendem com a leitura
Imagem: criado por Freepik

Sabemos que a lista de vantagens que o mundo das palavras oferece é longa, mas no artigo de hoje vamos detalhar melhor alguns aprendizados que os pequenos obtêm ao se tornarem amantes dos livros:

Enriquecimento do vocabulário

Ainda que as crianças sejam apresentadas à comunicação oral muito cedo, sabemos que o nosso vocabulário pode ser, muitas vezes, repetitivo e limitado. Assim, os livros são oportunidades de apresentar aos pequenos novas palavras e expressões, a partir dos mais variados temas.

Inclusive, nos primeiros anos de vida, quando o cérebro dos bebês está se desenvolvendo a todo vapor, quanto mais contato com diferentes linguagens houver, maior é o aprendizado das crianças, que passam a criar uma relação entre os sons que ouvem, as imagens e a escrita.

Segundo Peggy Alberts, professor de Língua e Alfabetização da Universidade Estadual da Geórgia, nos Estados Unidos, “a qualidade das trocas entre crianças e adultos, durante a leitura compartilhada, é considerada essencial para o desenvolvimento da linguagem”.

Melhoria na concentração

A leitura é um momento muito importante para apurar o foco e a concentração desde cedo – quem já leu histórias para bebês conhece bem a inquietude dos pequenos que querem folhear os livros e mexer com outros objetos ao redor, não é mesmo?!

Quando o hábito de ler vira parte da rotina diária, a criança aprende a estar presente naquele momento, bem como, com o passar do tempo, a se concentrar por períodos cada vez mais longos.

Aperfeiçoamento da escrita

Sabemos que a leitura é uma das peças-chave para o desenvolvimento da capacidade linguística, uma vez que enriquece o vocabulário e apura as habilidades de interpretação e criatividade. Desse modo, a criança se aperfeiçoa, pois ganha meios de desenvolver as próprias ideias e escrever textos cada vez mais ricos e coesos.

Minimização das dificuldades acadêmicas

A capacidade de interpretar textos é essencial para o sucesso em qualquer tarefa escolar, inclusive aquelas que, à primeira vista, parecem não ter relação alguma com o mundo da leitura. Uma vez que o hábito de ler aprimora as habilidades de comunicação e interpretação, as crianças aprendem o conteúdo em sala de aula com mais facilidade.

Aprimoramento das habilidades de comunicação

Ler é um hábito que, sem dúvidas, estimula as habilidades de comunicação, tanto oral quanto escrita.

Essa é uma competência extremamente importante para o crescimento dos jovens e para a manutenção de todas as relações constituídas ao longo da vida, inclusive no âmbito acadêmico e, posteriormente, no profissional.

Estímulo da curiosidade, da imaginação e da criatividade

Uma pesquisa  realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, realizou experimentos a fim de entender o que acontece no cérebro quando a curiosidade é despertada.

O estudo chegou a duas conclusões interessantes: a curiosidade prepara o cérebro para a aprendizagem e a torna mais gratificante. Ou seja, a curiosidade está ligada ao processo de aprendizagem das crianças, uma vez que, além de preparar o cérebro, também pode tornar o aprendizado uma experiência mais prazerosa e efetiva. Um dos co-autores do estudo, Dr. Matthias Gruber, explica que isso acontece porque a curiosidade coloca o cérebro em um estado que lhe permite aprender e reter qualquer tipo de informação, que motiva o aprendizado.

Lembre-se: ao presentear crianças com livros, todos só têm a ganhar.

“A curiosidade é um impulso para aprender”

Maria Montessori