Leitura na educação infantil: entenda a importância

Bem-vindos e bem-vindas a este novo canal de comunicação que nós, da Editora Girassol, criamos para fortalecer ainda mais os nossos laços com vocês, mães, pais, educadores e leitores queridos! Para inaugurar o nosso blog, falamos hoje sobre a importância da leitura na educação infantil.

A importância da leitura na educação infantil
Imagem: criado por Freepik

Já ouvimos e lemos muitas vezes pessoas questionando a real importância de introduzir a leitura já na educação infantil, principalmente em relação a quando começar. Os benefícios são diversos – e podemos até escrever um livro inteiro sobre isso – mas apresentamos aqui alguns deles:

Com a leitura, surge a descoberta e a exploração de um mundo imaginário. A criança, por não estar literalmente vivendo a história, vê-se obrigada a enxergar o que está sendo narrado para que possa, de fato, entender os acontecimentos e fazer associações ao mundo conhecido por ela. Assim, explora sua criatividade, pessoas, lugares, sentimentos, cores e formas para que os livros façam sentido para ela.

Incentivo à empatia

Os livros estimulam o leitor a se colocar no lugar dos personagens, para que seja possível entender de verdade pelo que está passando e digerir seus sentimentos. Além disso, com histórias e novos conhecimentos sobre diversas culturas e indivíduos, o incentivo à empatia é natural.

Uma ótima ideia, para um exercício ainda mais empático, é se fantasiar como um dos personagens! Pode parecer apenas uma brincadeira, mas é muito importante para estimular a criatividade e para que a criança aprenda a se colocar no lugar do outro.

Atividades com livros com recursos interativos, como abas ou texturas, por exemplo, sempre agregam e estimulam bastante os pequenos no campo da coordenação visomotora e da atenção. Para a sensibilidade, o livro “Bichos de estimação” é perfeito! Com texto rimado, a criança também vai gostar de virar as abas de feltro, o que permite um estímulo também ao tato.  Já “Minha casa carrossel” instiga a curiosidade na busca pelos objetos escondidos atrás das abas, além de abrir 360º.

Melhoria na escrita

“Todo bom escritor é um excelente leitor”. Você também já ouviu essa frase? A mais pura verdade! A leitura expande e enriquece o vocabulário, além de auxiliar na interpretação de textos e nos próprios conhecimentos que agrega.

Portanto, quem lê bastante tem muito mais facilidade na escrita – e todos nós sabemos que saber se comunicar também por textos é essencial, independentemente do momento da sua vida e para qual objetivo.

Redução dos níveis de estresse

A concentração exigida nos momentos de leitura faz com que a pessoa “se desligue” do que está acontecendo à sua volta, dedicando seu tempo à atividade daquela hora: ler. É uma boa oportunidade para praticar a atenção plena, uma das práticas do conceito de “mindfulness”, tão falado hoje em dia. Aqui, os benefícios são recíprocos: a leitura auxilia na prática da atenção plena e a atenção plena auxilia na leitura.

Para a experiência “mindfulness”, é importante notar detalhes sobre o momento em questão: como está a iluminação, qual o cheiro do livro, quais as cores de suas páginas… tudo isso faz parte da experiência da leitura. Essa concentração auxilia muito na redução do estresse, sentimento presente no ser humano desde bebê.

Além disso, os livros são formas de entretenimento que geram descontração e diversão, também essenciais no controle do estresse.

Apuração do senso crítico

Não somente pelos conhecimentos que a leitura proporciona, mas também por todos os outros pontos que comentamos acima, como pela empatia e pela criatividade, os livros são responsáveis pela formação de cidadãos mais atuantes e críticos. Pessoas viajadas, com experiências e histórias para contar, e essas viagens e experiências são também pelos livros, conseguem formar suas próprias opiniões e se posicionar com segurança, deixando de aceitar facilmente tudo o que recebe de informações, sentimentos, tratamentos e situações por toda a vida.

É importante saber quando, como e o que questionar, com base no seu autoconhecimento e nos seus sonhos. Os livros são fortes aliados ao mostrar aos leitores um mundo de possibilidades e abrir sua mente para elas.

Portanto, criar o hábito dos 30, 20 ou até 15 minutinhos de leitura todas as noites é demonstração de amor e carinho. Ler junto com a criança é o melhor incentivo!

O exemplo não é uma forma de educar; é a única.

– Albert Einstein

1 Comment

  • Carolina Posted 6 de maio de 2021 10:56

    Adorei o artigo! Realmente esse é um tema bastante importante e nós, mães, precisamos sempre estimular nossos filhos.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *