Leitor fluente: como incentivar a leitura entre jovens leitores

Desde o começo da pandemia o interesse dos jovens e adolescentes pelo mundo dos livros aumentou 42% e já foram vendidos mais de 5 milhões de livros infanto-juvenis ou educacionais no mundo.

Leitor fluente: como incentivar a leitura entre jovens leitores
Imagem: criado por Freepik

Escolher um tipo de livro ou leitura para cada faixa etária pode ser um desafio. Isso porque, além da faixa etária, é ainda mais importante levar em consideração o estágio de desenvolvimento infantil dos jovens leitores.

Muitas vezes a coisa se complica quando falamos daqueles que dominam mais a leitura, o chamado “leitor fluente”. Professores e profissionais da educação, em geral, conhecem essa terminologia. É um critério aperfeiçoado por Nelly Novaes Coelho, ensaísta, crítica literária e especialista em literatura Contemporânea e em Literatura Infantil e Juvenil pela USP.

O leitor fluente é aquele que compreende o que lê. Essa fluência tem a ver diretamente com a intenção da leitura, ou seja: é importante que, para chegar a este nível de leitor, o jovem compreenda para quê aquela leitura se destina, quais as estratégias poderão ser utilizadas e o que se espera ao final.

6 livros para estimular o leitor fluente

Esse nível de leitor começa a partir dos 10 anos e vai até os 12. É nesta etapa que o pré-adolescente começa a consolidar os mecanismos da leitura, aumentando sua capacidade de se concentrar e compreender o mundo expresso no livro. Confira algumas sugestões de livros para o leitor fluente:

1- África: Contos do Rio, da Selva e da Savana

A arte do contador de histórias é muito antiga; surgiu na época em que não havia escrita. O griô, como é chamado na África, é um mestre das artes e da cultura popular que leva o conhecimento às aldeias. A função dos griôs é tão importante que passa de geração para geração.

Neste livro África: Contos do Rio, da Selva e da Savana, são contadas histórias da África que têm relação com os brasileiros: vieram dos países de onde os africanos foram trazidos como escravos para o Brasil. Então, imagine que está numa aldeia africana e aprecie as histórias do Congo, da Guiné-Bissau, do Benin, da Nigéria, de Angola, de Moçambique e do Senegal.

Leitura sobre tema importante, principalmente para jovens leitores. As ilustrações, em aquarela, complementam as páginas com leveza e inspiração.

Conheça mais: https://www.amazon.com.br/africa

2 – Turma da Mônica Jovem – Romeu e Julieta

Neste livro, os personagens da Turma da Mônica Jovem interpretam Romeu e Julieta, um dos maiores clássicos do dramaturgo William Shakespeare, com um texto claro e acessível para leitores de todas as idades.

Acompanhe um final lindo e surpreendente da história de Romeu e Julieta, o casal nascido em famílias inimigas, que estavam proibidos de se encontrar, mas seu destino estava escrito nas estrelas: eles não podiam viver separados e fariam de tudo para terminar juntos.

Conheça mais: https://www.lojagirassolbrasil.com.br/turma-da-monica-jovem-romeu-e-julieta

3 – Turma Da Mônica Jovem – Os Três Mosqueteiros

Um por todos e todos por um? Venha reviver essa clássica história interpretada por Cebola, um jovem que sonha se tornar mosqueteiro e parte para Paris em busca desse objetivo. O protagonista, é claro, se envolve em algumas ciladas, mas logo encontra e fica próximo de Athos, Porthos e Aramis. Será que eles conseguirão sobreviver aos comandos do poderoso Cardeal Richelieu?

Conheça mais: https://www.lojagirassolbrasil.com.br/turma-da-monica-jovem-os-tres-mosqueteiros

4 – A Última Chance

Por conta de seu mau comportamento, Storm é enviado para a “Escola da Última Chance”, um lugar com disciplina rígida e voltada para jovens problemáticos. Porém, há algo de muito errado nessa escola: os alunos não são normais e coisas muito estranhas começam a acontecer!

Storm passa a ser seguido, vigiado, ameaçado, castigado e, para completar, tiram dele a sua grande paixão: ele não pode mais andar de skate. Diante de tudo isso, só há um lugar onde ele pode encontrar apoio: a fábrica abandonada.

“A Última Chance” é um livro sobre um jovem que fará de tudo para poder voltar a fazer as suas próprias escolhas, mesmo que para isso tenha que encarar uma verdadeira guerra.

Conheça mais: https://www.callis.com.br/a-ultima-chance

5 – O Diário da Irmã de Laura

Um misterioso diário une Laura, uma menina que vive nos dias de hoje, à Sara, uma menina judia que luta para sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial.

Este livro superemocionante inclui fotografias biográficas de jovens heróis do Levante do Gueto de Varsóvia e relatos reais de “cerimônias de gêmeos”. Uma leitura marcante e inspiradora para jovens leitores e adultos também.

Conheça mais: https://www.callis.com.br/o-diario-da-irma-de-laura

6 – Enclave

O mundo como nós conhecemos não existe mais. Após um acontecimento terrível, as pessoas foram obrigadas a se refugiarem no subsolo e é lá que conhecemos a Dois, uma jovem corajosa e que sabe usar adagas como ninguém.

Conheça todos os perigos que ela enfrentará em Enclave, o primeiro livro da trilogia que virou best-seller no New York Times e no USA Today.

Conheça mais: https://www.callis.com.br/enclave

“É preciso que a leitura seja um ato de amor.”

Paulo Freire

Fonte:

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2021/07/26/booktok-onda-de-videos-sobre-livros-no-tiktok-impulsionam-obras-de-suspense-e-fantasia.ghtml

https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 1. Ed  São Paulo: Moderna, 2000.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *