7 benefícios da leitura de clássicos na infância

A leitura de livros é definitivamente uma das melhores maneiras de colaborar com o desenvolvimento mental e social de uma criança. Entretanto, não costumamos falar sobre a relevância das temáticas que devem ser lidas de acordo com cada fase da infância. A leitura de livros clássicos na infância, por exemplo, pode ser iniciada a partir dos 3 anos de idade. Mas você sabe o que esse tipo de leitura pode fazer pelo desenvolvimento do seu pequeno?

Crianças lendo livro e descobrindo livros clássicos na infância.
Fonte: Pexels/Gustavo Fring

Em casa ou na escola, é muito importante construir uma biblioteca de forma intencional, visando incluir títulos que ajudem a desenvolver sentidos e vocabulário de acordo com a idade de cada criança. No caso de livros clássicos, sempre é possível contar com releituras e adaptações que servem para públicos de idades diferentes, sendo que, em sua maioria contribuem com os mesmos benefícios independente do leitor. Listamos abaixo alguns de maior relevância para o desenvolvimento da criança:

Exposição a novo vocabulário

Talvez um dos maiores desafios na leitura de livros clássicos na infância – e também na fase adulta – é se adaptar ao vocabulário empregado. Nas adaptações para o público infantil ainda existe preocupação maior a respeito da utilização de algumas palavras, então substituições acabam sendo feitas, para que o entendimento do contexto seja o principal, mas ainda assim novos termos pouco utilizados pelos pequenos podem vir a aparecer no texto. Este novo universo de possiblidades é um dos maiores benefícios deste tipo de leitura, uma vez que quanto maior o vocabulário da criança, melhor ela se comunica – seja verbalmente ou, assim que alfabetizada, através da escrita.

Introdução a questões sobre ética e sociedade

Os textos clássicos costumam pautar assuntos de muita importância, como as desigualdades sociais, o sistema de justiça e o preconceito. A criança apresentada a estes temas ainda na infância e através dos livros não se torna apenas um leitor melhor, mas também uma pessoa melhor. Um estudo publicado na revista americana Science aponta ainda que a leitura de alguns clássicos, em comparação com livros de ficção contemporânea, tem o poder de elevar os níveis de empatia, percepção social e inteligência emocional.

Apresentação de diferentes pontos de vista

Ler os clássicos é um mergulho em novos universos, tanto do ponto de vista cultural quanto do ponto de vista histórico. A leitura de livros clássicos na infância permite que as crianças tenham uma visão de parte da história da época em que a narrativa se passa, possibilitando na vida real uma maior compreensão e afinidade com a realidade do outro. Crianças brasileiras que leem histórias que se passam na Europa, por exemplo, compreendem melhor a cultura e realidade dos povos que vivem ali, se comparadas a crianças brasileiras que nunca tiveram contato com a história de países desse continente. E essa compreensão se estende para outros assuntos dentro da conversa sobre cultura, como questões de raça e religião.

Entendimento de referências clássicas

Um dos benefícios menos óbvios da leitura de livros clássicos na infância é o fato de poder compreender referências sobre eles em outras histórias ou em nosso cotidiano. Inúmeras alusões a textos clássicos são feitas em termos famosos que utilizamos até hoje, como por exemplo:

Narcisista – da lenda de Narciso

Musa – do mito sobre as 9 filhas de Zeus

Gata-borralheira – da história de Cinderela

Bicho de sete cabeças – da lenda de Hércules

Lavar as mãos” (isentar-se de responsabilidade) – da história de Pôncio Pilatos

Formação de melhores leitores

Ler livros clássicos também promete formar melhores leitores! Isso porque conhecer na infância livros com narrativas mais trabalhadas ou mais “difíceis” garante que, nos anos seguintes, o interesse do jovem leitor se concentre em livros com enredos melhor construídos ou temáticas um pouco mais complexas. A criança desafiada desde a infância a ler textos clássicos também tem melhor preparo para compreender as leituras obrigatórias do período escolar, incluindo os textos que costumam ser analisados nos últimos anos de ensino pré-vestibular.

Aumento do tempo de estado de atenção

A leitura de textos clássicos requer do leitor maior tempo dedicado para se ter uma resolução dos acontecimentos, seja do ponto de vista de cada enredo individual dos personagens ou do livro como um todo. Isso, contrapondo à satisfação instantânea dos conteúdos virais do TikTok ou YouTube, por exemplo, permite que a criança adquira a paciência necessária para realizar atividades de longo prazo, que requerem o dobro de tempo e atenção que o dispensado no consumo de vídeos da internet.

Redução de tempo no processo de aprendizado

De maneira geral, somando os benefícios já listados acima, a criança que lê clássicos desenvolve maior facilidade de aprendizado em comparação com as que não leem. A junção do novo vocabulário com o conhecimento sobre novas culturas e questões sociais, somado ainda ao tempo de estado de atenção melhorado, resultam em uma criança com maior facilidade de entendimento sobre novos assuntos.

Se todos os pontos anteriores te convenceram de apresentar hoje mesmo um texto clássico para o seu filho, a gente te ajuda com uma seleção muito interessante:

De 3 a 5 anos

  • Turma da Mônica – Coleção Algodão-Doce
    Coleção de livros fantástica para os pequenos aprenderem sobre grandes valores e, de quebra, exercitarem a imaginação com essa incrível coleção! Tudo isso com letra bastão e contada pela Turminha mais amada do Brasil! Conheça contos como: A Bela Adormecida, O Patinho Feio, João e Maria, O Pequeno Polegar, Soldadinho de Chumbo, Chapeuzinho Vermelho, entre outros.
  • Turma da Mônica – Clássicos para Sempre
    Cada livro desta coleção traz um dos clássicos mais famosos do mundo, representado pelos divertidos personagens de Mauricio de Sousa, interpretando catorze inesquecíveis histórias da literatura mundial. Os detalhes da capa, as lindas ilustrações como pano de fundo das páginas e o texto simples despertam o prazer e o encanto, especialmente de quem está aprendendo a ler. Uma maravilhosa coleção para aumentar o encanto das crianças pelo momento da leitura.

De 6 a 8 anos

  • P’tit – Um País de Contos: Contos da Carochinha
    Não há momento mais agradável para as crianças ao longo de seu dia repleto de atividades do que ouvir seu conto favorito antes de dormir. As histórias clássicas deste livro ajudarão os pais a embalar o sono dos pequeninos com vários personagens e suas aventuras, que trazem valores universais como o esforço e a superação, o trabalho bem-feito, a amizade, o amor e a força da inocência, com o objetivo de entreter, educar e relaxar ao mesmo tempo os príncipes e princesas da casa.
  • Turma da Mônica – Clássicos de Ouro
    Este kit encantador reúne 32 fábulas e contos clássicos consagrados há gerações por todo o mundo! As histórias – interpretadas pelos queridos personagens da Turma da Mônica – trazem à tona valores universais e terminam com um ensinamento para a vida. Os pequenos e também os adultos vão ler, ouvir, rir e se emocionar a cada página. Uma coleção que não pode faltar na biblioteca da sua família!

De 9 a 10 anos

  • Turma da Mônica – O Pequeno Príncipe
    O maior clássico da literatura infantil mundial em edição lindamente adaptada e ilustrada com os personagens de Mauricio de Sousa. O Pequeno Príncipe devolve o mistério da infância e faz renascer os sonhos.

Acima de 11 anos

  • Turma da Mônica – Cantinho da Leitura: Romances e Aventuras
    Nesta coleção, os personagens da Turma da Mônica Jovem reinterpretam dois grandes clássicos da literatura mundial: “Sonho de uma noite de verão” e “A Ilha do Tesouro”. Com textos claros e acessíveis, o leitor tem a oportunidade de se aprofundar em obras renomadas através das adaptações de alta qualidade com os personagens de Mauricio de Sousa.

Você pode também se interessar por esses posts:

O que as crianças aprendem com a leitura

Sala de aula: como introduzir a leitura na educação infantil

Fonte: https://archive.nytimes.com/well.blogs.nytimes.com/2013/10/03/i-know-how-youre-feeling-i-read-chekhov/

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *