Sala de aula: como introduzir a leitura na educação infantil.

É através da leitura que a criança desenvolve habilidades cognitivas, aumenta seu vocabulário e estimula a criatividade e essa prática deve ser incentivada desde cedo dentro de casa. Mas como a escola pode promover ações que incentivem a leitura dentro da sala de aula, transformando a atividade em um hábito?

Sala de aula: como introduzir a leitura na educação infantil.
Imagem: criado por Freepik

Trabalhar a leitura desde a educação infantil ajuda a criança, desde cedo, a entender a importância do desenvolvimento de sua própria imaginação, percepção e ponto de vista. A partir disso, a criança passa a ter um senso crítico mais aguçado e construtivo.

A contribuição para uma leitura efetiva deve partir do docente e é fundamental que essa prática esteja inserida no plano de ensino da instituição de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.

O que é a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Leia mais em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Práticas para a formação de bons leitores

Uma proposta pedagógica para a formação dos jovens leitores é com o uso de textos corridos, com a intenção de aguçar a curiosidade para novos significados enquanto leem. Dessa forma, é muito importante que o professor saiba organizar as tarefas, para que haja o melhor aproveitamento, interação entre os alunos e circulação de informação.

O uso de textos adequados como histórias em quadrinhos, parlendas ou músicas

 que as crianças já conhecem possibilitam maior percepção do sentido da leitura a partir das imagens, figuras, ilustrações e fotos.

Conheça: https://www.lojagirassolbrasil.com.br/turma-da-monica-folclore-para-criancas

Formular perguntas durante a leitura, complementar informações e estabelecer relação com outros acontecimentos são práticas necessárias para a realização de uma leitura eficiente. Para planejar as atividades, o docente deverá contar com os diferentes níveis de compreensão e aprendizagem para cada aluno. Pensando nisso, a utilização de práticas pedagógicas precisam estar de acordo, porque a proposta pode ser corriqueira para alguns, mas extremamente desafiadora para outros.

A importância das salas de leitura

Um espaço aconchegante para que as crianças se sintam acolhidas é fundamental para incentivar esse hábito. A sala de leitura é uma área das escolas que reúne o acervo de livros e materiais de formação aos quais os alunos têm acesso, como uma biblioteca, por exemplo.

O objetivo principal da sala de leitura nas escolas é, por meio de um acolhimento humanizado, resgatar o prazer pela leitura e gerar o estímulo para a criatividade e o conhecimento.

É importante que o professor, junto à coordenação da escola, organize uma sala de leitura ou um cantinho de leitura para as crianças. O lugar precisa ser arejado, aconchegante e aberto para todos os alunos.

O papel da família em conjunto com a escola

É importante deixar claro para os pais que o trabalho feito em sala de aula deve ser estendido para o dia a dia dentro de casa. Por exemplo, quando for passar uma lição para casa, oriente os alunos e explique como a atividade pode ser feita em família. Para os pais, tudo isso deve ser passado previamente nas reuniões escolares.

Fale sobre a importância de reservar pelo menos 15 minutos da noite para ler com a criança, indique livros e proponha atividades em sala de aula sobre o assunto. Deixe claro para os responsáveis que a leitura é um importante hábito a ser desenvolvido, porque ela pode ser um ponto de partida para a formação da criança com pensamento crítico, além de ser uma forma de cuidado, carinho e atenção.

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.”

André Maurois

Fonte:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

https://www.educacao.sp.gov.br/sala-leitura

https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2021/dezembro/16/sala-de-leitura-amplia-qualidade-do-acolhimento-no-caps-infantil/

ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3. Ed. São Paulo: Ática,

1999.

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