Por que ter álbuns de fotografias do seu filho?

Com o surgimento das câmeras digitais e dos smartphones, se tornou menos comum criarmos álbuns de fotografias com os registros de momentos especiais, como aniversários, viagens, passeios ou outros eventos importantes entre família e amigos. Hoje, sem limite de cliques e com a visualização imediata do resultado, optamos pelas fotografias digitais ao invés da versão analógica. Mas, ainda que originalmente digital, o registro impresso pode ter imenso valor e significado para pais, responsáveis e, posteriormente, para as crianças também. Neste post te damos alguns motivos para começar a registrar momentos em álbuns de fotografias.

família vendo álbuns de fotografias
Fonte: Pexels/Cottonbro

Fotografias são cápsulas do tempo que nos permitem acessar memórias há muito esquecidas e reviver e celebrar bons momentos que, de outra maneira, acabaríamos não relembrando com o passar dos anos. Pensando nisso, manter essas recordações acessíveis fisicamente é a melhor maneira de garantir que, no futuro, seu filho poderá visitá-las independente de possíveis imprevistos. Além disso, temos outras tantas razões para que você registre a partir de agora toda a infância do seu filho, e importantes momentos em família, em álbuns de fotografias.

Rever fotos antigas nos deixa feliz

Lembrar com nostalgia de momentos marcantes e felizes é capaz de automaticamente melhorar o nosso humor. Observar fotos antigas, de momentos únicos ou ao redor de pessoas queridas, nos permite relembrar aqueles acontecimentos e considerar que, independentemente de como nos encontramos hoje, é possível manter o otimismo em dias melhores, como os capturados naquelas fotos.

Arquivos digitais não são realmente seus

Por não possuirmos controle dos aparelhos onde costumamos guardar fotos digitais, corremos frequentemente o risco de perder arquivos a qualquer momento. Seja por não receber mais atualizações da ferramenta – o que impossibilitaria o acesso a certos arquivos – ou por exclusão da plataforma, no caso de redes sociais e de compartilhamento, a única certeza que temos de que um registro é 100% nosso, é tornando-o físico e guardando cópias dele em álbuns de fotografias. Além disso, experiência de ver em mãos uma foto impressa não tem preço!

A tecnologia é falível e incerta

Com o avanço tecnológico, nos distanciamos cada vez mais de métodos e ferramentas antigas de registro e armazenamento de fotos. Do disquete ao CD, fomos aos poucos perdendo os equipamentos necessários para leitura destes tipos de arquivo. Mesmo no digital, formatos novos de arquivamento vão surgindo enquanto outros ficam obsoletos e podem ser danificados ou corrompidos com o tempo. Ou seja: com fotos digitais ficamos dependentes de ferramentas que podem, a qualquer momento, deixar de existir. Enquanto com fotos impressas podemos acessar nossos registros sem necessitar de nenhum artificio tecnológico.

Seu filho será grato pelos registros

Quem nunca viu em filmes ou séries a cena clichê de um personagem vendo pela primeira vez as fotos de infância de outro personagem? Imagine não poder dar ao seu filho a mesma oportunidade. Mesmo sem precisar pensar num futuro tão distante, investir hoje em álbuns de fotografias da infância da criança permite também que ela tenha ciência, enquanto vai ficando mais velha, da história dela e da família até ali. Como foram suas primeiras experiências, quais familiares estiveram sempre próximos durante seus primeiros anos, por quais lugares passou e o que viveu. Permitir essa visita ao passado, mesmo ele não sendo assim tão distante, garante que sejam construídos laços familiares cada vez mais fortes.

Temos algumas sugestões de álbuns de fotografias para os primeiros registros da criança:

Turma da Mônica Baby: O Bebê Chegou

O primeiro ano do bebê é repleto de momentos especiais que toda a família vai querer lembrar pelo resto da vida. Este livro é a maneira ideal de eternizar todos esses acontecimentos, com o charme todo especial da Turma da Mônica Baby. Tem espaço para fotos e lembranças das primeiras reações à chegada do bebê, o primeiro banho, as primeiras descobertas, os primeiros passos, a primeira papinha, o primeiro Natal, a primeira vez na praia e muito mais. Além de tudo, este é um livro personalizado. É só inserir o nome e a foto do bebê por trás da capa.

Meu Livro de Recordações do Bebê

O primeiro ano da vida de seu filho é muito especial. Registre um ano inteiro de primeiras vezes neste lindo livro de recordações. Com ilustrações delicadas pintadas à mão, cartões comemorativos para destacar e enquadrar e tradicionais canções de ninar, este livro é perfeito para preservar as maravilhas do primeiro ano em um álbum que você e seu filho poderão revisitar e relembrar pelo resto da vida.

Você não revisita suas fotos digitais

Levando em consideração os arquivos do seu celular e seu computador, com que frequência você costuma revisitar fotografias antigas da sua infância ou de muitos anos atrás? Provavelmente poucas vezes ao ano, certo? Considerando ainda que são grandes as chances de algumas dessas fotos se encontrarem em dispositivos que você já não consegue acesso com facilidade, como CDs ou cartões de memória com formato já em desuso. Fazer uma coletânea das suas memórias em álbuns de fotografias impressas permite que, com pouco esforço, você possa revisitá-las, enquanto com o material digital você pode ficar refém de equipamentos hoje já em desuso, como o leitor de discos em computadores ou os DVDs, por exemplo.

Álbuns de fotografias eternizam pessoas e momentos

Para as crianças, pode ser difícil lembrar em detalhes sobre pessoas conhecidas e momentos vividos em seus primeiros anos de idade. E sabemos que, com o tempo, perdemos entes queridos, nos mudamos de bairro, cidade ou país, deixamos de frequentar lugares que nos eram comuns, conhecemos outras pessoas, e a vida vai acontecendo. Ter registros de cada um desses momentos e pessoas nos permite manter viva a memória deles, possibilitando mostrar para as gerações futuras o quanto aquele lugar ou indivíduo trouxeram felicidade.

“A fotografia é uma maneira de sentir, de tocar, de amar. O que você capturou no filme é armazenado para sempre… [a fotografia] relembra pequenas coisas, muito depois de você já ter esquecido tudo. ”

-Aaron Siskind (fotógrafo)

Se você gostou dessa leitura, temos duas sugestões de posts que podem te incentivar a criar momentos únicos com os pequenos para registrar em um álbum de fotografias:

Como voltar a ser criança: dicas para se divertir com seu filho

Os benefícios da cozinha afetiva para pais e filhos

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *