Como voltar a ser criança: dicas para se divertir com seu filho

Dia 12 de outubro é o dia das crianças, uma data que celebra a doçura desses pequenos e incentiva o brincar! Que tal voltar a ser criança junto com os seus filhos?

Sabemos o quão fundamental é se divertir nessa fase e o poder de aprender brincando. Porém, tudo isso fica ainda melhor quando os adultos também entendem a importância de participar do universo lúdico da infância.

Como voltar a ser criança: dicas para se divertir com seu filho
Imagem: criado por Freepik

Faz bem para os pais e faz bem para os filhos. Com o dia a dia corrido, não é fácil ter um tempo para o lazer, para os sonhos, para a criatividade e a imaginação. Essa pode ser uma excelente oportunidade de aproximar gerações e construir um futuro mais saudável e feliz para os pequenos que estão em desenvolvimento e precisam de muitos estímulos.

A psicóloga Carla Alexandra Moita Minervino, professora do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamental e líder do grupo de estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria da Universidade Federal da Paraíba, afirmou em matéria para o Uol que “muita coisa acontece em uma brincadeira, que, aos olhos de um adulto, pode parecer simples. Mas o neurodesenvolvimento é apoiado nas interações; ele precisa delas para que as sinapses e a organização das redes neurais ocorram. Dessa forma, quanto mais interação, mais a criança ganha habilidades e, quanto mais habilidades ela tem, mais isso melhora as suas relações”.

Diante de tantos benefícios nas relações e descoberta de habilidades da criança, separamos algumas dicas de brincadeiras e atividades para se divertir com seu filho. Preparado para a diversão?

Construam algo juntos

Quando foi a última vez que você tirou um tempo para dar vida a uma invenção? Esse é o momento de tirar todas as ideias do papel e colocar na vida real! Faça um acampamento, construa um castelo com lençóis e travesseiros, crie um carro com caixas de papelão ou uma casinha de bonecas…

Faça todos os envolvidos participarem do projeto e ajudarem na execução. Compre materiais quando necessário ou, melhor ainda, faça o melhor com aquilo que você já tem em casa!

Brinquem de pintar

Crianças amam desenhar! Já os adultos não usam tanto o tempo livre para fazer um bom desenho, não é mesmo? Pois agora é hora de colocar a mão na massa e criar obras de arte!

Vale desenho ou pintura. Vale fazer do zero ou colorir desenhos prontos. Para os mais práticos, o caderno será sempre uma ótima opção, mas para deixar a atividade ainda mais legal, use um papel bem grande, forre paredes ou o chão e se divirta pra valer!

Assim, todos ficam felizes e nenhuma parede ou chão será riscado ou manchado no processo de se divertir com seu filho.

Criem as próprias histórias

Vamos dar asas à imaginação!

As crianças são ótimas contadoras de histórias, mas não abrem mão de assumirem os papéis de seus personagens, criarem diálogos, visualizarem lugares e participarem de grandes conflitos. Que tal embarcar nessa viagem de faz de conta e se permitir ser uma outra pessoa com uma história completamente diferente por alguns instantes?

Façam uma hora da leitura

Diferente do tópico anterior, aqui a sugestão é desbravar histórias lindas existentes nos livros. Pais e filhos podem ouvir atentamente uma história totalmente nova e cheia de elementos especiais.

Aqui, vale criar vozes para os personagens e transmitir para a criança a emoção de cada fala ou reviravolta. Se ela já estiver alfabetizada, cada um pode ler um trecho ou até assumir falas específicas de determinados personagens. Essa é uma viagem incrível e educativa para se divertir muito!

Divida suas brincadeiras de criança

Que tal reviver os momentos da infância com seu filho ensinando-o as brincadeiras da sua época?

Além de fortalecer a relação, esse gesto torna o brincar mais prazeroso e cheio de novas expectativas. Outro grande benefício é se desconectar da internet e criar o hábito de aproveitar o dia com o corpo e mente mais presentes.

Brincadeiras como “corre, cotia”, pega-pega, carrinho de rolimã e esconde-esconde são sempre divertidas, inclusivas e educativas. Outras sugestões são pular corda, pular elástico, fazer uma caça ao tesouro e até mesmo pular amarelinha!

Esteja ao lado da criança na internet

Se é praticamente impossível desplugar do mundo online, a dica mais importante de todas é  filho é navegar com ele!

É muito mais seguro acompanhar a criança brincando em tablets, computadores e celulares, mas não é só uma questão de vigiar: você pode se divertir muito também! São vários jogos online que são próprios para crianças ou até mesmo para toda a família, incentivando a associação de cores, letras, palavras e formas, trabalhando a memória e estímulos visuais. Fique conectado e participe da diversão!

Brinque de verdade

Valorize cada momento em que é possível liberar a criança que existe dentro de você. Se dê uma chance de imaginar, sorrir, sonhar e criar sem que o peso da vida adulta afaste a sua inocência e esperança. Na hora de brincar, brinque com vontade de reviver a infância e adoçar a vida! A sua vida e o momento de brincar com seu pequeno serão mais divertidos, leves e únicos. Lembranças que ficarão para sempre na memória dos dois.

“As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade”.

Mário Quintana

Fontes:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/09/28/brincar-com-outras-criancas-desenvolve-a-saude-mental-e-fisica-na-infancia.amp.htm

Furtado, Paula. Trabalhando habilidades socioemocionais com histórias. Método Paula Furtado. Barueri: Girassol, 2021.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *