O papel da escola na formação do cidadão

Enquanto sociedade, entendemos que o papel da escola é oferecer aos jovens e crianças a instrução necessária para sua formação intelectual, mas a influência desta instituição no desenvolvimento dos pequenos não termina por aí! Possibilitando o exercício de hábitos e rotinas pré-estabelecidas e o contato e interação diária com colegas e professores, a escola acaba tornando-se também responsável por trabalhar e desenvolver nos jovens e crianças outros aspectos importantes de sua formação individual.

qual o papel da escola na formação do cidadão?
Fonte: Yan Krukau/Pexels

A educação é fundamental para o desenvolvimento humano e o papel da escola nesta jornada de aprendizado é primordial. Através do ambiente escolar, as crianças têm a oportunidade de se desenvolverem em diferentes aspectos, para além das esferas acadêmica e cognitiva. Adicionalmente, a rotina escolar também acaba desenvolvendo nas crianças habilidades essenciais para que elas se tornem cidadãos responsáveis e conscientes. Falamos um pouco mais sobre estas habilidades na sequência.

Habilidades acadêmicas

A escola é o lugar onde as crianças aprendem e aprimoram habilidades acadêmicas essenciais, como leitura, escrita e matemática. Essas habilidades são a base da educação tradicional e são necessárias para o sucesso nos estudos e no mercado de trabalho. Sem elas, as crianças podem ter dificuldade em se comunicar efetivamente, entender conceitos complexos e tomar decisões informadas. O papel da escola no desenvolvimento das habilidades acadêmicas é fornecer um ensino de qualidade, pautado em metodologias atuais e relevantes para a formação de jovens e crianças.

Habilidades sociais

Além das habilidades acadêmicas, a escola também ajuda as crianças a desenvolverem habilidades sociais importantes que são necessárias para o sucesso em todas as áreas da vida. Comunicação, trabalho em equipe e liderança são apenas algumas das competências sociais que as crianças descobrem e desenvolvem na escola, e elas são essenciais para a construção de relacionamentos pessoais fortes e o sucesso em ambientes profissionais. Sem habilidades sociais, as crianças podem ter dificuldade em formar conexões significativas com os outros, o que pode levar a uma série de resultados negativos, que podem incluir os sentimentos de solidão e ansiedade.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

– Paulo Freire

Habilidades físicas

Outro importante papel da escola na formação de jovens e crianças diz respeito à promoção do desenvolvimento físico delas. As aulas de educação física são um componente vital do currículo escolar, pois ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades motoras e incentivam hábitos saudáveis. O desenvolvimento físico é essencial para a saúde e o bem-estar geral de uma criança, e as escolas influência significativa no incentivo de estilos de vida mais saudáveis.

Habilidades emocionais

A escola fornece um ambiente seguro e estruturado para as crianças explorarem suas emoções e desenvolverem sua inteligência emocional. O desenvolvimento emocional é fundamental para o bem-estar geral da criança e está intimamente ligado ao sucesso acadêmico. As escolas oferecem às crianças a oportunidade de aprender a gerenciar suas emoções, construir relacionamentos saudáveis e desenvolver uma imagem positiva de si mesmas. Sem desenvolvimento emocional, as crianças podem ter dificuldade em regular suas emoções, o que pode levar a uma série de resultados negativos, incluindo problemas comportamentais.

Habilidades cognitivas

A escola ajuda as crianças a desenvolverem suas habilidades cognitivas, como resolução de problemas e pensamento crítico. Mas o desenvolvimento dessas competências não garante apenas o sucesso acadêmico, a criança ou o jovem que as desenvolve garante também maiores chances de sucesso em outras áreas da vida, inclusive nos relacionamentos pessoais e ambientes profissionais. Sem habilidades cognitivas fortes, as crianças podem ter dificuldade em pensar criticamente, tomar decisões informadas e resolver problemas complexos.

Visão de mundo

O papel da escola na formação da visão cultural de jovens e crianças é importantíssimo e muito pouco apreciado. Através do currículo escolar, os alunos têm contato com conteúdos que abrangem a história, a literatura, a arte e a cultura de diversos povos, o que pode contribuir para a ampliação do conhecimento e do entendimento sobre as diferentes formas de vida, costumes, valores e tradições. A escola também cumpre uma importante missão na construção de uma visão cultural mais crítica e reflexiva, ao incentivar os alunos a questionar estereótipos e preconceitos e a desenvolver uma postura mais aberta e respeitosa em relação a outras culturas.

Uma educação de qualidade é essencial para o sucesso das crianças na vida, e a escola é a instituição mais importante na promoção dessa educação.

Se você desejar estimular ainda mais o desenvolvimento destas habilidades em casa, temos algumas sugestões de leitura para você!

Para desenvolver as habilidades emocionais e sociais

Turma da Mônica: Bem-me-quer – Junto e Misturado
Em Junto e Misturado, você vai acompanhar a viagem de formatura da Turminha mais amada do Brasil! No sítio, a garotada estava muito animada para visitar o curral e o galinheiro, mas a cadeira de rodas do Luca atolou na lama. Depois, começaram a ensaiar para o jogral, mas Eric tinha muita dificuldade e vergonha de ler em voz alta. Diante dos obstáculos, como é que a Milena, o Cascão e todos os outros vão se sair? Neste livro, por meio do exercício da empatia e com muita sensibilidade, a Turma da Mônica mostra que é possível entender e conviver com as diferenças desde criança. Uma história divertida e inclusiva, para rir e se emocionar.

Para desenvolver as habilidades sociais e físicas

501 Atividades Para Crianças Longe da TV, do Tablet e do Smartphone
Se em casa as crianças estão usando mais o controle remoto ou o teclado do que a imaginação, aqui vão 501 maneiras divertidas, criativas e educativas de mantê-las entretidas em qualquer hora do dia ou época do ano. Esta maravilhosa seleção de atividades acessíveis e de fácil compreensão vai desgrudar as crianças da TV e dos jogos eletrônicos e ajudá-las a desenvolver suas habilidades físicas e mentais, aprimorar a comunicação, o conhecimento e as habilidades motoras. Além de exercitar a mente e o corpo, os materiais podem ser facilmente encontrados e não vão pesar no bolso! Com orientações simples de entender e fáceis de executar, é também uma importante ferramenta para pais e educadores.

Para desenvolver a visão de mundo

Juntos Somos Mais Fortes
E se juntos pudéssemos fazer do mundo um lugar melhor? O que você acha que aconteceria? Todos nós podemos encontrar maneiras de fazer trocas, participar, compartilhar e amar uns aos outros. Há mais maneiras de fazer parte de uma comunidade do que você pode imaginar. Como você trabalha em equipe?


Se gostou desta leitura, sugerimos mais dois posts que podem ser do seu interesse!

Novo Ensino Médio: você sabe o que vai mudar e como funcionarão as novas escolhas de disciplinas?

Sala de aula: como introduzir a leitura na educação infantil

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *