Ler para bebês: 4 motivos para você começar

Uma das melhores maneiras de criar laços entre pais e filhos é o momento de leitura compartilhada. Mas você sabia que quanto mais cedo este hábito é criado, melhor? Isso porque ler para bebês é uma das melhores maneiras de desbloquear neles o necessário para o desenvolvimento da linguagem, além de outras habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Neste post, abordaremos quatro razões pelas quais é especialmente importante ler para bebês a partir dos primeiros meses de vida.

motivos para ler para bebês
Fonte: Unsplash/Nappy

Apesar de não terem ainda habilidades suficientes para segurarem um livro ou se comunicarem com os pais ou responsáveis, os bebês que participam de momentos de leitura são ricamente influenciados pela construção deste hábito. Estabelecer uma rotina regular de leitura com os pequenos desde os primeiros meses de vida influencia no desenvolvimento deles e colabora para uma infância mais feliz e saudável. Na sequência explicamos como!

Desenvolvimento da linguagem

Durante os primeiros anos de vida, o cérebro de uma criança passa por um processo acelerado de desenvolvimento, e a leitura é uma excelente maneira de estimular essa atividade cerebral e ajudar a criança a compreender a linguagem. Ler para bebês os ensina a entender e reproduzir os sons, que por sua vez formam as palavras, que juntas transmitem mensagens. Ao ouvir os pais ou responsáveis lendo para eles e mostrando as figuras dos livros, os bebês passam a associar palavras com objetos e a compreender que elas têm significado. A leitura compartilhada também permite que a criança conheça e se acostume com as diferentes entonações e ritmos da fala.

Desenvolvimento cognitivo

A leitura provoca a ativação de diversas áreas cerebrais, o que ajuda a fortalecer o cérebro das crianças e a prepará-las para o aprendizado ao longo da vida. Para além do desenvolvimento da linguagem, ler para bebês permite estimular neles uma série de outras habilidades cognitivas:

Desenvolvimento da memória: A leitura repetitiva de histórias ajuda a fortalecer a memória dos pequenos, pois eles aprendem a lembrar dos personagens, dos enredos e dos detalhes das histórias.

Desenvolvimento da atenção: Por ser uma atividade que requer concentração e foco, a leitura ajuda a desenvolver a habilidade de atenção das crianças. Além disso, livros com artifícios como texturas, barulhos e abas, além de enredos interessantes e envolventes, ajudam a prender a atenção dos bebês por mais tempo.

Desenvolvimento da criatividade e imaginação: Ao ler, os pequenos acabam sendo expostos a diferentes mundos, cenários e personagens que eles nunca tiveram contato antes, o que ajuda a estimular neles a imaginação — para dar vida àquelas narrativas — e a criatividade.

Desenvolvimento da inteligência emocional: A leitura de histórias ajuda a desenvolver a inteligência emocional das crianças, pois elas aprendem sobre diferentes emoções e sentimentos por meio dos personagens e das situações retratadas nas histórias.

Conexão emocional

Quando os pais ou responsáveis leem para seus bebês, eles estão criando um ambiente de afeto e segurança para eles, fortalecendo o vínculo afetivo e sua conexão emocional. Ler para bebês é uma atividade que envolve a proximidade e o contato físico com a criança, isso ajuda ela a se sentir segura e protegida e a entender que seus responsáveis se preocupam com ela. Além disso, a leitura em voz alta permite que a criança ouça a voz do locutor e se habitue com ela o suficiente para reconhecê-la entre tantas outras. A leitura também ajuda a criar um momento de tranquilidade e relaxamento para o bebê, podendo ser uma atividade prazerosa para ele, que além de tudo ajuda a acalmá-lo e prepará-lo para o sono.

Aprendizado de cores, números e letras

Ler para bebês pode ser muito benéfico para o desenvolvimento inicial da linguagem e do entendimento do alfabeto. Mesmo que os bebês ainda não possam ler, a exposição a livros com letras e palavras pode ajudá-los a reconhecer e diferenciar formas e a compreender que as letras são símbolos que representam sons da fala. É um primeiro passo para o desenvolvimento da alfabetização e da leitura.
Os livros infantis, especialmente aqueles com ilustrações coloridas e formas diversas, também auxiliam no desenvolvimento da percepção visual dos pequenos. Ao entrar em contato com diferentes cores, as crianças aprendem a identificá-las e diferenciá-las, o que é essencial para o aprendizado de outras disciplinas. Da mesma forma, a exposição a diferentes formas e texturas ajuda no desenvolvimento da percepção tátil e espacial.

Sugerimos na sequência algumas leituras interessantes para bebês de 0 a 2 anos de idade:

Cores de Animais – Coleção Fofura
Com ilustrações vibrantes e dedoche, este lindo livro é a introdução perfeita para que os pequenos aprendam sobre cores e animais. Siga o pequeno tigre e seus amigos na selva balançando a cabeça e dando tchau! Um livro divertido para crianças pequenas com dedoche fofinho. Permite que o pequeno leitor associe os desenhos aos nomes dos animais e das cores. Vem também com um menu em abas para que os dedinhos possam ir direto para as páginas escolhidas. Um jeito interativo de estimular a linguagem e o tato.

O Que Faz Zum? – Coleção Descobrir
As crianças vão adorar usar o menu em abas deste livro interativo como guias para percorrer a obra e descobrir qual veículo faz Zum! As abas são perfeitas para as mãos dos pequenos explorarem o livro. O texto doce e rimado e as adoráveis ilustrações envolverão os pequenos enquanto leem e acompanham cada página.

Onde Estão? Na Fazenda
Você pode ajudar a encontrar os animais? Os pequenos vão adorar grasnar com os patinhos, relinchar com os cavalos e roncar com o porquinho! Com alças, os pequenos podem carregar este incrível livro para todos os lugares!

Bi Bi Banho – Formas
Um livro fofinho para as crianças aprenderem as formas e se divertirem na hora do banho! Com abas e uma buzina de som divertida! Perfeito para os bebês!

A leitura para bebês contribui para que as crianças se tornem adultos com habilidades de comunicação mais desenvolvidas, além de estimular o gosto pela leitura, o que pode ser muito benéfico para o aprendizado ao longo da vida!


Se você gostou deste post, pode também se interessar por:
Primeiro contato com a língua: como surgem as palavras?
Processo de alfabetização: 10 livros que te ajudarão durante esse momento

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *