Livros interativos e o estímulo dos sentidos

Aparelhos celulares, videogames, computadores… os pequenos vivem cercados de tecnologia e muita informação. Atualmente, com as aulas on-line, até mesmo o momento de estudar parece estar atrelado aos meios tecnológicos. Como despertar o interesse das crianças pela leitura em um mundo que parece oferecer cada vez mais estímulos virtuais?

Antes de mais nada, é importante lembrar que o universo dos livros é muito amplo e cheio de possibilidades e desdobramentos. Existem obras com os mais variados modelos e finalidades, inclusive aqueles com estímulos sensoriais, que despertam os sentidos e a coordenação motora dos pequenos.

Livros interativos e o estímulo dos sentidos
Imagem: criado por Freepik

Livros interativos – uma nova forma de se desenvolver

Os livros interativos têm o poder de transportar os jovens leitores para dentro das páginas. Com recursos que, muitas vezes, permitem interações reais e dinâmicas, essas obras são complementadas com ferramentas sonoras, interações com personagens, páginas texturizadas, elementos lúdicos agregados e até extensões on-line (quem disse que a tecnologia não pode ser uma aliada, não é mesmo?).

Maria Montessori – primeira mulher a se formar em medicina na Itália e grande nome quando falamos em educação infantil – afirmava que todo o conhecimento se inicia pelas mãos e, com o desenvolvimento do tato, a criança passa a interpretar o mundo no qual está inserida (já observou como os bebês amam tocar os objetos para só depois reconhecê-los?).

Ainda segundo o método montessoriano, materiais e ambientes interativos têm o poder de desenvolver a criatividade, a autonomia e a disciplina. Desse modo, os livros interativos – às vezes também chamados de sensoriais – ajudam as crianças a aprimorarem habilidades exigidas no seu cotidiano, como a memória, a atenção e o raciocínio lógico. Por exemplo, por meio deles, é possível mergulhar no mundo das cores, dos números, das letras e até dos sinais de trânsito, além de instigar a curiosidade e habilidades motoras.

E para os mais crescidos?

Os livros acompanhados de elementos lúdicos de montar contam com mais um benefício: um momento de interação da criança com os pais e/ou educadores. O livro “A Ciência do Pinball” é um exemplo de estímulo à criatividade e ao desenvolvimento infantil, pois conta com experimentos – que podem ser feitos em casa –, durante aulas de ciências e, de quebra, permite aos leitores montar sua própria máquina de pinball.

Além disso, as atividades que associam o ato de ler a brincadeiras fazem com que os primeiros contatos dos pequenos com o universo das palavras sejam agradáveis e divertidos, despertando seu imaginário e, consequentemente, o gosto pela leitura.

Alguns dos benefícios dos livros interativos

Os benefícios dos livros interativos são diversos, mas apresentamos a seguir alguns deles:

  • Encorajam a autonomia, pois com eles a criança pode aprender tarefas importantes da sua rotina, como escovar os dentes;
  • Estimulam a coordenação motora, uma vez que a manipulação dos objetos melhora o desempenho em atividades que exigem precisão;
  • Ampliam o vocabulário, já que trazem histórias com apelo visual e em diferentes cenários, facilitando associações;
  • Melhoram a concentração, afinal, a montagem de cada atividade exige dos pequenos bastante cuidado e atenção;
  • Já falamos aqui, mas não custa ressaltar: os livros interativos são uma ótima alternativa para evitar o uso excessivo do celular e do computador.

O hábito de ler é o maior presente e a melhor herança que podemos oferecer a uma criança. Os livros estimulam os sentidos, despertam diferentes sensações, estimulam o aprendizado e incitam o imaginário. Juntas, a leitura e a brincadeira despertam a construção de novos conhecimentos e ainda favorecem o desenvolvimento motor, social e cognitivo dos pequeninos.

Boa leitura!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *