Por que livros de mistério auxiliam o aprendizado infantil?

Os livros de mistério estão entre os gêneros da literatura mais apreciados mundialmente. Dos clássicos de Agatha Christie e Edgar Allan Poe, às histórias de autores contemporâneos, vemos com frequência as tramas enigmáticas ganharem a admiração do público leitor, inclusive chegando a receber adaptações para o cinema ou para a televisão. Mas você sabia que livros de mistério podem incentivar o aprendizado das crianças? Te explicamos na sequência!

Criança lendo livros de mistério
Fonte: Kampus Production/Pexels

Uma boa história de mistério, cheia de detalhes e reviravoltas, é capaz de cativar e entreter até o leitor mais desinteressado em livros. Desvendar crimes e revelar segredos não apenas prende a atenção da criança – que passa a encarar a leitura como um deleite e não como uma obrigação – assim como também colabora em inúmeros aspectos com o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Mistérios estimulam a concentração

Por serem naturalmente mais curiosas, crianças costumam querer desvendar mistérios com muito mais afinco que os adultos, por esse motivo, ler livros repletos de charadas ou com crimes e enigmas não resolvidos costuma mantê-las imersas na leitura por horas! O que é ótimo para desenvolver suas habilidades de concentração e foco.

Mistérios incentivam a atenção aos detalhes

Livros de mistério são repletos de detalhes que, no decorrer da história, podem ser pistas importantes para a resolução da trama. Por isso, a criança que lê livros do gênero e se situa na história como leitor-detetive costuma desenvolver maior atenção aos detalhes – de objetos estranhos e personagens suspeitos à pequenos incidentes e narrativas confusas. Essa habilidade, por fim, acaba se estendendo ao cotidiano da criança, não se limitando apenas aos momentos de leitura. Para o leitor de mistério, nada passa despercebido!

Mistérios encorajam o pensamento crítico

A leitura de livros de mistério incentiva frequentemente questionamentos como: Quem? Quando? Por quê? E a constante busca pelas respostas destes questionamentos estimula o desenvolvimento do pensamento crítico das crianças.

Como, na maioria das vezes, as histórias de mistério trazem uma premissa de causa e efeito, os jovens leitores habituados com este gênero literário passam a se atentar com facilidade aos detalhes da trama que talvez passassem despercebidos por leitores não “treinados”. Este tipo de reconhecimento e clareza durante a leitura é um benefício do pensamento crítico afiado, que pode ser atribuído ao consumo de livros do gênero – e se estende também às situações do cotidiano.

Mistérios melhoram o desenvolvimento de narrativas

A habilidade de storytelling, muito requisitada e apreciada no universo acadêmico e profissional, pode ser desenvolvida desde a infância com a ajuda dos livros de mistério! Como uma “receita de bolo”, as histórias de mistério costumam ter uma estrutura bastante sólida e uma sequência de acontecimentos fácil de reconhecer e replicar: identificação de um problema, procura por possíveis culpados, sequência de pistas, descoberta do responsável e qual sua motivação. Com isso, a criança que lê livros do gênero consegue não apenas identificar com maior naturalidade a série de eventos descritos, como reproduzi-los também à sua maneira em uma narrativa original.

Mistérios induzem o poder de dedução

Este tipo de narrativa, que aguça a imaginação e exercita o raciocínio, incentiva também o poder de dedução das crianças! Em se tratando de um tipo de história que às vezes não é linear, toda e qualquer possibilidade deve ser cogitada – o que incentiva que os pequenos deduzam o desenrolar da história com base nas informações que eles possuem. Isso é o que faz a leitura de livros de mistério tão interativa e interessantes para eles!

“A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e toda arte.”

Albert Einstein

Sugestões de livros de mistério para jovens e crianças

Turma da Mônica: Medo Assim Eu Nunca Senti – 6 a 8 anos
Nada como um bom mistério para prender a nossa atenção, não é mesmo? Nesta história, Seu Xavecão leva a criançada a um inesperado destino: um cemitério, onde tem início uma série de eventos inexplicáveis. O que um barulho muito estranho, uma pedrinha vermelha e um corvo têm em comum? Será que tudo isso é real? Descubra como a Turminha do Limoeiro vai enfrentar o medo para sair dessa – sem nunca perder o bom humor que tanto gostamos!

Roubo no Casarão – 9 a 10 anos
Poderiam três crianças resolver mistérios que nem a polícia consegue desvendar? Pedro, Mariana e Artur estão procurando por um violino valioso que foi roubado da casa mais impressionante de sua pequena cidade. Quem poderia saber que o instrumento era tão raro? Quem poderia ter entrado na mansão? Caçadores de Mistérios é uma série de livros que mostra que você não precisa ser grande para fazer a diferença!

O Mistério do Hotel – 9 a 10 anos
Marco e Maia são jovens detetives que trabalham desvendando os casos misteriosos da pequena cidade de Valleby. Desta vez eles precisam descobrir porque Ribston, o cachorro sensível e caríssimo da importante família Akero, desapareceu durante a ceia de Natal no hotel. Marco e Maia percebem que todos os funcionários estavam fazendo algo estranho naquela noite. Afinal, por que alguém desapareceria com um cachorro? Essa intrigante história de mistério apresenta pistas e deduções lógicas que ajudam o leitor a solucionar o crime junto com os personagens.

Enigma em Barcelona – 11 a 13 anos
Ângela ganhou uma bolsa de estudos e passará um ano estudando Arte em Barcelona. Justo agora que começava a sair com Bruno! Ao descobrir a Espanha, a garota descobre a si mesma, e descobre-se atraída por Augusto — mas ainda tem Bruno e tudo se complica. Transcendendo as páginas, descrições cuidadosas mergulham o leitor nas ruas espanholas. E a trama fervilha ao surgir um mistério: o roubo de uma obra de Picasso, um desenho que Ângela copiara inúmeras vezes em seus passeios.

Se você gostou deste post, pode se interessar também por este conteúdo:

7 benefícios da leitura de clássicos na infância

Como a leitura desperta a criatividade infantil?

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *