Como a leitura desperta a criatividade infantil?

A criatividade infantil pode ser despertada através de um bom livro, que servirá como chave para um mundo de boas ideias!

Quando falamos em criatividade infantil, existe uma relação direta com o hábito de ouvir e ler histórias. Mas diferentemente dos adultos, essa relação é muito mais forte na primeira fase da vida: a leitura é, sim, um excelente caminho para aprender coisas novas, gerar inspiração e dar vida à imaginação.

Como a leitura desperta a criatividade infantil?
Imagem: criado por Freepik

Uma publicação do Creativity Research Journal apresentou um estudo que aponta que, ao ler um livro de ficção, as pessoas conseguem ter novas perspectivas e ver novas possibilidades sobre algo que é aplicável também na realidade. Isso demonstra que ler é um caminho para ampliar horizontes e adquirir conhecimento sobre diversas pautas.

Nesse artigo, vamos explorar mais a fundo os benefícios da criatividade, bem como a importância e os estímulos criativos da leitura e veremos como ela estimula o processo criativo. Vamos lá?

Benefícios em estimular a criatividade infantil

Se você pensa que despertar a criatividade infantil é fugir da realidade, vamos te contar como isso traz vários pontos positivos para um crescimento saudável em âmbitos concretos.

As crianças estão fortemente conectadas aos processos criativos, pois  com eles é possível reinventar, se adaptar, ser mais resiliente e encontrar soluções para problemas de forma mais rápida e assertiva.

Na infância, essas habilidades são muito importantes para que a criança se desenvolva de forma saudável. Além disso, na vida adulta surge uma série de obstáculos que também pedem uma dose de criatividade.

O mercado de trabalho está sempre se transformando e criando, principalmente com as novidades tecnológicas, as tendências e o aparecimento de novas profissões. Mas no meio de tanta informação, parece cada vez mais difícil encontrar boas ideias, e é estimulando a criatividade que elas aparecem.

Portanto, é com uma mente fértil, que chegamos a um bem-estar maior. Em um estudo do The Journal of Positive Psychology, que coletou informações de 600 participantes sobre o tempo que eles dedicavam a atividades criativas, os especialistas chegaram à conclusão que o empenho nessas atividades aumenta o bem-estar no dia seguinte.

Por isso, crianças que criam aprimoram o humor e as emoções seguem se tornando ainda mais inventivas.

Importância da leitura na infância

A leitura traz benefícios em qualquer idade, porém é na infância que ler se torna ainda mais importante. Portanto, é especialmente nessa fase que a criança começa a se entender enquanto ser humano, bem como as outras pessoas e o espaço ao seu redor.

Seja nos primeiros anos, com a contação de histórias, ou já mais velhos, com a fala e escrita desenvolvidas, ter o contato com os textos e com a criatividade de bons escritores infantis ajuda a aprender mais sobre o mundo, sobre valores, e apresenta, por um viés lúdico, temas reais do nosso cotidiano.

As histórias ajudam a criança a descobrir o que ela está sentindo e como ela pode lidar com os sentimentos de raiva, agressividade e ansiedade. Ler também ajuda com a atenção, concentração e foco, já que existe um comprometimento de acompanhar a história até o final. Na prática, essa concentração pode amenizar a dispersão da criança, melhorando a relação dela com outros amiguinhos e com as próprias atividades escolares.

Portanto, a criatividade é um ponto fundamental para a leitura na infância. Abrir um livro e ler uma história desperta a imaginação e contribui para mais uma série de benefícios nessa idade.

Como a leitura desperta a criatividade infantil?

Livros infantis trazem leveza, diversão, brincadeiras e personagens lúdicos. Essa mistura incentiva a imaginação no mundo da criança que vê, na leitura, um meio de se identificar e também sonhar!

Quem nunca leu uma boa história e se imaginou no lugar do personagem ou recriou uma cena nos seus próprios pensamentos?! Nós não só conseguimos ter uma visão exclusiva do que está sendo contado, mas também nos emocionamos verdadeiramente no processo.

Você já saiu de uma leitura inspirado(a)? Para a jornada dos mais novos, o livro se torna uma inspiração para tirar grandes lições e também para fazer novas descobertas.

Conteúdos interativos conseguem colocar os pequenos ainda mais em ação, pintando, escrevendo, jogando e até fazendo as próprias histórias. O livro Na Fazenda – Sorriso no Rosto é um exemplo de livro criativo descomplicado que transforma o rosto dos animais em máscaras. Os mais novos podem liberar a imaginação e imitar os sons dos bichinhos.

A leitura traz um oceano de possibilidades, e não há como não se sentir mais motivado(a) a criar!

Todos nós precisamos de sonhos!

Seja na infância ou na vida adulta, precisamos sonhar mais e transformar ideias em realidade. Mas em tempos em que a vida é corrida e as informações chegam por toda a parte, fica o maior aprendizado vindo das crianças: é preciso ser mais inventivo(a), curioso(a) e sonhador(a).

“O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as

possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?”

Albert Einstein.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *