O uso de jogos na alfabetização: saiba os benefícios dessa prática para as crianças

É natural que o processo de alfabetização aconteça de forma diferente para cada criança. Mas e aprender brincando? Será que é um método efetivo?

Os estímulos lúdicos são primordiais nesses primeiros anos de vida, pois aproximam os mais jovens de ensinamentos reais. O reconhecimento de sons e rimas aumenta a consciência fonológica da criança.

O uso de jogos na alfabetização: saiba os benefícios dessa prática para as crianças
Imagem: criado por Freepik

Para que esse reconhecimento de palavras, frases e termos seja um processo natural, as brincadeiras, atividades e jogos durante a fase de alfabetização são a porta de entrada ideal para a nossa língua portuguesa.

De acordo com Lev Vygotsky, pensador e psicólogo importante para o estudo do desenvolvimento intelectual das crianças, “ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade”.

Ele também aponta que as crianças possuem seus próprios mecanismos de aprendizagem, explorando ambientes e interagindo com eles. Na idade escolar, a brincadeira assume um papel específico no processo de desenvolvimento que não deve ser ignorado: “as necessidades das crianças e os incentivos não devem ser ignorados porque eles são eficazes para colocá-los em ação fazendo-nos entender seus avanços de estágios de um desenvolvimento a outro” – afirma Vygotsky.

Benefícios dos jogos na alfabetização

Oferecer jogos voltados para a alfabetização das crianças contribui para a melhora de várias habilidades que vão além do aumento do vocabulário e repetição de sons. É nessa etapa que os mais novos entendem a importância de conhecer a língua portuguesa e aprender sobre a leitura e a escrita.

Com o uso das brincadeiras, fica mais fácil embarcar nessa jornada de conhecimento com mais leveza e autoconfiança. Descobertas importantes, como se frustrar ou errar alguma atividade, também são fundamentais para um crescimento saudável.

Audição e visão ficam mais apuradas, já que estão sendo sempre estimuladas durante os jogos. O raciocínio também é bastante trabalhado nesta etapa, já que os pequenos estão treinando e desenvolvendo competências.

Não podemos esquecer da socialização: ao usar jogos na alfabetização em sala de aula  isso acaba aproximando os coleguinhas de classe. É uma maneira de criar conexões, colocar ensinamentos em prática e compartilhar experiências em grupo!

Tipo de brincadeiras e jogos na alfabetização

Existe uma série de jogos na alfabetização que vão dos mais simples aos mais tecnológicos e complexos.

Através de um computador, tablet ou celular, é comum encontrar jogos virtuais que contribuem para a leitura e escrita. Existem muitos sites e aplicativos atualmente com jogos que ajudam a relacionar palavras, fonemas, sons e imagens.

Outras atividades simples, como a contação de histórias e as rodas de música, também ajudam – e muito! O ato de ouvir e reproduzir vocábulos novos aumenta o vocabulário e coloca-o em prática.

E quem nunca brincou de caça-palavras?! Vários jogos clássicos trabalham diretamente com as letras. Veja outros exemplos:

  • Palavras cruzadas: para crianças mais velhas, esse é um jogo que explora a associação de termos e seus significados;
  • Stop: muito divertido e requer agilidade de pensamento e associações. Dentro de um curto espaço de tempo, as crianças precisam pensar em palavras com uma determinada letra para temas diversos, como cidade, fruta e animal;
  • Jogo da memória: combinam palavras com suas respectivas imagens e exercitam, é claro, a memória;
  • Quebra-cabeça: além do tradicional quebra-cabeça, existem jogos que, ao invés de imagens, montam palavras e frases.

Livros como o Meu Primeiro Livro de Palavras Cruzadas trazem um contato inicial com esse estilo de atividades que aprimoram o raciocínio, desenvolvem interpretações e ajudam na assimilação de significados.

Para os mais novos, uma boa sugestão é fazer atividades mais lúdicas com jogos que ensinam mais sobre o alfabeto através de histórias, personagens e brincadeiras.

Uma ótima sugestão é o livro Era uma vez… Aprendendo Português! Ele faz uso dos clássicos dos contos de fadas para apresentar as sonoridades das letras, além de trazer atividades ideais para serem feitas junto com os pequenos.

Hora de brincar e descobrir!

Não há nada melhor do que aprender se divertindo! Por isso, as crianças precisam ter contato com jogos na alfabetização para que criatividade, lógica e raciocínio sejam aprimorados de acordo com a maneira que a criança processa as informações: fazendo descobertas, se aventurando, sendo curiosa e inventiva.

Brincar é a forma mais sublime de descobrir.

Albert Einstein

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *