Ensinar a criança a ler: veja dicas para iniciar esse processo de aprendizagem

Ensinar a criança a ler é fundamental para o desenvolvimento infantil, mas é um processo que merece muita atenção e cautela.

Cada criança tem seu tempo de aprendizagem e elas são mais suscetíveis a absorverem as informações de suas próprias maneiras. No entanto, é importante incentivar e ensinar crianças a ler, tanto em casa quanto na escola, sempre com naturalidade e leveza.

Como ensinar crianças a ler: veja dicas para iniciar esse processo de aprendizagem
Imagem: criado por Freepik

De acordo com Rochele Fonseca, professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, “A influência ou modelagem oportunizada pelos pais ou avós é fundamental para que os hábitos de leitura e de escrita sejam experimentados, adquiridos e depois enraizados nas crianças. O livro deve ser introduzido com os demais brinquedos como mais um objeto de prazer e de exploração do mundo, sendo assim emparelhado com todas as possibilidades de se divertir e de conhecer o mundo”. De fato, o incentivo à leitura através das gerações é um dos principais estímulos das crianças.

Para participar ativamente desse momento de alfabetização, existem alguns caminhos que exploram desde ensinamentos mais objetivos até brincadeiras. Separamos algumas dicas ao longo deste artigo!

Leia histórias

Geralmente, a partir dos 3 anos, as crianças já podem começar o processo de conhecer as letras. Antes mesmo que a própria criança consiga desenvolver habilidades para a leitura, não deixe de ler histórias. Além de ser uma ótima oportunidade de ensinar novas palavras e sons, os pequenos já podem observar palavras nos livros e entender como as pessoas fazem a leitura (da esquerda para a direita e de cima para baixo, no ocidente).

Essa noção é a base para que, em breve, seja possível colocar o conhecimento adquirido em prática dentro e fora da escolinha.

Então não pense que a contação de histórias não faz parte do desenvolvimento da leitura, pelo contrário: motiva e fornece o primeiro contato com esse universo. Porém, não deixe o livro de lado; leia junto da criança para que ela também tenha o contato com o que está escrito.

Ensine o alfabeto

Você provavelmente se lembra do alfabeto exposto na parede da escolinha, não é mesmo? Pois saiba que não é à toa que ele é ensinado primeiro.

São as letras que dão sentido às palavras, é claro. Então, para que seja mais didático, os mais novos são ensinados a compreender o som e a escrita de cada uma, para depois formar sílabas, palavras, frases, parágrafos e textos.

Comece apresentando as vogais e inserindo de forma natural também dentro do cotidiano. Depois, vá introduzindo as consoantes, trabalhando as imagens e os sons de cada letra.

Faça o processo ser divertido

Por mais que ensinar crianças a ler seja um processo necessário, ele não pode ser entediante ou cheio de regras. Trabalhe mais o universo lúdico da criança, introduza brincadeiras, crie músicas com o alfabeto, sílabas, palavras e faça com que tudo seja mais natural.

Alguns brinquedos já trazem a temática do alfabeto ou fazem associação de nomes a animais ou objetos. É brincando assim que os pequenos vão absorvendo conhecimento e é natural que, em um primeiro momento, o aprendizado não seja visto na prática, pois isso será, aos poucos, visto no dia a dia da criança em brincadeiras, atividades e ações do cotidiano.

Ofereça livros lúdicos e interativos

Os livros interativos têm esse poder de ensinar crianças a ler com muita diversão. Isso porque a leitura vem geralmente acompanhada de atividades, jogos e muitas imagens!

Livros mais lúdicos que exploram o alfabeto e conhecimentos gerais através de imagens e histórias mais simples também são ótimos para apresentar esse universo com mais facilidade. O livro Jacaré Janta Jaca apresenta, com 3 palavras, frases simples e divertidas que contam sobre diferentes assuntos, como frutas, vegetais, animais, meios de transporte, música, valores, conceitos éticos e muito mais!

A leitura é também um universo de possibilidades

Ensinar crianças a ler é também dar oportunidades e conhecimento para que elas se insiram no mundo ao redor dela e possam trabalhar a favor dele. Vamos dar asa à imaginação, contar boas histórias e fazer com que outras gerações tenham as mesmas chances de desbravar o universo da leitura!

“Leitura, antes de mais nada, é estímulo, é exemplo”.

– Ruth Rocha

Fonte:

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *