Imaginário infantil: como desenvolvê-lo

De caixas de papelão que viram fortes até pelúcias que viram filhos, o imaginário infantil é uma ferramenta de criar ilimitada! Mas você sabia que a criança que tem a imaginação incentivada não apenas costuma ser mais criativa e comunicativa, mas também lida melhor com situações imprevisíveis e que necessitam de uma resposta rápida? Além dessas, existem várias outras vantagens no incentivo da imaginação na infância! Na sequência, explicamos mais sobre elas.

pais incentivando o imaginário infantil
Fonte: Karolina Garabowska/Pexels

Ao falarmos sobre o papel de pais, responsáveis e professores no incentivo ao imaginário infantil, é importante compreender que esta é uma habilidade que não pode ser efetivamente ensinada. O papel do adulto, neste caso, está mais ligado a criar um ambiente fértil e receptivo onde a criança se sinta confortável para brincar, criar e fazer de conta, permitindo que a imaginação tenha espaço para desabrochar.

A importância do faz de conta

Incentivar o faz de conta é a principal e melhor maneira de estimular o imaginário infantil. Seja sozinha ou acompanhada, a criança que brinca inventando cenários e situações tem maior tendência a:

  • Se tornar uma pessoa criativa
    Isso porque a brincadeira permite que ela explore cenários e circunstâncias às quais ela ainda não tem acesso.
  • Se integrar melhor socialmente
    Ao ensaiar interações sociais na brincadeira, a criança se sente mais confortável para fazer o mesmo em situações reais.
  • Resolver problemas com facilidade
    É comum que, ao brincar de faz de conta em grupo, a criança tenha suas decisões questionadas com frequência. Isso faz com que ela desenvolva sua habilidade de resolução de problemas e conflitos de interesse.

É essencial também que pais e responsáveis participem, sempre que possível, deste tipo de brincadeira. Esse é o momento ideal para observar a criança e como ela escolhe se comportar e lidar com possíveis dilemas. Isso permite que intervenções sejam feitas e que a criança possa ser orientada, de maneira sutil e acessível, a seguir valores e princípios que os responsáveis acharem importantes.

“O brincar é a mais elevada forma de pesquisa.”

– Albert Einstein

Dicas para incentivar o faz de conta

  • Convide amigos para brincar com a criança
    Ou separe um tempo para brincar com ela. Ao ter companhia, a criança acaba optando, na maior parte das vezes, por brincadeiras que requerem interação e maior uso da imaginação, deixando por exemplo atividades como colorir ou montar para outro momento em que ela esteja desacompanhada.
  • Ofereça brinquedos, objetos e acessórios diferentes
    Quando a criança tem acesso a diferentes tipos de utensílios para a brincadeira, a atividade se torna muito mais legal! Além disso, eles são essenciais para o faz de conta. Imagine brincar de cozinhar sem pelo menos uma panela e uma colher? Ou então brincar de escolinha sem giz e lousa? Os acessórios são parte fundamental da diversão.
  • Transforme tarefas do dia a dia em brincadeira
    Uma maneira de incentivar a criança a brincar de diferentes coisas e explorar as possibilidades do ambiente é convidá-la a brincar de espelhar situações. Enquanto você penteia o cabelo da criança, que tal sugerir que ela faça o mesmo com uma boneca? Ou então, enquanto você cozinha, que tal incentivá-la a também “cozinhar” um prato bem gostoso com seus utensílios de brinquedo? Essa é também uma forma bastante inteligente de, com o tempo, ir ensinando tarefas cotidianas aos pequenos!

Formas de nutrir a imaginação

Além de incentivar o faz de conta, pais, responsáveis e professores podem ainda tomar outras pequenas atitudes que, combinadas, auxiliam no desenvolvimento do imaginário infantil de maneira saudável. Entre elas:

Motivar a criança a fazer suas próprias escolhas. Uma das melhores maneiras de estimular a imaginação é permitir que a criança tenha, dentro do possível, a liberdade de brincar e aprender da maneira que for conveniente para ela. Tentar guiar o tempo inteiro as escolhas da criança pode desmotivá-la de cultivar os próprios interesses e habilidades, por exemplo.

Permitir que a criança sinta tédio. Sim, você leu corretamente! Oferecer fontes de entretenimento para os pequenos a todo tempo pode acabar desestimulando a imaginação. Nada motiva mais uma criança a tentar algo novo do que ter absolutamente nada para fazer. Por isso, é importante que o uso de telas não seja um escape para todos os momentos em que a criança não tiver companhia para brincar. Permita que ela encontre distração por conta própria.

Tornar a criatividade acessível. É importante que a criança tenha acesso a objetos e materiais que facilitem o desenvolvimento da criatividade. Busque ter uma seleção variada de itens de papelaria para criança usar sempre que tiver interesse, tentando fugir do óbvio. Apesar de desenhar e colorir ser muito benéfico para o desenvolvimento das crianças (como explicamos aqui LINK), é importante contar com materiais que desafiem a imaginação delas, como massinha de modelar, papéis de texturas diferentes, lantejoulas, embalagens vazias, barbante e por aí vai. A imaginação da criançada vai rolar solta com tantas possibilidades!

Leituras para aguçar o imaginário infantil

O imaginário infantil também é fortemente influenciado pelas leituras que a criança faz! É interessante apresentar livros que agucem sua curiosidade (como os de mistério ou adivinhação), que apresentem realidades às quais ela não está habituada (como fábulas ou mitos) e livros com histórias imersivas que permitam que ela consiga se enxergar no lugar dos personagens principais. Na sequência, indicamos algumas leituras que se encaixam nesses critérios:

Adivinhas Para Toda a Família – Pop
O que é, o que é? Faz rir, mas não é palhaço. Ensina, mas não é professor? Este livro encantador! O jogo de palavras desperta a curiosidade dos pequenos leitores, além de ser um excelente exercício de lógica, atenção e observação que podem ser explorados tanto por pais quanto educadores. Este livro apresenta uma fantástica seleção de adivinhas e charadas que aguçam a inteligência e desenvolvem a imaginação, para aprender e se divertir. Os pequenos poderão surpreender amigos e familiares e fazê-los rachar a cabeça com os desafios.

Baú de Histórias – Fábulas de Esopo
Este charmoso livro com as fábulas de Esopo reúne histórias e personagens que as crianças vão adorar. As fábulas são acompanhadas por lindas ilustrações e lições de moral que os pequenos levarão para a vida inteira. Uma forma de transmitir valores às crianças por meio de histórias, com fábulas clássicas para rir, compartilhar e se emocionar.

Dia de Confeiteiro
Leia a história e divirta-se destacando as peças para ajudar os confeiteiros a fazer os cupcakes. Com este livro, os pequenos podem ser confeiteiros por um dia! As peças oferecem uma experiência interativa ao leitor.

Se você gostou desta leitura, pode se interessar por esses posts:

Como desenvolver o interesse pela escrita criativa na criança?
Estimular a imaginação na infância: conheça 4 benefícios para a criança


Fonte
https://therapyfocus.org.au/on-the-blog/the-benefits-of-imaginative-play/

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *