Estimular a imaginação na infância: conheça 4 benefícios para a criança

Seja brincando, falando algo ou passando por alguma experiência, a imaginação é a base para encarar qualquer processo, e vai muito além de uma resposta psicológica ou um comportamento da infância: é a forma como nos prepararmos para desenvolver as nossas mentes para o futuro.

Estimular a imaginação na infância: conheça 4 benefícios para a criança
Imagem: criado por Freepik

Realizar atividades que trabalham esse lado mais criativo auxilia, e muito, no contato dos pequenos com as rotinas do dia a dia. Um exemplo é um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do ABC e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, que mostrou que o ato de contar histórias ajuda a aliviar a dor das crianças. Isso demonstra que apostar em atividades que estimulam a criatividade e a imaginação beneficiam a mente e também a saúde física na infância.

Os pontos positivos se estendem a outras áreas do aprendizado e provam que imaginar é também uma forma rica de aprender! Pensando nisso, separamos 4 benefícios do uso da imaginação durante a infância:

1.  Enxergar a realidade através da fantasia

A partir da imaginação, a criança começa a identificar o mundo ao seu redor. Uma brincadeira e uma história lúdica são formas de interpretar pequenos aprendizados. Isso fica nítido quando, durante a primeira infância, a criança faz uso da imitação de animais e, ao longo dos anos, brinca de exercer profissões, por exemplo.

Pautas sérias, como a dor e a frustração, também passam por esse filtro e são importantes para dar suporte em momentos difíceis. É se divertindo que os pequenos interagem e socializam com outras pessoas e aprendem sobre amizade e empatia. Ou seja, esse olhar das crianças é uma maneira particular de interagir com a realidade, criar conexões, interpretações e associações.

2.  Ter autonomia pelo uso da imaginação

Uma criança que libera a imaginação, cria suas próprias percepções e vive as próprias experiências. Esse período criativo é fundamental para dar mais autonomia e permitir que a criança absorva aprendizados, fatos e situações à sua maneira.

A fantasia é a ponte que conecta as experiências do dia a dia ao universo da criança, tornando as vivências mais relacionáveis ao processo cognitivo nessa idade. Sendo assim, as crianças conseguem compreender, do seu jeito, como lidar com os fatos e as pessoas do seu convívio.

3.  Aprender valores fundamentais

A imaginação é uma representação da realidade pelo véu lúdico. Lições de vida são passadas na infância através de brincadeiras, contos de fadas e muita criatividade.

As grandes lições partem dessa visão mais lúdica e é importante tê-la na hora de conversar com a criança sobre assuntos mais sérios e complexos, sempre utilizando referências acessíveis para que ela compreenda o que foi ensinado.

Podar a imaginação da criança pode dificultar a comunicação com ela. Use a fantasia como suporte para ajudar os mais novos a absorverem informações preciosas.

4.  Desenvolver estímulos e o processo cognitivo

Muitos estímulos são trabalhados através da imaginação na infância. O processo cognitivo é uma dessas habilidades, mas a criatividade, o pensamento positivo e a resiliência, também são aspectos importantes para garantir uma vida adulta mais feliz e próspera. .

Toda criança precisa brincar e é criando e imaginando que ela consegue se encaixar no mundo, construir laços e crescer de forma saudável.

Como estimular a imaginação na infância?

Existem algumas dicas que auxiliam a estimular a imaginação na infância. São elas:

  • Conte histórias. Abra um livro e leia com a criança, fazendo com que ela crie na mente os personagens, cenários e situações;
  • Desenvolva atividades em que a criança possa criar algum brinquedo ou objeto, pintar ou desenhar;
  • Crie brincadeiras em que a atuação ou a imitação de animais e outros personagens sejam o foco;
  • Permita que a criança tenha momentos longe dos aparelhos digitais, como celulares, televisões e tablets.

Imaginar para realizar

Um toque de imaginação pode despertar o que fica adormecido no dia a dia. A esperança, a criatividade, a inovação, a positividade… Por fim, percebemos que a imaginação é uma forma de despertar o nosso melhor quando não estamos na correria do cotidiano lidando com trabalhos automatizados.

É importante imaginar, mesmo que um pouco, para descobrir novas possibilidades. Separamos alguns livros que podem te ajudar nesse processo.

“A imaginação é mais importante que o conhecimento.

O conhecimento é limitado. A imaginação circunda o mundo”.

Albert Einstein

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *