Como desenvolver o interesse pela escrita criativa na criança?

Muito além de proporcionar um desenvolvimento do aspecto criativo e textual, a escrita criativa é um conjunto de técnicas que tornam tanto a escrita quanto a leitura mais atrativa. Essas técnicas resultam em uma habilidade que pode ser desenvolvida em qualquer pessoa e em diversos momentos da vida, mas deve ser incentivada principalmente na infância.

Como desenvolver o interesse pela escrita criativa na criança?
Imagem: criado por Freepik

Ao contrário do que muitos pensam, aprender as técnicas da escrita criativa não está associado à profissão escolhida pelo estudante. Desenvolver essas habilidades desde a infância e trabalhá-las ao longo do tempo ajudará a lidar com problemas emocionais, sociais e cognitivos auxiliando no pensamento criativo e no uso da imaginação para diversas situações.

A escrita criativa ajuda:

  • A melhorar as habilidades artísticas e estimular a imaginação;
  • O autoconhecimento mais profundo;
  • No aperfeiçoamento de habilidades verbais e de expressão;
  • Desenvolver habilidades cognitivas.

A leitura como aliada da escrita criativa

O conceito de viver criativamente vai muito além de ter uma vida ou orientar a criança a ter sua trajetória voltada exclusivamente às artes. Viver criativamente é levar uma vida mais motivada pela curiosidade do que pelo medo e não tem nada que aguce mais a curiosidade das crianças do que uma boa história.

A leitura é importante para o desenvolvimento da criatividade de modo geral, é através dela que a criança consegue adquirir mais repertório e evoluir sua habilidade criativa em produzir conteúdos cada vez mais diferenciados.

A escritora paulista Aline Bei, autora do livro “O peso do pássaro morto”, vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca em 2018, afirma que foi a partir da leitura que ela começou a se conhecer, aumentou o vocabulário e desenvolveu o pensamento criativo, entendendo sobre processos e execuções.

A rotina da escrita criativa na infância

É comum nas escolas os educadores priorizarem os benefícios profissionais que a escrita criativa oferece, mas essa tendência faz com que as crianças percam cada vez mais o interesse e olhem para a escrita como uma obrigação ou dever de casa.

Neste sentido, precisamos fazer com que a criança, desde a primeira infância, entenda a escrita criativa como um momento de diversão que também proporciona aprendizados importantes para toda a vida adulta. Pensando nisso, separamos algumas sugestões para você ajudar seus filhos a se interessarem pela escrita criativa.

1 – Comparações inibem as crianças.

O ato de se comparar aos outros é comum nos seres humanos, mas esse sentimento de limitação, quando muito enfatizado na infância, transforma-se em uma barreira que contraria totalmente o propósito da educação. Pensando nisso, é importante que o adulto responsável incentive a criança a escrever livremente, deixando-a confiante para mostrar todo o seu potencial. Mas como fazer isso? É simples!

  • Não descarte nenhuma ideia;
  • Demonstre interesse;
  • Valorize a criatividade dos seus filhos.

2 – Os sentimentos são expressados através da escrita. 

Colocar os sentimentos no papel não é só coisa de adulto. Introduzir este hábito desde a infância é necessário para mostrar às crianças que a escrita é muito mais que um conjunto de regras que precisam ser decoradas.

Deixar os pequenos livres para se expressar e colocar todos os sentimentos e emoções através da escrita, faz com que haja uma conexão entre a criança e a produção de texto. Com o tempo, o conteúdo escrito ficará cada vez mais aprimorado e feito com emoção e envolvimento.

3 – Promova a escrita criativa e oficinas de teatro.

A arte, no geral, é importante para conseguirmos refletir sobre nossos próprios sentimentos e emoções básicas, como a tristeza, alegria, amizade, traição, opressão, liberdade, amor, ódio, ciúme, inveja e ambição. Sentimentos que, se ensinados e tratados com naturalidade desde a primeira infância, contribuem para que a criança se torne um adulto emocionalmente saudável e responsável por suas emoções, bem como pelas emoções das outras pessoas.

Mas como aliar essa prática à escrita criativa?

É simples! A leitura aliada à interpretação contribui para o aumento de repertório e desenvolvimento de habilidades de análise verbo-visuais, escrita de narrativas e demais gêneros textuais, com foco no aperfeiçoamento da escrita e elaboração de roteiros e dramaturgia.

Para que fique ainda mais divertido, que tal apresentar para as crianças algumas peças de Shakespeare que foram readaptadas e interpretadas pelos personagens da Turma da Mônica? Aproveite para montar sua própria oficina de escrita criativa e teatro!

Conheça mais: https://www.lojagirassolbrasil.com.br/turma-da-monica-fantasia-romeu-e-julieta

“O que é a criatividade? É o relacionamento entre um ser humano e os mistérios da inspiração.”

Elizabeth Gilbert

Fonte:

https://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/43937-aline-bei-realiza-discussao-sobre-teatro-e-escrita-criativa-no-salipi-2021

https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/como-o-teatro-ajuda-a-desenvolver-o-potencial-criativo/

https://exame.com/carreira/o-que-e-escrita-criativa-e-como-ela-pode-salvar-qualquer-carreira/

https://superautor.com.br/escrita-criativa-saiba-como-criancas-podem-desenvolver-em-casa/

GILBERT, Elizabeth. Grande Magia: Vida criativa sem medo. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *