Dicas para estimular o espírito natalino em crianças

É difícil explicar o que é o espírito natalino em palavras, afinal, cada um o compreende de uma maneira. Para alguns, é o estado de felicidade plena mesmo sem motivos para isso. Para outros, é sentir-se grato por tudo que se tem. Outros ainda o definem como sendo uma expressão de afeição e fraternidade pelo próximo. Na verdade, ninguém está errado. O espírito natalino pode ser tudo isso, junto ou separado, e ainda muito mais! Mas como explicar um sentimento tão amplo e ao mesmo tempo tão individual e ainda estimulá-lo em crianças?

ensinar o espírito natalino para crianças
Fonte: Pexels/Ksenia Chernaya

O espírito natalino, apesar de particular de cada pessoa, costuma ser uma junção de bons sentimentos e atitudes que costumam aflorar por volta da época do Natal. Talvez pela proximidade do encerramento de mais um ano, neste período costumamos reanalisar nossas atitudes passadas, meditamos sobre o que vivemos de positivo e negativo, melhoramos o que é preciso e revisitamos sentimentos que costumam ficar de lado na correria do dia a dia, como a gratidão e a gentileza. Por isso este é o momento ideal para ensinar e incentivar nas crianças valores como a empatia, respeito, generosidade, humildade e a fraternidade.

Crianças são naturalmente mais gentis

Estudos indicam que crianças possuem naturalmente uma inclinação maior para compartilhar o que têm e ajudar o próximo, mas isso não isenta pais e responsáveis de incentivar os pequenos a serem gentis e prestativos. Como qualquer outra habilidade, a gentileza quando não praticada pode acabar se tornando uma ação de difícil compreensão e reprodução.

Bons valores devem ser incentivados o ano inteiro

Quando expomos as crianças aos bons valores apenas uma vez ao ano, os atrelamos a uma espécie de “tarefa compulsória”, ou seja, as crianças os associarão a algo que deve ser expressado apenas uma vez ao ano, o que dificulta o aprendizado do real significado do espírito natalino. Além disso, por sermos a maior fonte de informação e inspiração das crianças, é essencial que estejamos sempre alinhados com o discurso que fazemos. Se desejamos que elas sejam gentis e empáticas, devemos nós também demonstrar o mesmo em nossas atitudes diárias.

“Não existe jeito certo ou errado de ensinar às crianças alguns valores, mas a maneira como você lida com algumas situações hoje, pode fazer toda a diferença lá na frente.”

Revista Pais & Filhos

Pensando nisso, listamos abaixo algumas atividades que você pode fazer com os pequenos durante o ano inteiro para explicar, de maneira prática, a gentileza e fraternidade e incentivar nas crianças o reconhecimento destes valores.

Doe atenção

É possível demonstrar generosidade ao doar seu tempo e conhecimento para ajudar alguém. Alguns exemplos do que fazer – principalmente na companhia dos pequenos:

  • Oferecer orientação a quem parecer perdido
  • Ouvir as pessoas com atenção
  • Ajudar amigos, familiares e vizinhos com tarefas cotidianas
  • Se voluntariar para atividades na escola do seu filho
  • Cuidar de plantas ou animais de estimação de amigos e familiares que estão viajando

Compartilhe bens materiais

Sempre que possível, demonstre valores como fraternidade e empatia através da doação de bens materiais. Incentive a criança a também fazer o mesmo! Vocês podem:

  • Doar agasalhos para organizações e pessoas carentes no inverno
  • Doar brinquedos em bom estado ou novos para instituições que trabalham com crianças
  • Doar objetos, móveis ou eletrodomésticos para bazares que convertem o valor arrecadados nas vendas para obras de caridade
  • Doar material ou uniforme escolar em bom estado para alunos que possam fazer uso no ano letivo seguinte
  • Doar livros para bibliotecas ambulantes ou comunitárias do bairro

Faça doações em dinheiro

Apesar da imensa diferença que faz receber doações materiais ou contar com a ajuda de voluntários, algumas instituições dependem muito mais de ajuda financeira para conseguir continuar seu trabalho. Pesquise com atenção e carinho aquelas que prestam serviços com os quais você se identifica. Para que a criança possa fazer parte desta ação com você, que tal criar uma regrinha de divisão dos valores que ela recebe de mesada ou em datas comemorativas? A ideia é dividir o valor que ela receber em 3 partes iguais: ela pode ficar com um terço para gastar com o que quiser, um terço para guardar (já pensando em sua educação financeira) e o último terço ela pode escolher uma instituição para doar!

Vocês podem fazer doações em dinheiro para:

  • Abrigos que resgatam e tratam animais de rua
  • Núcleos educativos que ensinam esportes, música ou capacitam crianças em comunidades carentes
  • ONGs que oferecem abrigo e alimento para pessoas em situação de rua
  • Instituições que trabalham com a preservação e recuperação ambiental
  • Projetos que viabilizam o acesso a tratamentos especiais de saúde

Outros atos aleatórios de generosidade

Além das sugestões descritas anteriormente, muito mais pode ser feito, mesmo não se enquadrando nos blocos anteriores, por exemplo:

  • Seja um doador de sangue, plaquetas e/ou medula
  • Deixe pequenos bilhetes motivacionais ou de agradecimento para seus familiares
  • Tenha com você itens extras que podem ser dados ou emprestados caso haja necessidade, como canetas, remédios ou máscaras descartáveis, por exemplo
  • Ceda o assento no transporte público ou na fila do banco para pessoas que possam necessitar – mesmo que este não seja um assento destinado a elas
  • Segure portas e elevadores para pessoas que estão próximas
  • Quando tiver muitas compras no carrinho do supermercado e a pessoa atrás de você tiver poucos itens, permita que ela passe suas compras primeiro

Não é preciso muito para alimentar os bons valores e sentimentos o ano inteiro! Pequenos atos de gentileza são capazes de mudar radicalmente a vida de outras pessoas ou pelo menos melhorar um dia negativo. Incentivar a criança a fazer o mesmo, independente do dia do ano, é a melhor maneira de mostrar para ela o real significado do espírito natalino.

Leitura de Natal para trabalhar o Espírito Natalino com crianças

Grandes Clássicos: Charles Dickens para Todos – Uma Canção de Natal
Quem pode fazer um velho e malvado homem amar o Natal? Talvez um fantasma? (Ou três!) Scrooge é um homem muito rico. Mais rico do que metade dos banqueiros da Inglaterra. No entanto, seu coração é mais gelado que a neve. Quando o Natal chega, Scrooge não quer passar a data com a família ou amigos (não que ele tenha muitos), mas prefere se isolar em seu escritório com suas pilhas de dinheiro. Tudo isso muda quando recebe a visita de três espíritos natalinos que o levarão a uma aventura por sua própria vida. Será que vai dar tempo de mudar e deixar de ser tão mesquinho antes que seja tarde demais?

Leituras para ensinar sobre valores

Turma da Mônica – Coleção Bem-me-quer: Junto e Misturado
É hora de acompanhar a viagem de formatura da Turminha mais amada do Brasil! No sítio, a garotada estava muito animada para visitar o curral e o galinheiro, mas a cadeira de rodas do Luca atolou na lama. Depois, começaram a ensaiar para o jogral, mas Eric tinha muita dificuldade e vergonha de ler em voz alta. Diante dos obstáculos, como é que a Milena, o Cascão e todos os outros vão se sair? Neste livro, por meio do exercício da empatia e com muita sensibilidade, a Turma da Mônica mostra que é possível entender e conviver com as diferenças desde criança. Uma história divertida e inclusiva, para rir e se emocionar.

Laila Tinha Uma Surpresa – Uma História de Shabat
A aula já estava no fim quando o professor passou uma tarefa que deixou Laila bem intrigada: decidir qual é o melhor presente que já recebeu na vida. Entre tantos presentes legais, escolher um não seria nada fácil. Laila tinha uma surpresa é um livro que fala sobre o verdadeiro valor do tempo e a importância de compartilhar momentos com as pessoas amadas.

Empurrem a Baleia de Volta Para o Mar
O mar apanhou um resfriado, espirrou – atchim! – e jogou a baleia na praia. A coitada ficou lá, encalhada na areia. Como será que ela vai voltar para o mar? Será que o ratinho pode ajudá-la? Empurrem a baleia de volta para o mar! é um livro que nos ensina a força que temos quando decidimos trabalhar juntos.

Se você gostou dessa leitura, pode também se interessar por:

Como cultivar a empatia na infância?

4 livros que te ajudarão a explicar o significado do Natal para as crianças


Fontes

https://greatergood.berkeley.edu/article/item/does_sharing_come_naturally_to_kids

https://greatergood.berkeley.edu/article/item/little_helpers

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *