4 livros que te ajudarão a explicar o significado do Natal para as crianças.

Não se pode falar de Natal sem considerar o reencontro familiar, as decorações natalinas, os presentes… Quando essa época chega, valores como generosidade, solidariedade e empatia, tomam conta de todos nós. Chamamos a isso o espírito do Natal, uma festa que nos permite renascer e querer estar mais com a família e amigos.

4 livros que te ajudarão a explicar o significado do Natal para as crianças.
Imagem: criado por Freepik

Às vezes as crianças fazem perguntas que parecem tão fáceis, mas quando tentamos responder, as palavras teimam em não sair. Podemos explicar de diversas maneiras o significado do Natal para as crianças, mas o mais importante é fazer com que as crianças entendam que sentimentos como empatia, solidariedade e união (valores cristãos universais, muito pregados nas épocas festivas) precisam ser praticados todos os dias, não somente no Natal.

Pensando nisso, trouxemos quatro livros que te ajudarão na hora de explicar essa época para os seus filhos de uma forma diferente – e até divertida.

1 – Leia e monte: Nascimento de Jesus

É hora de conhecer o significado cristão do Natal nos evangelhos de Mateus e de Lucas, que contam como aconteceu o nascimento de Jesus. Neste livro incrível e ilustrado, encontramos uma das mais belas e antigas histórias do mundo. Com peças para montar, as crianças vão aprender sobre o nascimento de Jesus de uma forma muito especial.

Pontos de interesse do livro “Leia e monte: Nascimento de Jesus”:

  • Estimula a coordenação motora;
  • Com peças para montar e interagir;
  • Proporciona momentos de leitura em família;
  • Livro cartonado com cantos arredondados;
  • Ilustração alegre e delicada.

Conheça mais.

2 – Leia e monte: Arca de Noé

Essa emocionante história bíblica antecedeu o nascimento de Jesus, acontecendo logo no início do antigo testamento, no livro de Gênesis.

Contar a passagem da arca de Noé para os pequenos, é ter a chance de abrir diálogos sobre exemplos de vida, fé, organização e trabalho em equipe. Além de ensinar valores como ser justo e íntegro com aqueles que estão ao seu lado.

O livro “Leia e monte: Arca de Noé” ainda conta com peças de montar, para as crianças embarcarem com Noé e os animais em uma inesquecível aventura, exemplo de fé e perseverança.

Pontos de interesse do livro “Leia e monte: Arca de Noé”:

  • Estimula a coordenação motora;
  • Com peças para montar e interagir;
  • Proporciona momentos de leitura em família;
  • Livro cartonado com cantos arredondados;
  • Ilustração alegre e delicada.

Conheça mais.

3 – Baú de Histórias: Histórias Bíblicas de Cinco Minutos

Não tem jeito melhor de ensinar algo para uma criança do que contando uma boa história. Os pais podem encontrar nas passagens bíblicas ótimas maneiras de ensinar valores universais, como empatia, solidariedade e união para seus filhos.

Conte com a ajuda do livro “Baú de Histórias: Histórias Bíblicas de Cinco Minutos”. Esta obra ilustrada reúne algumas das histórias mais conhecidas do Antigo e do Novo Testamento. Todas elas são recontadas de forma criativa, para apresentar aos pequenos os acontecimentos principais da Bíblia. Um livro inesquecível!

Conheça mais.

4 – Sonho de Neve

Sonho de Neve é um livro singelo, um conto de Natal cheio de surpresas (a melhor, obviamente, está guardada para o final).

Por meio de transparências, textura, som, ilustrações e uma bela narrativa, Eric Carle (o renomado autor de “Uma lagarta muito comilona”), nos conta a história de um fazendeiro que cuida de seus cinco animais e espera a chegada do Natal. Esse livro, além de divertido, ajuda a criança a memorizar os números de um a cinco.

Conheça mais.

“O Natal, crianças, não é uma data. É um estado de espírito.”

Mary Ellen Chase

Referências bibliográficas:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2016/12/24/interna_cidadesdf,562467/o-que-o-natal-significa-para-as-criancas.shtml
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42404714

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *