Ensinar sobre a reciclagem: uma lição de cidadania

Reciclar é uma das formas mais simples e eficazes de contribuir com a preservação do meio ambiente. Ao reciclarmos, estamos reduzindo a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários e que podem levar décadas ou até mesmo séculos para se decompor, e também contribuindo para a garantia de um futuro sustentável para as próximas gerações. É por esses e outros motivos — que veremos a seguir — que ensinar sobre a reciclagem é uma lição de cidadania, que deve ser ensinada tanto nas escolas, quanto em casa.

importância de ensinar sobre a reciclagem ainda na infância
Fonte: Pexels/Ekaterina Bolovtsova

A reciclagem é uma prática fundamental para a preservação e sustentabilidade do nosso planeta, é uma ação que vai além do benefício individual. Ao reciclarmos materiais como papel, plástico e vidro, economizamos os recursos dispensados na produção desses materiais a partir do zero, e contribuímos para a redução de resíduos produzidos que, muitas vezes, acabam poluindo rios, mares, florestas, prejudicando nossa fauna e a flora. No entanto, para que a reciclagem seja realmente eficaz, é preciso que haja uma mudança de hábitos e uma conscientização sobre o tema. Na sequência, falamos sobre como ensinar sobre a reciclagem e como tornar o aprendizado efetivo para as crianças.

O papel da escola

A escola tem um papel crucial no ensino sobre reciclagem e a importância da preservação do meio ambiente. Além de fornecer informações teóricas sobre os processos de reciclagem e seus benefícios para a sociedade, a escola pode promover práticas sustentáveis em seu próprio ambiente, como a coleta seletiva de lixo e o uso de materiais recicláveis. Dessa forma, a escola pode incentivar seus alunos a adotarem hábitos mais conscientes e responsáveis, voltados à sustentabilidade e preservação da natureza.

O papel de pais e responsáveis

Os pais e responsáveis são os principais exemplos para as crianças e jovens em casa. Por isso, é importante que eles demonstrem a importância da reciclagem e incentivem a separação correta dos resíduos, além de estimularem a criação de hábitos sustentáveis, como a reutilização de materiais e a redução do consumo de produtos descartáveis. Durante este processo, é interessante que os pais e responsáveis expliquem quais são os benefícios da reciclagem para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.

Como ensinar sobre a reciclagem de maneira efetiva

Para ensinar as crianças de uma maneira efetiva, é importante fundamentar o conceito de reciclagem e começar explicando o que ela é e como ela pode ajudar o meio ambiente — lembrando sempre de usar linguagem simples e exemplos práticos. É fundamental que as crianças entendam que a reciclagem é um processo que transforma materiais usados em novos produtos, o que ajuda a reduzir a quantidade de lixo que é descartado no meio ambiente. Só então, depois de saber quais os impactos negativos do descarte de resíduos na natureza e dos impactos positivos de reciclarmos ou reutilizarmos esses resíduos, passamos a dialogar sobre o processo de reciclagem em si e sobre como separar corretamente os materiais para que possam ser reciclados. As crianças precisam saber, por exemplo, que cada material tem uma maneira específica de ser separado e que eles devem ser higienizados antes do descarte, passos fundamentais para que o processo de reciclagem seja efetivo. Para ajudar nesta primeira e importante etapa de como ensinar, na teoria, sobre a reciclagem, sugerimos duas leituras!

Quanto Lixo!
Quase tudo o que fazemos gera algum tipo de desperdício. De lixo e sobras a gases de fábricas e aparelhos antigos, descubra para onde tudo vai, como afeta nosso planeta e o que está sendo feito para reduzir o problema. Este livro, da engajada autora britânica Jess French, está cheio de ideias interessantes sobre como você pode participar e tornar nosso planeta um lugar melhor para se viver. A obra mostra como a menor e mais simples mudança pode fazer uma grande diferença.

Ecomundo: Latinha
O que acontece com uma latinha depois que você usa e joga fora? Desde a coleta, passando pelo centro de reciclagem, até a sucata se transformar em uma nova latinha, descubra como essa incrível jornada da reciclagem acontece. Um livro interativo!

Depois de ensinar sobre a reciclagem na teoria, chegou a hora de colocar a mão na massa! Criar atividades lúdicas e interativas, como jogos e brincadeiras, pode ajudar a tornar o aprendizado sobre a reciclagem ainda mais divertido e interessante para os pequenos. Listamos na sequência algumas atividades que estimulam o aprendizado sobre o processo de reciclagem e mais algumas que ajudam a reutilizar materiais que seriam descartados.

  1. Visite uma cooperativa. Essa atividade pode ser feita pelos pais e responsáveis ou pelos professores. A proposta aqui é mostrar para as crianças e jovens como funciona na prática o processo de separação dos materiais para reciclagem. Uma maneira de engajar as crianças nesta atividade é fazer, em casa ou sala de aula, a coleta de materiais recicláveis, como por exemplo tampinhas de garrafa pet. Ao chegar num volume considerável, é só agendar uma visita a uma cooperativa e fazer a entrega do material coletado e mostrar no próprio local o processo pelo qual o material passa.
  2. Jogo da memória. Outra ideia é fazer um jogo da memória com imagens de materiais recicláveis e não recicláveis, para que as crianças aprendam a identificar o que pode ou não ser reciclado.
  3. Gincana. Para deixar o aprendizado mais dinâmico e divertido, que tal organizar uma gincana? A ideia é separar as crianças em grupos, disponibilizar vários resíduos e materiais recicláveis — que podem ser de verdade ou apenas figuras impressas ou desenhadas em cartões — e fazer com que cada grupo separe e destine corretamente os materiais e resíduos em cada lixeira específica. Quem conseguir o feito em menor tempo, ganha.
  4. Artesanato com recicláveis. Para essa atividade, basta reunir materiais que podem ser reutilizados e soltar a imaginação! Reutilizem copos e outros descartáveis, rolos de papel, embalagens de alimento, etc. Sugerimos uma leitura que reúne ótimas ideias para o desenvolvimento desta atividade:

Fábrica de Brinquedos
Este livro mostra como transformar coisas que normalmente iriam para o lixo em brinquedos supercriativos relacionados a datas comemorativas — um para cada mês do ano. Com dicas passo a passo, a ideia é manter as crianças entretidas em qualquer hora do dia ou época do ano. Todos os elementos usados são materiais facilmente encontrados e de baixo custo. Consegue imaginar um Pinóquio feito de embalagem de detergente? Você já viu uma caixa de pasta de dente virar saci? Um livro especial que estimula a criança a desenvolver a criatividade e a habilidade manual, o senso estético e o cuidado ambiental! Perfeito para momentos em família e para atividades de recreação.

Com essas dicas, é possível ensinar sobre a reciclagem para as crianças de maneira lúdica e efetiva, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis com o meio ambiente.


Gostou desse post? Você pode também gostar destas leituras:
A importância de falar sobre a Amazônia para as crianças
Criatividade na infância: a importância de criar e inventar desde os primeiros anos

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *