A importância de falar sobre a Amazônia para as crianças

Qual a importância de falar sobre a Amazônia desde cedo para as crianças? Não é de hoje que o uso dos recursos naturais é um tema discutido em todo o mundo, mas, nos últimos tempos, o assunto se tornou ainda mais recorrente.

Um relatório publicado no dia 09 de Agosto pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climática, IPCC (órgão da ONU), aponta que as mudanças climáticas causadas pelos seres humanos provocaram um aumento de 1,07 °C na temperatura do planeta. Por mais que pareça pouco, esse é, na realidade, um dado alarmante. Esse resultado é irreversível e tende a piorar se a emissão de gases de efeito estufa não for reduzida.

A importância de falar sobre a Amazônia para as crianças
Imagem: criado por Freepik

Hábitos como reciclar, economizar água no banho ou na hora de escovar os dentes e reduzir o consumo de plástico ainda são pouco praticados no dia a dia, e isso se expande para outras questões de grande impacto, como o desmatamento, as queimadas e a poluição gerada por grandes indústrias.

Nesse cenário, é cada vez mais importante falar com as crianças sobre temas conectados ao meio ambiente, como a Amazônia! Ela é a maior floresta tropical do mundo e o maior bioma do Brasil, abrangendo mais oito países (Peru, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Bolívia, Venezuela, Colômbia e Suriname). Nossa história e origens também estão lá.

Continue lendo o nosso artigo e entenda como isso pode melhorar o nosso presente e o nosso futuro!

Impactos do homem na Amazônia

Anualmente nos deparamos com notícias sobre queimadas e desmatamentos ilegais em nossas florestas brasileiras.

Agora em 2021, as notícias também não são boas: de acordo com o INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais), em matéria divulgada no G1, do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER) revelam que a área desmatada na Amazônia pela mineração, entre 1° de janeiro e 13 de agosto, já é maior que a registrada durante todo o ano de 2020 e a maior do período em comparação com todos os dados registrados pelo INPE desde 2015. Isso demonstra um longo caminho para que ações prejudiciais à natureza sejam reduzidas.

A importância de falar sobre a Amazônia com as crianças

Com os dados climáticos, já sabemos que ações precisam ser tomadas para que a vida do homem e do meio ambiente estejam em harmonia, e o diálogo com as crianças é necessário para que criem consciência da importância de se preservar a Amazônia, tornando-se exemplos no futuro.

Nossas florestas, em especial a Amazônica, são ricas em fauna e flora, possuem a maior biodiversidade do mundo e abrigam povos indígenas, que fazem parte da origem da nossa história.

É preciso despertar o interesse dos pequenos pela natureza, contando sobre as plantas, os animais, as diversas etnias indígenas e reforçando o quanto é fundamental valorizar e defender esse ecossistema tão rico e cheio de vida!

Um olhar para as mudanças climáticas no futuro

Com uma mudança de atitude hoje, o impacto negativo lá na frente será menor.

Pequenos hábitos da rotina já fazem a diferença, por isso educar os mais novos a serem mais conscientes com relação ao meio ambiente é também cuidar do futuro que eles enfrentarão.

A era da internet possibilitou uma série de discussões sobre temas mundialmente importantes, como a crise climática. As novas gerações já estão bem mais informadas e preocupadas com o que vem pela frente, mas ainda existe um longo caminho.

Como falar com as crianças sobre a Amazônia?

Uma boa maneira de começar a conversar sobre a Amazônia e o meio ambiente é criando historinhas mais lúdicas. Fale sobre a importância das árvores não serem derrubadas, conte que os bichinhos precisam de um lar confortável, bonito e com comida para que possam brincar com os amiguinhos.

Outras opções são cantar músicas ou ler livros sobre animais das florestas, como nosso título “Na Floresta“, por exemplo, que apresenta os animais através da clássica brincadeira de pega-pega e provoca experiências sensoriais interativas para tocar e sentir, estimulando o sentido tátil. 

O importante é sempre mostrar que nosso planeta também precisa de cuidados, assim como nós!

Ofereça amor e a natureza retribuirá!

Se oferecermos amor às nossas matas, florestas e animais, também receberemos amor do nosso planeta. A bondade das crianças é a motivação necessária para construir um futuro diferente. Respeite a natureza e passe a palavra adiante para esses pequenos agentes da mudança.

É dessa maneira que caminhamos pela terra: como observadores da sua beleza e de sua magia. Seguimos o fluxo da natureza e, a partir de sua observação, procuramos criar formas de ajudá-la na sua tarefa de embelezar o planeta.

Daniel Munduruku

Fontes:

https://g1.globo.com/natureza/amazonia/noticia/2021/08/27/desmatamento-por-mineracao-na-amazonia-bate-recorde-em-2021-area-devastada-ate-agosto-ja-supera-todo-o-ano-de-2020.ghtml

http://www.obt.inpe.br/OBT/assuntos/programas/amazonia/deter/deter

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *