Criatividade na infância: a importância de criar e inventar desde os primeiros anos.

A criatividade é uma das características mais presentes durante a infância em geral. Mas não é só quando a criança inventa algo novo ou brinca de faz de conta que está exercendo a criatividade. Isso acontece em todos os momentos e é importante saber como estimular a imaginação dos pequenos no dia a dia.

Criatividade na infância: a importância de criar e inventar desde os primeiros anos.
Imagem: criado por Freepik

É comum associar as crianças à habilidade de fantasiar histórias com enredos magníficos, criar personagens e inventar objetos, ou simplesmente pensar e ver o mundo de forma diferente, obtendo diferentes explicações para inúmeras ocasiões.

Albert Einstein já dizia que a criatividade é a inteligência se divertindo. Não é à toa que, quando pensamos nesse conceito, imaginamos algo inédito e diferente. Mas ela não se limita a isso. Em todo desafio ou situação que enfrentamos, precisamos ser criativos para achar uma solução – é por isso que muitos especialistas definem a criatividade como capacidade para resolver problemas.

Segundo a pesquisadora sueca Martina Leibovici-Mühlberger, que participou de uma pesquisa espanhola chamada “Buenos Días, Creatividad”, as crianças nascem com uma incrível capacidade de aprender, pensar e interagir com o mundo de forma criativa. Ela faz uma comparação dizendo que os pequenos vêm ao mundo com “programas de software” pré-instaladosem seus cérebros, e desde muito novos tem facilidade para desenvolver habilidades complexas, como nadar ou falar outras línguas.

Nesse sentido, reconhecemos que a infância é o período das experimentações, como descobrir os limites do próprio, novas vontades e duvidar de tudo que está à sua frente. O cenário determinante de convicções e como serão as relações que terão com o mundo e as pessoas.

O início do ser

A infância, especificamente a primeira infância, é o período compreendido entre o nascimento e 6 ou 7 anos. Constituiu-se somente no final do século XVIII e início do século XIX, juntamente com as instituições de Educação Infantil, que foram criadas nos locais onde a industrialização ganhava força, com o objetivo de combater a mortalidade infantil. A tese de que a infância é um produto cultural foi se consolidando como referência social a partir do desenvolvimento da prensa de Gutenberg, que levou a uma separação entre aqueles que liam e os que não liam, ou seja, adultos de crianças.

Ao refletir no que é importante para a estimular a criatividade logo na primeira infância, deveria se pensar em atender às peculiaridades do ser “criança”, que varia de acordo com o tempo, o lugar, as pessoas e a posição socioeconômica que essas ocupam na sociedade.

A criatividade como protagonista na infância

A palavra “protagonista”, muito usada no teatro, na literatura e no cinema, se refere à figura central de uma história. Ou seja, a ideia de protagonismo, quando unido à criatividade infantil, significa tornar as crianças agentes de seu próprio desenvolvimento, com poder para influenciar os seus arredores. Isso significa entender que a criança não é valiosa apenas porque será o adulto de amanhã, mas sim porque ela já tem muito a contribuir e construir independentemente de sua idade.

Para ser protagonista na comunidade, na família, na escola, na igreja ou outros espaços que frequenta, a criança precisa ser valorizada e incentivada a expressar pensamentos, sentimentos e necessidades. Ela deixa de ser apenas quem recebe as regras prontas, e começa a participar de forma ativa em diferentes contextos de seu dia a dia.

Aguçando a criatividade

A especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Neuroaprendizagem, Irene Maluf, afirma que “os adultos precisam entender que o cérebro da criança precisa brincar assim como precisa de oxigênio e alimento”.

É necessário que os pais, desde os primeiros anos de vida, proporcionem para as crianças, ambientes emocionalmente saudáveis, amorosos, ricos em estímulos e seguros, que permitam brincadeiras exploratórias, despertem a curiosidade e o desejo de criar e modificar.

Desenvolver hábitos criativos deve ser algo inserido na rotina das crianças, podendo ser estimulado em qualquer momento do dia a dia. A escolha de jogos ou brincadeiras que alimentam a criatividade infantil é uma ótima sugestão.

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O que fazer x O que não fazer

Há crianças que são imensamente criativas e não necessitam de tantos incentivos, visto que estão sempre imaginando diversos modos de executar seus afazeres ou brincadeiras. Mas outras não têm essa facilidade, por isso, trouxemos algumas sugestões do que fazer e o que não fazer para incentivar a criatividade dos filhos, mesmo que a criança seja tímida ou introvertida:

O que fazer:

  • Incentive os seus gostos e habilidades;
  • Leve seu filho a outros lugares e conheçam novas culturas;
  • Incentive as perguntas;
  • Aproxime a criança da arte;
  • Deixe que ela chegue às próprias respostas.

O que não fazer:

  • Criticar demais;
  • Estabelecer regras em excesso;
  • Corrigir constantemente a criança.

Invenções brasileiras: uma atividade divertida

Surfando nessa onda de criatividade, o que você acha de compartilhar curiosas invenções brasileiras com as crianças e propor uma atividade para estimular o lado inventor da família inteira?

  • Rádio: inventado em 1900 pelo padre Roberto Landell de Moura;
  • Escorredor de arroz: inventado em 1959 por Therezinha Beatriz Alves de Andrade;
  • Balão: inventado em 1790 pelo Padre Bartolomeu de Gusmão

Para a atividade, você pode começar uma conversa perguntando à criança quais situações do dia a dia a incomoda e como poderia torná-las melhores. A ideia é pedir para que ela pense em soluções divertidas e criativas que poderiam melhorar essa realidade incômoda.

O céu é o limite nessa atividade! Mesmo que as invenções não sejam possíveis na realidade, o importante é soltar a imaginação.

Brincar é coisa séria!

O brincar é tão importante que a Aliança pela Infância, movimento internacional, insistiu, desde 2010, que maio teria a Semana Mundial do Brincar; o ano de 2021 teve como tema: Casinhas da Infância, por entender como é essencial fortalecer o “brincar” infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças (Aliança pela Infância, 2021).

Se quisermos favorecer o desenvolvimento das crianças para se tornarem adultos saudáveis em todos os aspectos do ser humano, devemos entender que brincar faz parte da especificidade das infâncias.

A criatividade é a inteligência se divertindo.

Albert Einstein

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