6 dicas para o início do ano letivo do seu filho

As férias de verão estão quase acabando e em breve se inicia mais um ano letivo. Porém, não é novidade para pais e responsáveis de crianças em idade escolar que esse período de retorno às aulas pode ser corrido e turbulento. Por isso, preparamos um pequeno guia com dicas para ajudar a restabelecer uma rotina com a criança antes do primeiro dia de aula e mais algumas outras que podem tornar este processo o mais descomplicado possível.

Fonte: Anastasia Shuraeva/Pexels

Enquanto algumas crianças anseiam pelo início do ano letivo para que possam rever amigos e professores, outras podem apresentar certa resistência às mudanças de hábitos do período pós-férias. Por esse motivo, é importante que pais e responsáveis se organizem para reintroduzir hábitos e rotinas que beneficiarão a criança nessa transição. Na sequência, listamos algumas dicas que podem ser úteis neste processo.

Converse sobre o retorno às aulas

É importante que a criança entenda a volta às aulas como algo natural de acontecer após o período de férias, por isso, evite conversar sobre o início do ano letivo apenas momentos antes dele começar. Algumas semanas antes do término das férias já comece a comentar com os pequenos sobre a escola, se eles têm saudades dos amigos e professores e do que eles mais sentem falta da rotina do período de aulas, aproveite e os reassegure de que não há nada a temer. Desta forma, a criança consegue criar expectativas positivas sobre o retorno à escola e compreende que é natural o período de férias chegar ao fim.

Faça contato com os colegas de classe

Outra dica interessante para colocar em prática antes do final das férias é reconectar a criança com os colegas de escola! Essa é uma opção que não apenas permite que a criança reveja e brinque com os amigos que ela ficou sem contato por conta de eventuais viagens e eventos de fim de ano, como também ajuda a diminuir a ansiedade da criança a respeito do retorno às aulas, reforçando o sentimento positivo a respeito do início do ano letivo.

Retome a rotina de sono da criança

Um dos principais pontos de atrito que pais e responsáveis podem encontrar no retorno da rotina de aulas é readaptar a criança ao cronograma de sono. Com o período de férias, é comum que os pequenos passem a dormir e acordar mais tarde, o que pode ser um problema para aqueles que estudam no período da manhã. Por isso, é importante que, com pelo menos uma semana de antecedência do início das aulas, sejam retomados os hábitos e horários de sono da criança. Isso leva em consideração a rotina de banho, horário das refeições e possíveis hábitos noturnos, como por exemplo o momento de leitura.

Na sequência, sugerimos alguns livros para os pais e responsáveis que querem retomar esse hábito e torná-lo ainda mais proveitoso para os pequenos. São histórias divertidas e interessantes que ensinam valiosas lições sobre a amizade e a integração com outras crianças – o que vem a ser muito útil no ambiente escolar.

A Grande Festa
Júlia, a nova colega da escola, era uma menina estranha. Não falava nem sorria. Mônica tentou se aproximar dela, mas Júlia sempre se afastava. A Turma não vai desistir de fazer a nova colega sorrir. Uma história divertida, para rir e se emocionar. Ideal para tratar com os pequenos assuntos como amizade, bullying e os sentimentos.

Cuidado Para Não Explodir
Na escola da dona Coruja tem uma turma animada. Apesar de sempre unidos, às vezes dá muita confusão. É que Dinho, o porco-espinho, quando fica irritado, é muito esquentadinho. E explode como um vulcão em plena erupção. Como será que termina essa divertida história de Paula Furtado? Leitura que trabalha sentimentos negativos como a raiva, mostra como lidar com um temperamento explosivo e reforça a importância de sentimentos positivos, como a amizade, o perdão e a compreensão.

Junto e Misturado
É hora de acompanhar a viagem de formatura da Turminha mais amada do Brasil! No sítio, a garotada estava muito animada para visitar o curral e o galinheiro, mas a cadeira de rodas do Luca atolou na lama. Depois, começaram a ensaiar para o jogral, mas Eric tinha muita dificuldade e vergonha de ler em voz alta. Diante dos obstáculos, como é que a Milena, o Cascão e todos os outros vão se sair? Neste livro, por meio do exercício da empatia e com muita sensibilidade, a Turma da Mônica mostra que é possível entender e conviver com as diferenças desde criança.

Reduza o tempo de tela

Durante o período de férias, é comum que as crianças passem mais tempo em frente às telas, como a televisão, o celular e o computador. Para a retomada de uma rotina saudável para o início do ano letivo, é importante que se diminua esse tempo conectado. Isso garante que a criança tenha melhores noites de sono, mais tempo para focar nas atividades relacionadas às aulas e menos distrações durante os estudos.

Organize-se para a nova rotina

É importante que você também se prepare! Aproveite o período de readaptação das crianças para traçar uma rotina que seja eficiente para você também. Organize-se para fazer possíveis visitas à escola antes do início das aulas, realizar a compra do material escolar solicitado e definir seus hábitos diários de acordo com a agenda escolar dos pequenos.

Mostre-se positivo para a criança

Por fim, é importante que você demonstre positividade sobre o retorno da criança às aulas! Busque fazê-la lembrar de todas as coisas interessantes que ela encontra na escola ou na rotina de um dia de aula – como brincar no recreio, rever os amigos, estrear o material escolar – e mostre empolgação sobre o início do ano letivo. Desta maneira, são grandes as chances da criança sentir-se animada também!

Caso, ainda assim, identifique problemas com a ambientação da criança, é interessante procurar a coordenação da escola e os professores para encontrar uma maneira de tornar o processo de adaptação mais confortável para ela.

Se você gostou deste post, pode se interessar também nestas leituras:

Férias escolares: como aproveitar sem prejudicar os estudos
Leitura noturna: fixando o hábito de ler para as crianças antes de dormir

Boa volta às aulas!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *