Leitura noturna: fixando o hábito de ler para as crianças antes de dormir

A prática da leitura noturna é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Desde cedo, é a leitura que ajuda na comunicação e na compreensão de palavras. Ler para a criança momentos antes dela dormir, estimula habilidades como a criatividade e a concentração.

Leitura noturna: fixando o hábito de ler para as crianças antes de dormir
Imagem: criado por Freepik

Livros são ótimos companheiros noturnos. Navegar entre suas páginas, saborear histórias e conhecer seus personagens, são coisas que nos permitem uma desconexão do ruído mental que às vezes nos prejudica tanto.

Na verdade, existem muitos benefícios da leitura noturna para o cérebro, porque não se trata apenas de uma atividade agradável: ler também traz muitos outros aspectos positivos que a maioria das pessoas nem imaginam. Por exemplo, é uma forma de nutrir nossa mente, estimulá-la e seduzi-la.

A importância de uma boa noite de sono para as crianças

Mais do que algumas horas de repouso ao fim do dia, o sono é essencial para que crianças (e também adolescentes) se desenvolvam, tanto física quanto emocionalmente. Por isso, é importante garantir a qualidade do sono, além de respeitar a quantidade de horas de descanso necessárias, conforme a faixa etária.

É durante o período de sono que os bebês transformam as informações e estímulos que recebem diariamente em aprendizado. O mesmo ocorre com as crianças em idade escolar e até mesmo com os adolescentes. De acordo com a National Sleep Foundation, a qualidade do sono é tão importante quanto a boa alimentação.

Por que ler para uma criança?

Lendo para uma criança, você contribui para o desenvolvimento de sua atenção, concentração, memória e raciocínio. Dessa forma, toda criança pode desenvolver seu potencial ao máximo.

A leitura, além de ampliar o vocabulário da criança, faz com que sua imaginação e criatividade se desenvolvam cada vez mais. Assim, ela consegue enxergar novas possibilidades de compreender melhor o mundo ao seu redor.

A leitura noturna como preparação para o sono

“Quando a leitura antes de dormir torna-se um hábito, ela age como um sinal para o corpo de que a hora do sono está se aproximando. As pressões diárias tendem a se afastar, já que a leitura distrai a mente, os músculos tendem a relaxar e a respiração se torna mais rítmica”, afirma Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em Medicina do Sono.

O ato de mergulhar na história narrada funciona como um convite para a chegada do sono. Antes de dormir, a leitura prepara o organismo para o sono por meio da diminuição dos batimentos cardíacos e dos níveis de atividade cerebral. O resultado dessa combinação é uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Como a leitura desperta a criatividade infantil?

A criatividade infantil pode ser despertada através de um bom livro, que servirá como chave para um mundo de boas ideias!

Quando falamos em criatividade infantil, existe uma relação direta com o hábito de ouvir e ler histórias. Mas, diferentemente dos adultos, essa relação é muito mais forte na primeira fase da vida: a leitura é, sim, um excelente caminho para aprender coisas novas, gerar inspiração e dar vida à imaginação.

Leia mais em: http://blog.girassolbrasil.com.br/como-a-leitura-desperta-a-criatividade-infantil/

Como criar a rotina da leitura noturna na infância?

Criar uma rotina de leituras permite que seus pequenos sejam cativados, de forma periódica, por uma história.

Ao ler o capítulo de um livro com seu filho até ele adormecer, você promove muitos benefícios na saúde dos pequenos. A sensação de conforto e segurança que o cérebro ativa acaba proporcionando uma noite muito mais tranquila, ajudando os pequenos com problemas comuns da idade, como pesadelos e o xixi noturno. Separamos dicas para você fomentar esse hábito:

  • Escolha livros apropriados para a idade da criança
  • Leia já no quarto, ao lado da cama ou junto do seu pequeno
  • Assuma um tom de voz mais calmo e tranquilo
  • Deixe que a criança veja o livro, compartilhem esse momento
  • Dedique-se à leitura e desconecte-se de aparelhos eletrônicos
  • Faça a leitura antes de dormir pelo menos três vezes por semana

Além de ler livros, responda os questionamentos que surgirem da criança. A troca de ideias que acontece com a leitura reforça o aprendizado e torna a experiência ainda mais memorável.

Apresentando os clássicos na literatura infantil

Se você deseja colocar os pequenos em contato com os clássicos da literatura infantil desde cedo, existe uma série de livros curtos que podem ser utilizados para criar uma rotina de leitura na sua casa. Separamos alguns:

  • Para ninar os pequeninos com carinho:este livro traz histórias do cotidiano que abordam sentimentos comuns da infância, desde as alegrias ao medo. Com este livro, a hora de dormir dos pequenos (e até dos bebês) vai se tornar ainda mais especial e as crianças terão bons sonhos. Com formato inovador em espiral, enquanto o adulto lê doces contos de ninar, a criança admira belas ilustrações.
  • 365 noites com a Turma da Mônica: as crianças terão histórias para cada noite do ano. Com ilustrações encantadoras, o sono dos pequenos vai ser embalado pelos amados personagens da Turma da Mônica. É só abrir o livro para sorrir e sonhar.

“Quando a criança dorme no meio da história, o inconsciente se identifica com aquele conflito.”

Paula Furtado

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *