O período de férias escolares é o mais esperado por todos os alunos. Um tempo para relaxar, brincar, passear e se conectar mais à família e aos amigos, mas sem deixar tudo o que foi aprendido de lado.
O cérebro da criança aprende brincando, portanto, o período de férias é o momento ideal para investir nesse método e fazer com que o processo de aprendizagem continue mesmo longe das escolas. Ao brincar, a criança administra melhor o que acontece em sua vida.
Muitas pessoas acreditam que aumentar o tempo de estudos potencializa o rendimento, mas não é bem assim que funciona. De acordo com Lúcia Wolmer, diretora pedagógica da escola bilíngue Maple Bear de João Pessoa: “as crianças pequenas, desde que inseridas num contexto adequado, aprendem com menos esforço”. Portanto, manter o aprendizado presente na rotina da criança faz com que ela se mantenha atenta a tudo o que está acontecendo, sem que o seu conhecimento seja prejudicado.
Saber conciliar o estudo com a diversão não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Para uma criança, “brinquedo pode ser qualquer coisa, porque é ela quem dá sentido ao objeto”, afirma a psicóloga e gerente do Setor de Voluntariado do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, Rita Lous. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você nesse momento.
Planeje antes de agir!
Que tal começar listando as brincadeiras, jogos, filmes e livros que você e seu filho mais gostam?
Outra dica é estabelecer algumas metas para as crianças. Não precisa ser nada muito elaborado, apenas deixe a criança acompanhar o processo e se interessar pela atividade que vocês farão durante esse período de férias.
Diversão alinhada a novos conhecimentos
Sabemos que o desafio é grande, mas não é impossível! O ideal é buscar por atividades divertidas que estimulem a criançada, trabalhem a memória, instiguem o aprendizado, exijam coordenação motora e outros atributos.
Não é preciso misturar todas essas características e habilidades em uma brincadeira só, por exemplo:
- Assista a filmes para ensinar sobre história às crianças;
- Filmes e séries para aprender conceitos básicos de química de forma divertida;
- Confira as programações culturais da sua cidade e leve a criançada para conhecer alguns dos pontos turísticos e atrações principais.
Lendo, brincando e aprendendo
As histórias ajudam a criança a descobrir o que ela está sentindo e como ela pode lidar com os sentimentos, como raiva, agressividade e ansiedade. Ler também ajuda com a atenção, concentração e foco, já que existe um comprometimento de acompanhar a história até o final. Na prática, essa concentração pode amenizar a dispersão da criança, melhorando a relação dela com outros amiguinhos e com as próprias atividades escolares.
Leia mais: http://blog.girassolbrasil.com.br/como-a-leitura-desperta-a-criatividade-infantil/
Separamos algumas histórias que despertam a imaginação e contribuem para mais uma série de benefícios para a criança.
Circuito Aventura
Férias com a Turma em um acampamento é pura diversão!
Em meio a planos infalíveis e muita alegria, Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali terão que enfrentar muitos desafios. Como será que eles vão se sair? Uma divertida história de aventuras que fala sobre medos e superações.
Assista ao vídeo: Circuito Aventura – Coleção Bem me quer
Clássicos Ilustrados da Turma da Mônica para Colorir
Ao colorir, a criança consegue controlar os movimentos da sua mão corretamente, melhorando a coordenação motora fina. Nada melhor do que incentivar esse hábito com a Turma da Mônica!
Os já conhecidos Clássicos Ilustrados da Turma da Mônica ganharam uma versão para colorir com muita magia e aventuras para todos os momentos.
Clique aqui para conhecer mais
Meu Primeiro Livro de Palavras Cruzadas e Caça-Palavras
As palavras cruzadas e os caça-palavras são ótimos exercícios para exercitar a mente e desenvolver o raciocínio. Com este livro, as crianças vão ter o primeiro contato com esse universo incrível e se encantar desde pequenas com atividades estimulantes para o cérebro.
Clique aqui para conhecer mais
“O brincar é a mais alta forma de pesquisa.”
Albert Einstein
Fonte:
Add Comment