O papel da figura paterna no desenvolvimento infantil

A criação dos filhos é um processo delicado, que gera muitos impactos a longo prazo. Nesse cenário, o papel e o apoio familiar são fundamentais para que as crianças cresçam saudáveis, felizes e amadas.

A figura paterna faz parte desse importante contato inicial dos pequenos com o mundo. Os responsáveis por orientar, acolher e ensinar às crianças suas primeiras referências sobre o mundo, que podem ser levadas por toda a vida, são as pessoas que de fato as criam –  não necessariamente sendo seus pais biológicos, podendo ser padrinhos, tios, avôs, padrastos, irmãos e amigos.

O papel da figura paterna no desenvolvimento infantil
Imagem: criado por Freepik

Em um artigo divulgado na Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia e escrito por Edyleine Bellini Peroni Benczik, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, é apontada a importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil.

Segundo o artigo, “é reconhecido como importante o papel do pai no desenvolvimento da criança, e a interação entre pai e filho é um dos fatores decisivos para o desenvolvimento cognitivo e social, facilitando a capacidade de aprendizagem e a integração da criança na comunidade. A experiência clínica tem mostrado que, na vida adulta, as representações dessa vivência insurgem nas várias possibilidades de construção psicoafetiva, com repercussão nas relações sociais”.

Já de acordo com um infográfico derivado de um estudo realizado pela Academia de Ciências dos Estados Unidos (National Academy of Sciences),chamado The Father Effect, a participação ativa de pais na criação de seus filhos auxilia no desenvolvimento de melhores habilidades linguísticas e cognitivas, mais segurança emocional e melhores conexões sociais ao longo da vida.

Esses estudos apontam que crianças que convivem com a figura de um pai conseguem desenvolver habilidades de forma mais efetiva e ter um crescimento mais saudável. Mas o que seria, de fato, a figura paterna? Como ela se apresenta em diferentes famílias?

O que é a figura paterna

A figura paterna vai além da presença de um pai, tendo mais relação com uma presença masculina que assume esse papel familiar essencial durante o crescimento e desenvolvimento das crianças. É uma figura que também oferece amor, carinho e ensina sobre relações pessoais.

Sabemos que uma família pode ser constituída de diversas formas, e é por isso que a figura paterna também existe de maneiras diferentes, mas igualmente importantes. Esse papel pode ser ocupado por um pai biológico, mas, em famílias em que o pai é ausente ou possuem duas mães, por exemplo, essa referência também pode ser buscada em outro membro da família ou do ciclo de amigos: um tio, irmão, avô, padrinho, padrasto ou um amigo muito querido.

A importância da figura paterna para a criança

Os papéis da figura paterna são fundamentais para que os pequenos construam relações saudáveis. Essa outra pessoa é a primeira a se conectar com o bebê depois da mãe. É com ela que a criança aprende sobre confiança e constrói um bom convívio em comunidade, além de explorar o mundo ao redor com mais intensidade, melhorando seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Com a figura paterna, a criança também aprende sobre limites, regras, empatia e como lidar com conflitos. Junto com a(s) mãe(s), esses responsáveis vão dividir ensinamentos e compartilhar visões diferentes de mundo, o que é positivo para que os jovens tomem suas próprias decisões e formem suas próprias opiniões.

Vale lembrar que o mesmo se aplica para a figura materna: não é, necessariamente, a mãe biológica.

Ser pai é brincar, educar e cuidar

Ser pai é acolher, é mostrar para a criança que está presente e sempre de braços abertos. É abrir a porta para um novo caminho repleto de amizades, aprendizados e momentos inesquecíveis. É brincar e também ensinar brincando, falar sobre a vida com leveza e a responsabilidade de quem vai guiar outro ser humano ao seu verdadeiro destino. É apresentar o certo e errado, valorizar as conquistas e corrigir os erros. É proteger, zelar e se preocupar com a criança como se ela fosse parte dele mesmo, porque, na verdade, ela reproduz uma parte de quem ele é.

Nós, da editora Girassol, desejamos a todos um feliz dia dos pais!

Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante

durante a infância de uma pessoa do que a necessidade de

sentir-se protegido por um pai.

Sigmund Freud

Fontes das pesquisas colocadas no artigo:

http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/181/a-importancia-da-figura-paterna-para-o-desenvolvimento-infantil

https://www.nap.edu/visualizations/father-effect/

https://www.nap.edu/read/21868/chapter/1

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *