Leitura em voz alta: por que incentivar este hábito?

A leitura em voz alta é um hábito que costumamos desenvolver na infância, em sala de aula. É provável que todos tenhamos uma recordação de alguma aula de português em que o professor pediu para que cada aluno lesse para a classe um trecho de um livro com o objetivo de discutir a leitura mais tarde. Entretanto, esse é um hábito que, mesmo sendo muito benéfico para jovens e crianças, costuma não ser estimulado pelos pais ou responsáveis. Para mudarmos este cenário, listamos na sequência vários motivos para que você passe a incentivar a leitura em voz alta em casa também!

Avô fazendo leitura em voz alta para a criança.
Fonte: Tima Miroshnichenko/Pexels

Antes de apresentarmos os principais benefícios da leitura em voz alta, vale lembrar que este é um hábito que, quando incentivado em casa e observado de perto pelos pais e responsáveis, permite avaliar a capacidade de leitura da criança. Ouvir a criança ler possibilita analisar quão avançada é sua habilidade e também em quais pontos ela pode ser melhorada.

O que pais e responsáveis devem observar:

  • Qual foi a precisão do que é lido em comparação com o texto? A criança pula palavras ou as pronuncia errado? Nesses casos, é interessante avaliar se o livro escolhido não é avançado demais para as habilidades dela.
  • Em que velocidade a criança está lendo? Ler devagar demais também pode ser indicação de que o livro escolhido é muito avançado, enquanto ler rápido demais pode nem sempre ser algo positivo, pois pode comprometer a precisão da leitura e entendimento do texto.
  • A criança compreende o ritmo do texto? Ela respeita as pausas das pontuações e as entonações? Mesmo que falte aos jovens leitores a experiência necessária para entonar certas palavras, é interessante que eles já saibam compreender e respeitar as pausas das pontuações no texto.

Quando a criança consegue ler com precisão, com ritmo e com a entonação correta, isso indica que sua leitura é fluida e que ela está confortável com o texto que ela lê. Observar isso é importante, pois evita que a escolha errada de um livro frustre a criança e comprometa o interesse dela pela leitura.

Agora vamos conhecer os benefícios da leitura em voz alta!

Melhora da compreensão e pronúncia

O primeiro e provavelmente mais óbvio benefícios de todos, é que com o exercício da leitura em voz alta a criança melhora sua interpretação de texto e aprende com mais facilidade a pronúncia correta das palavras – contando, claro, com a supervisão e ajuda de um adulto.

Melhora da fluência na leitura

Um leitor fluente lê sem empecilhos, num ritmo confortável e fazendo o uso correto da entonação e da pontuação, de acordo com cada propósito no texto. Mencionamos anteriormente que é possível avaliar a fluência da leitura da criança ao observá-la lendo em voz alta. Então, nada mais justo do que considerar que, quanto mais ela lê em voz alta, mais fluente ela fica – tanto na leitura, quanto na comunicação verbal.

Fixação do vocabulário aprendido

Apesar do aprendizado de novas palavras ser um benefício da leitura de modo geral, quando a criança pronuncia em voz alta o que lê, ela consegue não apenas se certificar da pronúncia correta da palavra, como também acaba fixando melhor aquela palavra e o que ela significa. Além disso, um estudo realizado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, aponta que ler em voz alta tem grande impacto na memorização de informações, o que beneficia o aprendizado das crianças de maneira geral.

Ganho de confiança

Depois de resgatarmos no início deste post a lembrança da leitura em sala de aula, fica ainda mais simples perceber a importância de se praticar a leitura em voz alta em casa. Mesmo que você não tenha vivido essa experiência, provavelmente teve algum colega de classe que demonstrava dificuldades ao ler para a turma inteira. Por isso, reforçamos o quão importante é a prática deste hábito, pois quanto mais a criança lê, mais ela se sente confiante em sua habilidade – o que acaba beneficiando também seu desempenho em sala de aula.

Estreita os laços familiares

Acompanhar a criança no momento de leitura, fazendo papel de professor e plateia ao mesmo tempo, é uma ótima maneira de estreitar os laços familiares entre vocês! Por servimos com frequência como aspirações dos pequenos, eles se sentem orgulhosos de demonstrar seus feitos para nós. Esse momento em especial abre oportunidade para que você leia em voz alta para a criança também! Tanto para que ela se sinta encorajada e incentivada a praticar até ter a sua fluência, quanto para ensiná-la outro beneficio da leitura em voz alta (quando feita por outras pessoas): o aperfeiçoamento da escuta ativa. O estímulo à escuta ativa é uma das chaves principais para a construção de diálogos mais eficientes – e com certeza a criança que lê em voz alta ficará craque na interação eficaz!

Sugestões de leitura

Para treinar a leitura em voz alta, é interessante que a criança comece por livros com histórias curtas e de enredo não muito complicado. Preparamos uma seleção perfeita para você compor a biblioteca dos pequenos:

Conte Uma Fábula
Este livro foi pensado para a interação entre pais e filhos no momento tão especial da leitura compartilhada. Com indicações de idade, orientações sobre o tom de voz nos diálogos e tempo de leitura — além de lindas ilustrações —, suas páginas vão tornar a experiência de contar as mais belas e clássicas fábulas em um momento mágico, edificante e inesquecível para os pequenos.

Coleção Turma da Monica – Lendas Brasileiras
Aprender sobre o folclore é muito importante e, com a Turma da Mônica, a leitura vai ficar ainda mais divertida! Boitatá, Iara, Saci e muitas outras lendas brasileiras vão dar asas à imaginação das crianças. Um presente inesquecível!

Contos de 5 Minutos
Este livro é um baú mágico que transportará você a um mundo cheio de emoção, mistério, surpresas e fantasia. Nele você encontrará as histórias de sempre, com começos e finais divertidos, para poder ler ou contar a seus amigos, seus irmãos, seus colegas, seus filhos, seus pais, seus avós, seus netos… em apenas 5 minutos. Contos cheios de imaginação e aventura, acompanhados de lindas ilustrações e prontos para conquistar o coração dos pequenos e adultos, tornando mágicos mesmo os mais curtos momentos de leitura compartilhada.

Desejamos uma boa leitura! 😊


Se você gostou desse conteúdo, pode também se interessar por:

O que as crianças aprendem com a leitura
Leitura noturna: fixando o hábito de ler para as crianças antes de dormir


Fonte
https://www.educatorsden.com/10-reasons-why-your-child-should-read-aloud/

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *