A comunicação oral e escrita na infância

A comunicação é uma habilidade essencial desde os primórdios da humanidade. Dos tempos das pinturas rupestres até os dias atuais, a capacidade de se expressar oralmente e por escrito tem sido fundamental para o desenvolvimento individual e coletivo. No mundo contemporâneo, onde os meios e ferramentas digitais se tornam cada vez mais prevalentes, incentivar as habilidades de comunicação oral e escrita nas crianças se torna mais importante que nunca. Neste post, exploramos estratégias e dicas sobre como promover essas habilidades cruciais para o sucesso acadêmico e pessoal das crianças, preparando-as para um mundo em constante transformação.

a comunicação oral e escrita na infância
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Ao observarmos a importância da comunicação oral e escrita, percebemos que elas desempenham papéis distintos, porém complementares, no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Enquanto a comunicação oral é a base para a interação social e a expressão de ideias de forma imediata, a comunicação escrita amplia as possibilidades de registro, reflexão e comunicação em contextos mais formais. Entender essas diferenças é fundamental para orientar as estratégias de incentivo às crianças.

O aprendizado da comunicação oral e escrita começa desde cedo, integrando-se naturalmente às experiências do dia a dia. Na infância, as crianças aprendem a se comunicar oralmente ao interagir com familiares, amigos e professores, enquanto a exposição a diferentes materiais escritos, como livros e revistas, contribui para o desenvolvimento da alfabetização e da compreensão textual. Essa integração entre os dois modos de comunicação é essencial para o desenvolvimento de habilidades linguísticas abrangentes.

Entre as principais desvantagens na comunicação oral, destacam-se a timidez e a ansiedade social, que podem inibir a expressão verbal e prejudicar a participação ativa em situações de diálogo e interação. Além disso, dificuldades na articulação de palavras e na pronúncia correta podem afetar a clareza e a compreensão da mensagem transmitida. No caso da comunicação escrita, a ortografia e a gramática podem representar obstáculos significativos, especialmente para crianças com dificuldades de aprendizagem ou dislexia. A falta de prática e o desinteresse pelo hábito de leitura também podem comprometer o desenvolvimento da escrita, limitando a capacidade de expressar ideias de forma coerente e persuasiva.

De forma objetiva, a melhor maneira de desenvolver e aprimorar as habilidades de comunicação é através de uma abordagem integrada e diversificada, que combine teoria e prática em um ambiente estimulante e acolhedor. Incentivar a participação ativa das crianças em atividades que promovam a expressão oral, bem como proporcionar oportunidades para a produção de textos variados, são maneiras de trabalhar essas habilidades e colaborar com o desenvolvimento integral deles.

Na sequência, sugerimos algumas atividades que podem ser feitas em sala de aula ou em casa com os pequenos para estimular o aprendizado da comunicação oral e escrita:

  • Desenhos com descrição
    Peça para as crianças desenharem uma cena e, em seguida, descreverem verbalmente o que desenharam. Isso estimula a capacidade de expressão.
  • Jogo de adivinhação
    Brinque com os pequenos de adivinhar objetos ou personagens com base em pistas verbais. Essa atividade incentiva a descrição em detalhes.
  • Cartas e e-mails
    Incentive as crianças a escreverem cartas ou e-mails para familiares ou amigos. O objetivo é que assim elas pratiquem a escrita e a organização de ideias.
  • Histórias em grupo
    Encoraje as crianças a criarem histórias em grupo, onde cada uma contribui com uma parte da narrativa oralmente, promovendo colaboração e desenvolvimento da habilidade de contar histórias.
  • Teatro de fantoches
    Organize sessões de teatro de fantoches, onde as crianças podem criar roteiros simples e atuar, praticando a expressão verbal e a improvisação.
  • Entrevistas imaginárias
    Proponha situações de entrevistas imaginárias, onde as crianças assumem papéis diferentes e se entrevistam umas às outras, desenvolvendo habilidades de questionamento e resposta oral.
  • Painéis de notícias
    Crie painéis de notícias onde as crianças podem apresentar informações sobre temas de interesse, praticando a pesquisa, a síntese e a apresentação oral.
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  • Redações colaborativas
    Proponha atividades de redação colaborativa, onde as crianças escrevem histórias, poemas ou textos em conjunto, estimulando a cooperação e a organização de ideias por escrito.
  • Apresentações de trabalhos
    Organize momentos em sala de aula para que as crianças apresentem seus trabalhos, incentivando a prática da fala em público e a clareza na exposição de ideias.
  • Diário pessoal
    Incentive as crianças a manterem um diário pessoal, onde possam registrar suas experiências, sentimentos e pensamentos, promovendo a prática da escrita diária e a reflexão sobre si mesmas.
  • Concursos de contos
    Promova concursos de contos entre as crianças, onde elas possam criar e compartilhar suas próprias histórias, desenvolvendo a criatividade, a escrita e a capacidade de revisão e edição.
  • Clubes do livro
    Estimule a criação de clubes do livro entre as crianças, onde elas possam discutir e compartilhar suas opiniões sobre os livros lidos, promovendo a expressão oral e a capacidade de argumentação.

Era Uma Vez – Aprendendo Português
Este livro reúne nove histórias de fadas contadas por Paula Furtado para estimular o aprendizado da língua e os sentimentos positivos nas crianças – como coragem, autoestima, amor e respeito ao próximo. As duas histórias finais, criadas pela autora, brincam com a sonoridade das letras, incentivando a criatividade, a leitura e a escrita dos pequenos. Ao final de todas as histórias há atividades ligadas ao processo de alfabetização para o professor fazer com os alunos.

Jacaré Janta Jaca
Três motivos por que toda criança que está começando a ler adora o livro Jacaré janta jaca: porque é muito fácil, cada frase tem apenas 3 palavras; porque é cheio de animais que as crianças adoram; e porque é muito engraçado, tem cada frase maluca! Além disso, cada página aborda um tema diferente para ser explorado de forma lúdica e divertida como: frutas, vegetais, animais da fazenda, meios de transportes, música, valores, conceitos éticos e muito mais! Com instruções para pais e educadores trabalharem o livro com a criança, há um jogo de palavras para a criança assimilar melhor o conteúdo, basta recortar as peças!


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