Sabia que comer saudável ajuda o meio ambiente?

Seja para estimular o crescimento ou evitar problemas de saúde, fazer uma criança comer saudável costuma ser uma das principais preocupações de pais e responsáveis. Mas você sabia que, para além do benefício para a saúde da própria criança, a alimentação saudável também colabora positivamente para a preservação da natureza? Neste segundo post do Mês do Meio Ambiente, explicamos para você como a mudança na dieta das crianças e da sua família pode colaborar para o bem-estar de todos e para um futuro sustentável!

por que comer saudável beneficia o meio ambiente?
Fonte: Alex Green/Pexels

Cuidar dos hábitos alimentares das crianças é fundamental para contribuir com o desenvolvimento físico e mental delas. Por esse motivo, é importante incentivar que elas façam refeições equilibradas desde cedo, oferecendo sempre alimentos variados, nutritivos e, quando possível, evitando o consumo de produtos ultraprocessados ou ricos em açúcares e gorduras. Além disso, é essencial promover dentro de casa e na escola a educação alimentar, para que os jovens e crianças possam tomar decisões mais conscientes e saudáveis ao escolher os alimentos que consomem sem a supervisão de pais e responsáveis.

É interessante também que dentro da educação alimentar sejam inclusas informações sobre como nossa alimentação impacta o meio ambiente. Comer saudável é uma das inúmeras maneiras de ajudarmos na preservação dos nossos ecossistemas e garantirmos para as crianças um futuro mais sustentável. Explicamos na sequência os principais impactos da nossa alimentação no meio ambiente.

Desmatamento

Com a expansão da indústria alimentícia, muitas áreas florestais acabam sendo desmatadas para a criação de terras agrícolas, principalmente para cultivo de grãos e de gado. O desmatamento resulta na perda da biodiversidade da região, destruição de habitats naturais e liberação de grandes quantidades de carbono na nossa atmosfera.

Uso intensivo de água

Para dar conta de seus processos, a indústria alimentícia consome grandes quantidades de água, seja para irrigação, processamento de alimentos ou criação de animais. A agricultura intensiva, em particular, requer irrigação extensiva, levando ao esgotamento de recursos hídricos em muitas regiões. Além disso, é comum vermos notícias sobre como a indústria costuma poluir a água com resíduos químicos e agrotóxicos.

Uso de agrotóxicos e fertilizantes

Outra grave queixa contra a indústria é sobre o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos para aumentar a produção de alimentos. Essas substâncias podem contaminar o solo, a água e afetar a saúde humana e a biodiversidade. O uso excessivo de fertilizantes também contribui para a eutrofização de rios, lagos e oceanos, levando ao crescimento descontrolado de algas e redução do oxigênio disponível para outras formas de vida.

Resíduos e embalagens

A produção de alimentos industrializados gera também uma quantidade significativa de resíduos, desde os restos de alimentos descartados até as embalagens utilizadas, e a gestão inadequada desses resíduos pode resultar na poluição do solo e da água. Ao mesmo tempo, muitas das embalagens utilizadas são feitas de plástico, o que contribui para os problemas relacionados aos resíduos plásticos.

É importante que não apenas a indústria alimentícia, como nós individualmente, adotemos medidas sustentáveis e busquemos soluções que minimizem esses impactos no meio ambiente. Comer saudável pode ser uma dessas medidas! A seguir, listamos algumas atitudes e hábitos simples que você pode incluir no seu dia a dia para diminuir o impacto da dieta da sua família no meio ambiente – e de quebra colaborar para uma alimentação mais saudável para todos.

Compreenda o processo de produção

Muitas vezes compramos alimentos sem nos atentarmos aos processos que os levam até a nossa mesa. Muitas das etapas de produção dos alimentos industrializados são prejudiciais ao planeta — desde a sua fabricação até a embalagem e transporte. Considere consumir e oferecer às crianças alimentos com menos etapas na cadeia produtiva.

Compre de produtores sustentáveis e/ou orgânicos

Produtores sustentáveis se concentram em práticas que buscam minimizar o impacto ambiental. Eles podem adotar medidas como conservação de energia, gestão eficiente de recursos hídricos, redução de resíduos e uso responsável de fertilizantes e pesticidas. Enquanto os produtores orgânicos seguem um conjunto específico de regulamentos e padrões definidos por órgãos de certificação. Eles evitam o uso de fertilizantes sintéticos, pesticidas químicos e organismos geneticamente modificados, priorizando o uso de métodos naturais e orgânicos, como compostagem, rotação de culturas, controle biológico de pragas e manejo sustentável do solo.

Saiba o que você e sua família consomem

Comer saudável pode ser tão simples quanto ler o rótulo de um produto ou optar por fazer mais refeições em casa! Procure saber qual a origem dos alimentos que você consome e tente escolher por alimentos integrais, produzidos de forma sustentável, ao invés de optar por alimentos altamente processados. Preparar refeições em casa também é uma ótima alternativa para evitar o consumo de alimentos que podem ser prejudiciais para o corpo e para o meio ambiente.

Torne sua dieta mais diversa e verde

Promover escolhas mais conscientes e a diversidade alimentar é fundamental não apenas para que possamos comer saudável, mas também para estimularmos a sustentabilidade. Atualmente, as pessoas em muitos países estão consumindo mais alimentos de origem animal do que é realmente saudável para seus organismos, o que resulta em uma cadeira produtiva acelerada — estima-se que cerca de 60% da terra agrícola do mundo é usada para pastagem de gado. Ao escolher alimentos mais diversos e de origem vegetal em vez de produtos de origem animal, reduzimos significativamente o uso de recursos naturais, como água, terra e energia, além de contribuirmos para a diminuição do desmatamento, da degradação do solo e da perda de biodiversidade.

Em resumo, comer saudável é uma maneira poderosa de reduzir nossa pegada ambiental e contribuir para a sustentabilidade e preservação do planeta. Mas sabemos que não é tão fácil assim convencer as crianças disso, por isso trouxemos algumas sugestões de leitura que podem ajudar neste processo!

Muitas Coisas Para Procurar nos Alimentos
Com mais de 100 alimentos diferentes para procurar, todos incrivelmente ilustrados e cheios de detalhes, este livro é uma excelente oportunidade para dar asas à imaginação. Olho vivo! Muitas coisas para procurar nos alimentos tem adesivos grandes para colar nas páginas ou onde você quiser, e atividades para procurar e encontrar e aprender números, formas, cores e opostos. Livro ideal para apresentar os alimentos para os pequenos de maneira interativa e divertida.

Não Alimente os Monstros
Com texto rimado e ricas ilustrações, o livro “Não Alimente os Monstros” apresenta para as crianças divertidas criaturas e suas interessantes dietas. Será que podemos alimentar o vampiro com docinhos? A resposta para esta e outras perguntas as crianças descobrirão durante a leitura, colocando a mão na boca de cada monstrinho! A coleção “Não Alimente” traz uma mensagem lúdica e educativa para as crianças, ensinando-lhes a respeitar as escolhas alimentares de cada um.


Se você gostou deste post, pode também se interessar por:
Os benefícios da cozinha afetiva para pais e filhos

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *