26 atividades para fazer nas férias escolares

Agora que as celebrações de fim de ano estão encerradas, está oficialmente aberta a temporada de férias escolares! Apesar das crianças aguardarem ansiosamente por este período do ano, sabemos também que após poucos dias sem uma rotina estruturada ou atividades para mantê-las ocupadas, elas ficam extremamente entediadas – e nada mais desafiador para pais e responsáveis do que lidar com uma criança com acúmulo de energia. Pensando nisso, preparamos para você uma seleção de atividades para fazer com os pequenos durante as férias escolares!

atividades para fazer nas férias escolares
Fonte: Tatiana Syrikova/Pexels

Esteja você também de férias ou não, lidar com a presença das crianças em casa por um período estendido de tempo com certeza não é fácil. Mantê-las ocupadas e, sempre que possível, longe das telas, é uma tarefa que requer bastante energia e planejamento. Para te ajudar na intensa rotina de férias escolares, listamos na sequência várias atividades que podem ser feitas com as crianças, sozinhas ou acompanhadas, e que vão mantê-las entretidas e com o pensamento afiado mesmo longe da sala de aula.

Atividades com água

Nada melhor do que aproveitar as altas temperaturas do verão brasileiro para fazer algumas atividades refrescantes com as crianças! Temos sugestões das mais comuns às mais radicais:

  • Visitar a praia
  • Brincar com balões de água
  • Ir à piscina
  • Fazer um escorregador molhado:

Para fazer um escorregador molhado você precisa apenas de um espaço amplo (preferencialmente com inclinação), uma lona ou material deslizante, água e sabonete. Opte por locais sem pedras ou buracos e com grama, se possível. Posicione a lona no lugar escolhido, certificando-se de fixar suas pontas no chão com a ajuda de estacas ou objetos pesados. Agora é só molhar toda a superfície do seu escorregador e, se necessário, acrescentar sabonete na mistura – recomendamos os sabonetes infantis do tipo que não irrita os olhos. E pronto! Agora é só chamar a criançada para se divertir.

  • Ajudar a lavar o carro
  • Brincar com barquinhos de papel
  • Desenhar no chão com água

Dica: junto da criança, liste todas as opções de atividades que ela pode fazer, selecione as que ela mais gostar e as organize em um calendário para os dias seguintes – isso vai te poupar tempo e vai manter a criança animada e ansiosa pelas próximas atividades!

Atividades educativas

  • Montar a árvore genealógica família
  • Fazer um teste científico
  • Aprender sobre um novo país:

Que tal separar um dia inteirinho de atividades para a criança aprender sobre um novo país? Juntos vocês podem ler uma história sobre o país, ou ver um desenho ou filme. Depois, vocês podem jogar algum jogo ou fazer algum esporte que seja bastante popular naquela região. Por fim, sugerimos um passeio gastronômico por algum prato principal e uma sobremesa típica do lugar escolhido. Se optarem pela França, por exemplo, vocês podem assistir ao filme Ratatouille, jogar tênis e encerrar o dia comendo croque-monsieur (sanduíche grelhado e presunto e queijo) e soufflé au chocolate – ou, como popularizado por aqui, petit gateau de chocolate.

  • Fazer atividades artísticas (desenhar, modelar, pintar)
  • Criar um livro de histórias em quadrinho

Atividades em parque

  • Piquenique
  • Empinar pipa
  • Jogar futebol
  • Andar de bicicleta
  • Caça ao tesouro:

Antes de sair de casa, faça com a criança uma lista de coisas que podem ser encontradas em um parque, por exemplo: flores, lago, animais, bicicletas, carrinho de pipoca e por aí vai. Incentive a criança a sugerir também algumas coisas para colocar na lista. Depois, já no parque e enquanto passeiam, vá riscando todos aqueles itens que vocês encontrarem. Para deixar ainda mais divertida a brincadeira, você pode definir diferentes metas, com diferentes prêmios para cada acerto, como: se a criança encontrar 5 itens ela ganha um sorvete, mas se encontrar todos os itens da lista ela ganha um sorvete e outro item à escolha dela. Com certeza ela vai se divertir muito!

  • Jogar frisbee
  • Observar as nuvens
  • Brincar no parquinho

Atividades em casa

  • Construir um forte
  • Fazer cupcakes
  • Adivinhar qual o objeto
  • Aprender truques de mágica
  • Jogar um jogo de tabuleiro
  • Ler vários livros

Claro que não deixaríamos de recomendar ótimas leituras para as crianças fazerem nestas férias escolares! Abaixo sugerimos alguns livros por faixa etária:

De 3 a 5 anos

Contos de 5 Minutos
Este livro é um baú mágico que transportará você a um mundo cheio de emoção, mistério, surpresas e fantasia. Nele você encontrará as histórias de sempre, com começos e finais divertidos, para poder ler ou contar a seus amigos, seus irmãos, seus colegas, seus filhos, seus pais, seus avós, seus netos… em apenas 5 minutos. Contos cheios de imaginação e aventura, acompanhados de lindas ilustrações e prontos para conquistar o coração dos pequenos e adultos, tornando mágicos mesmo os mais curtos momentos de leitura compartilhada.

Turma da Mônica: Folclore Para Crianças
Recheado com pegadinhas, parlendas, crendices, provérbios, acalantos e trovas infantis, este livro mostra o quanto o folclore está presente em nosso dia a dia e como continua atrativo, mesmo em tempos de tablets, smartphones, aplicativos e videogames. Mais do que um guia ilustrado, Turma da Mônica — Folclore para crianças é uma obra importante para semear e cultivar o folclore vivo no coração dos pequenos.

Conheça outros livros para crianças de 3 a 5 anos clicando aqui.

De 6 a 8 anos

Histórias Fantásticas e de Medo
No mundo da fantasia, há espaço para muita imaginação, diversão e aventura — e por que não um pouco de medo e suspense? Aqui reunimos histórias instigantes e ricamente ilustradas para aguçar a criatividade e a coragem dos pequenos, que vão encontrar em suas páginas terreno fértil para a imaginação!

Turma da Mônica: Como? Onde? Por quê?
Com este livro, as crianças vão descobrir as respostas para as perguntas mais cabeludas sobre o corpo humano, os animais e o planeta Terra com a Turma da Mônica! Perfeito para as mentes mais curiosas, este livro está recheado com muita informação, fotos, desenhos coloridos e cartoons, tornando a leitura pra lá de divertida. Tem também sugestões de atividades simples relacionadas aos temas abordados e um teste ao final de cada seção para saciar a curiosidade!

Conheça outros livros para crianças de 6 a 8 anos clicando aqui.

De 9 a 10 anos

Grandes Clássicos: Charles Dickens para Todos – Grandes Esperanças
Pip é um garoto normal da sua época… ou quase. Órfão, foi criado por sua irmã mais velha e o cunhado. Nunca tinha pensado muito a respeito de seu futuro, sua única pretensão era tornar-se ferreiro. Mas um encontro inesperado com um criminoso e um misterioso benfeitor que quer transformá-lo em um perfeito cavalheiro vão mudar os rumos de sua vida.

Turma da Mônica e Monteiro Lobato: O Sítio do Picapau Amarelo
Neste livro, você verá Narizinho e Emília se esbaldando com jabuticabas, lidando com vespas, abelhas e formigas, comendo as delícias preparadas pela Tia Nastácia e recebendo Pedrinho, que chega ao sítio, louco para saber as novidades. E não é só isso: a espevitada e falante boneca de pano vira Condessa, o porquinho Marquês de Rabicó se mete em uma encrenca sem tamanho e até o caubói Tom Mix, grande herói do cinema, aparece no sítio! Aqui, aventuras e estripulias sem fim dominam todas as páginas do livro, com os queridos personagens de Monteiro Lobato sendo interpretados pelos personagens de Mauricio de Sousa. Imperdível e surpreendente, este é um convite à leitura para crianças, jovens e adultos de todas as idades. Prepare-se para embarcar nesta saborosa mistura de fantasia e realidade!

Conheça outros livros para crianças de 9 a 10 anos clicando aqui.

De 11 a 13 anos

Enigma em Barcelona
Ângela ganhou uma bolsa de estudos e passará um ano estudando Arte em Barcelona. Justo agora que começava a sair com Bruno! Ao descobrir a Espanha, a garota descobre a si mesma, e descobre-se atraída por Augusto — mas ainda tem Bruno e tudo se complica. Transcendendo as páginas, descrições cuidadosas mergulham o leitor nas ruas espanholas. E a trama fervilha ao surgir um mistério: o roubo de uma obra de Picasso, um desenho que Ângela copiara inúmeras vezes em seus passeios.

Os Repórteres Clandestinos
Dois garotos judeus, John Freund e Ruda Stadler, odiavam o que estava acontecendo com sua cidade. John amava esportes e sentia falta de brincar ao ar livre com seus amigos. Ruda, que era alguns anos mais velho, resolveu agir. ele decidiu que os jovens judeus deviam, de alguma forma, lutar!

Conheça outros livros para crianças de 11 a 13 anos clicando aqui.

Atividades para baixar

Temos aqui em nosso blog algumas atividades muito interessantes para você baixar e fazer com os pequenos nessas férias escolares! Para saber mais sobre elas e fazer o download é só clicar aqui.

Boa diversão nessas férias escolares!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *