Alfabetização em casa: um desafio ainda maior em meio à pandemia e à digitalização

Como já falamos aqui, a leitura é capaz de proporcionar uma infindável lista de benefícios aos pequenos. Por isso mesmo, embora extremamente importante e recheado de descobertas, o processo de alfabetização – tão complexo e singular para cada criança – pode ser carregado de desafios.

Esse período também pode trazer contrariedades à família que, embora tenha um papel muito importante, pode não saber exatamente como auxiliar a criança nesse momento.

Agora, adicione à equação o período pandêmico e todos os elementos que o cenário traz: famílias trabalhando em casa, escolas fechadas ou funcionando em sistema híbrido, aulas on-line e crianças trancafiadas em casa. Como conciliar todas as tarefas e ainda estimular os pequenos nesse período tão importante?

Alfabetização em casa: um desafio ainda maior em meio à pandemia e à digitalização
Imagem: criado por Freepik

Segundo a Doutora em Estudos Linguísticos Angela Maria Gusso, “Algumas crianças no processo de aquisição [da leitura] seguem ritmos diferentes, caminhos também distintos e isso acontece mesmo na sala de aula. Os alunos apresentam individualidades, se relacionam de forma diferente com a escrita, e isso é normal”.

Pensando nisso, no artigo de hoje, falamos sobre como o potencial da união da escola com a família pode ajudar no processo de aprendizado dos pequenos. Essa união pode se dar de diferentes formas, e algumas delas são atividades simples no dia a dia:

  • Ler para as crianças desde cedo;
  • Ensinar às crianças os nomes das letras e seus sons;
  • Dar exemplos durante as atividades do dia a dia;
  • Incentivar as crianças a escrever;
  • Oferecer livros educativos.

Quer saber mais sobre elas? É só continuar lendo!

Ler para as crianças desde cedo

Ao contrário do que muitos acreditam, nunca é cedo demais para introduzir o mundo dos livros à rotina dos pequenos. Muito pelo contrário: o hábito de escutar histórias auxilia as crianças a conhecer e compreender os sons, como as letras se juntam e formam as sílabas e como o texto vai sendo construindo. Esse processo é conhecido no mundo acadêmico como a formação da consciência fonêmica.  

“Como a arte da leitura é a análise da fala, levemos desde logo o aluno a conhecer os valores fônicos das letras, porque é com o valor que há de ler e não com o nome delas” (Ribeiro, 1936, apud Mortatti, 2000: 54). 

Portanto, é importante praticar a leitura de histórias até mesmo com bebês. Saiba mais nesse artigo muito especial que publicamos há um tempinho!

Ensinar às crianças os nomes das letras e seus sons

Existem no mercado inúmeros brinquedos, jogos e livros interativos, que ajudam os pequenos a aprenderem essa habilidade de forma leve e natural. Ao ouvir uma história, bebês e crianças associam as letras aos sons, à formação de sílabas, às palavras e às imagens, por isso é importante se empenhar na entonação e até em uma atuação!

Dar exemplos durante as atividades do dia a dia

Ao estimular a leitura das placas nas ruas, dos letreiros dos ônibus, dos rótulos ou das embalagens dos alimentos e brinquedos, você ajuda a transformar o período de alfabetização como um momento leve, divertido e de descobertas, e não como um processo carregado de dificuldades. É comum, inclusive, que as crianças em período de introdução à leitura tentem ler todas as palavras que veem pela frente! Participe desse momento e incentive o aprendizado, sem dar as respostas de maneira fácil, encorajando as tentativas.

Incentivar as crianças a escrever

Quando falamos sobre alfabetização, precisamos entender que estimular a escrita é tão importante quanto promover a leitura. Por isso, é importante oferecer à criança cadernos, lápis e canetas, além de incentivá-la a escrever bilhetes e histórias.

Deixar recados, fazer cartões em datas comemorativas, convidá-la para montar a lista de supermercado e oferecer cadernos de caligrafia são atitudes de muito valor para o seu desenvolvimento no processo.

Oferecer livros educativos

Durante a fase de alfabetização, os livros são grandes aliados no desenvolvimento da memória e do vocabulário. Por meio das histórias, o livro apresenta de forma indireta as letras e as sílabas, o que colabora para que tudo seja leve e natural, sem a carga pesada de a alfabetização ser vista como uma obrigação.

Com um alfabetário e um jogo de montar frases, o livro Jacaré Janta Jaca é um belo aliado no processo de alfabetização dos pequenos. Com abordagem lúdica e bastante divertida, o livro traz frases formadas por apenas três palavras, oferecendo aos pequenos uma leitura fácil e dinâmica e incentivando a conexão com o universo dos animais.

Logo, temos em mãos uma conclusão valiosa: percebemos como é fundamental que a família participe do aprendizado – quer seja promovendo atividades em casa, quer seja ajudando as crianças com as tarefas escolares. Juntos, escola e núcleo familiar são capazes de promover um processo de aprendizagem mais fácil e dinâmico aos pequenos.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *