5 ocasiões para presentear com livros

Nos dias atuais, temos acesso a uma infinidade de opções de presentes para crianças, desde brinquedos, jogos e experiências até eletrônicos, mas presentear com livros continua sendo uma opção que resiste ao tempo. Os livros podem ter grande impacto na formação de uma criança, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico, da imaginação e da criatividade, além de ser uma ótima maneira de estreitar vínculos entre pais e filhos, através do momento de leitura. Mas presentear com livros não precisa ser uma ação feita apenas no Dia das Crianças ou aniversários, existem outras ocasiões em que livros são ótimas opções de presente!

ocasiões para presentear com livros
Fonte: Yan Krukov/Pexels

Os livros são uma excelente fonte de conhecimento e educação para crianças, pois ajudam a desenvolver o vocabulário, gramática e habilidades de comunicação. A leitura também promove o desenvolvimento cognitivo dos pequenos, incluindo memória, concentração, compreensão e atenção. Uma criança que lê regularmente tem mais chances de se destacar academicamente no futuro, sem mencionar que os livros podem apresentar às crianças novas culturas, ideias e perspectivas, expandindo sua visão de mundo. Agora que você já se convenceu de presentear uma criança com livros, que tal descobrir em quais ocasiões não convencionais você pode presenteá-la com um?

Em chás de bebê

Esta é uma ocasião em que a criança recebe o presente antes mesmo de nascer! Presentear com livros a partir da gestação da mãe é uma ótima maneira de garantir que durante todo o desenvolvimento da criança ela tenha contato com a leitura. Você pode escolher livros para que a mãe leia para o bebê ainda na barriga ou livros especiais para os primeiros meses da criança, que geralmente possuem detalhes como texturas e sons que estimulam o desenvolvimento motor e cognitivo. No site da Editora Girassol você encontra uma seção dedicada a eles, basta clicar aqui.

Como recompensa

Quando se trata de recompensar crianças, muitos pais e educadores tendem a recorrer a brinquedos, tecnologia ou doces. No entanto, presentear com livros pode ser uma alternativa mais valiosa e duradoura que pode ter um impacto positivo no desenvolvimento geral da criança. Alguns exemplos de ocasiões em que os livros podem servir como recompensa:

  • Quando a criança vencer algum medo, como apagar as luzes para dormir ou medo de animais, por exemplo;
  • Quando a criança experimentar alimentos que ela se recusava a comer;
  • Quando a criança tentar novos hobbies ou atividades que ela não demonstrava interesse;
  • Quando a criança demonstrar esforço e empenho para estudar para alguma prova – evitando a recompensa com base em rendimento/notas.

Presentear uma criança com um livro mostra que ler é uma atividade agradável e gratificante e também pode ajudar a criar uma associação positiva com a leitura, tornando mais provável que a criança continue a ler por prazer no futuro.

Como lembrança de viagem

Comprar livros como lembrança de viagem é uma maneira interessante de alimentar a biblioteca das crianças e ajudá-las a reterem memórias. Os livros podem ser encontrados em pequenas livrarias locais do destino de viagem, ou nas livrarias de aeroportos e rodoviárias. Permita que a criança escolha um livro de seu interesse e depois você pode escrever no livro a data da viagem e local, para eternizar a memória.

Em datas temáticas ou comemorativas

Outra alternativa é presentear em datas comemorativas com temáticas específicas, como o Dia do Folclore ou da Natureza, por exemplo. Assim, você pode incentivar a leitura que não apenas entretém, como também informa! Para estas ocasiões, o ideal é presentear com livros que sigam a temática do dia. Para te ajudar, sugerimos na sequência algumas datas e livros que são ótimas sugestões de leitura:

Dia do Folclore

Turma da Mônica – Lendas Brasileiras por Mauricio de Sousa
Aqui estão reunidas 12 das lendas brasileiras mais conhecidas, que as crianças adoram! E o mais legal é que todas são representadas pelos graciosos personagens da Turma da Mônica. Uma obra rica e especial que as crianças não podem ficar sem. Por meio do QR Code, o leitor tem acesso a narração de todas as histórias feitas exclusivamente por Mauricio de Sousa.

Dia da Natureza

Turma da Mônica – Pequeno Manual do Meio Ambiente
Com ilustrações de Mauricio de Sousa este livro fala sobre a importância da natureza, conhecer as características especiais dos ecossistemas brasileiros, entender os problemas ambientais e o que pode ser feito para amenizá-los. Durante a leitura, você vai observar os seres vivos e os locais onde eles vivem.

Halloween

Histórias de Bruxas e de Terror
Desde tempos remotos as bruxas e outras criaturas mágicas estão presentes nos contos mais aterrorizantes, provocando arrepios em qualquer um. Neste livro, estão reunidas algumas histórias de deixar os cabelos em pé, que vão despertar a coragem dos pequenos para avançar as páginas e aguçar sua imaginação com lindas ilustrações!

Natal

Grandes Clássicos: Charles Dickens para Todos – Uma Canção de Natal
Quem pode fazer um velho e malvado homem amar o Natal? Talvez um fantasma? (Ou três!) Scrooge é um homem muito rico. Mais rico do que metade dos banqueiros da Inglaterra. No entanto, seu coração é mais gelado que a neve. Quando o Natal chega, Scrooge não quer passar a data com a família ou amigos (não que ele tenha muitos), mas prefere se isolar em seu escritório com suas pilhas de dinheiro. Tudo isso muda quando recebe a visita de três espíritos natalinos que o levarão a uma aventura por sua própria vida. Será que vai dar tempo de mudar e deixar de ser tão mesquinho antes que seja tarde demais?

Como presente de graduação

As graduações são um marco na vida de uma pessoa, seja na pré-escola, no ensino médio ou na faculdade. Presentear uma criança com um livro no dia da formatura pode ser uma maneira de comemorar sua conquista e oferecer inspiração para seus futuros empreendimentos. Um livro sobre sucesso, perseverança ou sobre um interesse pessoal pode ser uma ótima maneira de encorajar e motivar o formando enquanto ele embarca em seu próximo capítulo na vida.

Então, da próxima vez que estiver procurando um presente para uma criança, que tal considerar um livro?


Se você gostou desta leitura, também poderá se interessar por:

Presente para crianças: 6 motivos para dar um livro

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *