O Folclore Brasileiro na Construção da Identidade Nacional

Em um país enorme como o Brasil, é impossível não compartilharmos tradições e heranças históricas. O folclore brasileiro é uma dessas expressões culturais que englobam influências de variados povos, como africano, indígena e europeu.

É durante a infância que temos o primeiro contato com os personagens folclóricos nacionais mais famosos, como Saci Pererê, Iara, Lobisomem, Curupira, Mula Sem Cabeça, Boitatá e Boto-Cor-De-Rosa.

O Folclore Brasileiro na Construção da Identidade Nacional

Porém, existe muito mais no folclore do que as lendas que conhecemos. Contos, superstições, canções, festas populares, literatura, danças, comidas típicas e brincadeiras fazem parte desse universo de manifestações culturais que nos acompanham desde os nossos primeiros anos na escolinha até as celebrações de bumba meu boi, folia de reis, carnaval, festa junina e outras datas especiais.

Foi apenas no século XIX que o estudo do folclore foi realmente entendido como valioso para a preservação da cultura brasileira. Por isso, é fundamental mantermos nossa origem viva na sociedade. 

Mito x Folclore

Muitas pessoas criam confusão entre  os conceitos de mito e folclore. A principal diferença entre eles é que o mito traz histórias mágicas, que descrevem a origem do universo e fenômenos da natureza, possuem personagens com poderes sobrenaturais e histórias fantasiosas em que não se tem nenhuma comprovação da realidade. O mito é a base da mitologia grega e nórdica, por exemplo.

Já o folclore abraça uma série de lendas, costumes, histórias e manifestações com contextos históricos e sociais reais, mas que foram modificados pela imaginação popular, ganhando traços fantasiosos e supersticiosos.

A importância do Folclore Brasileiro

Já que o folclore é uma representação mais fantasiosa de nossas crenças e de momentos reais da nossa história, é muito importante mantê-lo presente em nosso cotidiano. Preservar o folclore brasileiro é preservar parte da nossa história; é mostrar toda a diversidade de povos que o nosso país possui.

Através dessa cultura, podemos conhecer sobre nossas origens e também conhecer mais a fundo nossas regiões, nossos costumes e nossas diferenças; transmitimos valores e valorizamos mais quem somos.

Preservando costumes e histórias antigas, nós adquirimos a base necessária para nos inserir na nossa cultura e vivenciarmos costumes ainda existentes. Músicas, festividades, lendas e contos também trazem ensinamentos, mensagens positivas e um olhar da nossa sociedade sobre diversos assuntos.

Inserir nossas crianças no mundo do folclore é apresentar uma parte extremamente rica do Brasil para ela; é compartilhar uma herança que precisa ser passada de geração para geração.

O Folclore Brasileiro na Literatura

Monteiro Lobato e Ziraldo são dois nomes muito conhecidos, no cenário da literatura nacional, que inseriram em suas histórias personagens típicos do folclore brasileiro. “O Sítio do Picapau Amarelo” e “A Turma do Pererê” são obras conhecidas que contribuem até hoje para que nossas manifestações culturais permaneçam vivas no imaginário das crianças das novas gerações.

Porém, existem outros escritores que fazem um excelente trabalho resgatando lendas e levando o folclore de um jeito leve e encantador para as crianças.

O livro Lendas Brasileiras da Turma da Mônica, de autoria do ilustre Mauricio de Sousa, sob orientação pedagógica de Paula Furtado, apresenta, em tom divertido, as lendas populares do nosso folclore. O livro também acompanha um CD com narração do próprio Mauricio, deixando o momento de leitura acessível para crianças que ainda estão em processo de alfabetização.

Nada como brincar e aprender! Nos livros da série Turma da Mônica Lendas Brasileiras Para Colorir, os pequenos conhecem histórias folclóricas enquanto colorem! Já no livro Folclore Brasileiro da Turma da Mônica, as crianças se divertem através de cantigas, provérbios, trava-línguas e outras brincadeiras típicas e antigas.

A autora Regina Drummond também faz um trabalho delicado e fantástico sobre o tema em sua obra Aventuras no Folclore Brasileiro, trazendo histórias e desfechos surpreendentes com os personagens mais famosos das nossas lendas nacionais.

Viva o Folclore!

Não apenas é importante repassar o folclore brasileiro para os mais jovens, como também vivê-lo genuinamente.

Inclua a cultura do folclore na sua vida, respeite nossos antepassados e mostre para as crianças que é importante preservar toda a nossa riqueza através da leitura, da dança, da música, das brincadeiras, das festividades e da história.

Em tempos cada vez mais tecnológicos e globalizados, em que inserimos culturas de outros países em nosso dia a dia, é importante lembrarmos de nossas origens e falarmos cada vez mais sobre elas para as nossas próximas gerações.

As culturas nacionais, ao produzirem sentidos sobre a nação,

sentidos com os quais podemos nos identificar, constroem identidades.

Stuart Hall

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *