A conscientização por meio da leitura

Promover a conscientização por meio da leitura é, sem dúvidas, um dos grandes desafios da geração atual. Em uma sociedade recheada de debates acerca do preconceito, respeito às diferenças e conscientização do nosso papel em relação a questões ambientais, é muito importante que os pequenos se engajem nessas causas. Uma vez que as últimas gerações vêm desenvolvendo um desejo muito forte por construir um mundo melhor, a educação desde cedo é fundamental para garantir um futuro consciente. Mas como?! A leitura pode ser uma ótima aliada!

A conscientização por meio da leitura
Imagem: criado por Freepik

Um dos inúmeros benefícios que os livros oferecem – e, se você nos acompanha por aqui, já deve conhecer muitos deles – é apresentar um novo universo aos jovens leitores. A leitura é um caminho capaz de ajudar as crianças a entenderem o mundo e sua pluralidade, com suas muitas diferenças culturais, sociais e políticas. Desse modo, os pequenos se tornarão, no futuro, adultos que cumprem seus deveres e são capazes de respeitar direitos, preservar o meio ambiente, transmitir cultura e reivindicar mudanças sociais.

Qual o papel dos livros nesse processo de conscientização?

Capazes de educar os jovens leitores por meio de brincadeiras, os livros educativos são uma ótima pedida. A coleção Zoic, por exemplo, conta a história de Jonas, um menino que não se preocupava com responsabilidade ambiental (característica comum em grande parte dos pequenos, até por imaturidade inerente à idade, não é mesmo?!), mas que muda de postura quando conhece um simpático alienígena cujo planeta foi destruído pelas ações humanas. Zoic e sua turma nos ensinam uma valiosa lição. Livros que abordam assuntos tão sérios, mas de maneira didática e leve, ajudam as crianças a entender a mensagem com maior facilidade, fazendo com que esses aprendizados se tornem naturais no seu cotidiano.

Um exemplo é pensarmos que nenhuma criança nasce preconceituosa, mas pelo ambiente onde vive é influenciada a adquirir certas crenças e comportamentos. Tara M. Mandalaywala, da Universidade de Nova Iorque (NYU), afirmou que o hábito de ver as diferenças como questões negativas, por exemplo, é ensinado ao longo da vida, e está diretamente ligado aos materiais que a criança consome, como aplicativos em tablets e celulares, canais no YouTube em que assiste a vídeos, jogos com os quais brinca, livros que lê e pessoas com quem interage. Logo, percebemos o tamanho da nossa responsabilidade na busca por recursos que viabilizem o desenvolvimento intelectual e cultural dos pequenos, oferecendo materiais que facilitem a aquisição e a compreensão do saber.

Mais do que deter o papel de entreter ou transmitir conhecimentos científicos, os livros têm uma importante responsabilidade quando o assunto é formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Além disso, são capazes de despertar sonhos, curiosidades e instigar a criatividade.

É essencial que tomemos mais consciência da importância de uma boa leitura e entendamos como devemos atuar na educação das crianças, para que possamos construir uma sociedade mais justa e saudável.

Como engajar os pequenos?

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA), o projeto Clube da Leitura ODS em Língua Portuguesa nasceu em novembro de 2020.

Diretamente relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS), seu foco é usar livros como ferramenta de incentivo para crianças no que diz respeito à interação com os princípios da ODS. Como? Por meio da divulgação de uma lista de obras de várias partes do mundo que abordam temas como igualdade social e responsabilidade ambiental. Os livros, infantis e juvenis, serão aliados no desafio que é engajar os jovens leitores com idades entre 6 e 12 anos.

Na lista, figuram trabalhos como Antes de Mim, um livro corajoso que apresenta a difícil tarefa de abordar assuntos complexos, como o evolucionismo e a Teoria do Big Bang, de forma simples para crianças. O resultado é uma obra surpreendente, com ilustrações belíssimas e texto poético. Já pensando no público um pouco mais crescido, a lista apresenta Fuga para Xangai, que conta a história de Lily e sua família, que chegam em Xangai em 1938, fugindo da perseguição nazista em Viena. Finalmente, destacamos Os Animais, obra repleta de perguntas e respostas curiosas sobre o mundo dos bichos.

Esses títulos e muitos outros do nosso catálogo foram pensados para munir adultos e crianças de conteúdos que o entendimento do mundo e sua pluralidade, com suas muitas diferenças culturais, sociais e políticas.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *