4 maneiras de ensinar as crianças a terem mais empatia

A empatia é uma habilidade que precisa ser mais praticada no dia a dia de adultos e crianças. Se colocar no lugar do outro, na prática, não é algo tão simples, porque vai além das nossas experiências e pontos de vista; faz necessário o exercício de se doar e compreender as emoções de outra pessoa.

4 maneiras de ensinar as crianças a terem mais empatia
Imagem: criado por Freepik

No caso dos mais jovens, desenvolver a empatia é também uma descoberta sobre o mundo, já que, em um primeiro momento, a criança foca em seus próprios desejos e necessidades para depois aprender sobre os desejos e necessidades do próximo. Essa é uma capacidade que precisa ser praticada e aprimorada sempre.

De acordo com a neuropediatra Karina Weinmann para a Revista Crescer, “em primeiro lugar, [as crianças] precisam reconhecer a própria existência, para depois perceber a do outro. Essa capacidade aumenta à medida que elas crescem e, paralelamente, aprendem a se comunicar melhor. Está atrelada, portanto, ao desenvolvimento cerebral”.

Mas como incentivar que os pequenos enxerguem mais o próximo? Separamos algumas sugestões para auxiliar nesse processo:

Converse sobre emoções

Conversar já é fundamental para o desenvolvimento de qualquer ser humano. Mas precisamos trocar experiências, vivências, sentimentos e conhecimentos para continuarmos sempre evoluindo e convivendo bem em sociedade.

Para as crianças, a conversa se torna ainda mais especial, porque ela é a base para toda nova descoberta. É também falando sobre empatia que os mais novos conseguem olhar ao redor e enxergar o que as outras pessoas precisam.

Demonstrar emoções e falar sobre elas também é muito importante. Nessa fase inicial da vida, a ideia de problema para a criança é bem diferente dos problemas da vida adulta. Por isso, sempre explique o que as pessoas estão sentindo e mostre motivos para estender a mão, ser paciente e ajudar o próximo.

Se um coleguinha está triste ou passando por alguma situação, tente esclarecer isso para a criança e não deixe de reforçar a importância do apoio em momentos difíceis.

Sempre incentive o convívio

Para saber o que o outro sente também é necessário conviver com ele. Uma criança que não brinca com outras e é mais isolada pode se fechar para o mundo e conviver muito com a própria companhia. Isso acaba prejudicando a socialização, uma vez que o jovem não saberá se colocar no lugar de outras pessoas.

Não deixe de colocar a criança em contato com outras, seja brincando, estudando ou realizando alguma outra atividade. É muito importante que existam relações além das familiares e que a criança não seja privada do dia a dia ao lado de outras pessoas em ambientes e contextos distintos.

Dê bons exemplos

Se você quer que a criança seja mais solidária e empática, essa atitude também precisa partir de você!

Você também pode ser um espelho para os pequenos. Portanto, a sua atitude é uma referência para quem está dando os primeiros passos nesse mundo; o seu falar e o agir devem estar alinhados.

Ajude o próximo, coloque-se no lugar das outras pessoas, demonstre empatia. Essa é uma das lições mais importantes que você pode colocar em prática para incentivar a compreensão, a identificação e o sentir.

Leia histórias com mensagens valiosas

A empatia também pode ser aprendida, além das situações do dia a dia, através de histórias contadas por você!

Nós já falamos algumas vezes aqui no blog sobre o poder das histórias de levar mensagens valiosas para as crianças: através de contos clássicos e modernos, valores fundamentais são transmitidos de forma leve e divertida.

Os livros são reflexos da vida real em um universo mágico e cheio de ficção. Esse universo é um caminho gentil para aprender mais sobre a vida e o que é realmente importante.

O Livro Melhores Amigas Para Sempre da Turma da Mônica cumpre bem esse papel de demonstrar o que é empatia – Mônica e Magali são amigas inseparáveis que precisam lidar com suas diferenças. É nesse momento que as duas, juntamente com os pequenos leitores, descobrem como lidar com as emoções e atitudes uma da outra.

O mundo precisa de mais empatia!

Que as crianças sejam a chave para um futuro mais igualitário e solidário. Que os adultos aprendam com os mais novos a doçura e a bondade necessária para se enxergar no outro.

Portanto, precisamos sempre continuar na missão de ajudar o mundo a ser cada dia mais bonito e mais unido.

Quando nosso coração está repleto de empatia, um forte desejo

de eliminar o sofrimento alheio surge dentro de nós.

Matthew Quick

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *