Leitura para bebês: saiba como ler com o seu filho.

É incentivando a leitura para os bebês, que percebemos como os pequenos são capazes de acompanhar a respiração, a pausa, as entonações e o ritmo que o adulto usa para contar a história. A leitura é fundamental em todas as idades, mas é muito importante que esse processo seja incentivado desde os primeiros anos de vida.

O período que compreende a primeira infância – de 0 a 5 anos de idade – é de extrema importância para o desenvolvimento humano. É nessa fase que acontecem o amadurecimento do cérebro, o desenvolvimento da fala e o processo de iniciação social e afetiva. Inclusive, estudos apontam que os primeiros 1.000 dias da vida da criança são primordiais para o desenvolvimento, pois é quando o cérebro está mais ativo e absorvendo com maior rapidez tudo o que é novo.

Assim, a leitura é, sem dúvidas, um dos principais estímulos que os pais e educadores podem oferecer ao bebê.

Ler para bebês: saiba por que a leitura na infância é fundamental
Imagem: criado por Freepik

Mas como introduzir a leitura na primeira infância?

Antes de aprender a falar, o bebê aprende o som das palavras, de forma que pode entender essa “música” antes mesmo de atribuir significados a ela. Por isso, é importante ler em velocidade normal, dramatizar o diálogo e usar o corpo todo para contar a histórias – fazendo mímicas, gesticulando e mudando a entonação de voz para cada situação ou personagem. É interessante reconhecer muito bem a linha tênue que existe entre simplesmente ler um livro e contar, de fato, a história que aquele material carrega.

Outro ponto que vale ser levado em consideração é que, até os dois anos de idade, os bebês experimentam tudo com os cinco sentidos. Portanto, nesse primeiro momento, podemos esperar por livros amassados e rasgados. E isso é normal.

E falando em cinco sentidos, é importante oferecer aos pequenos livros com textos descomplicados, ritmados e cumulativos, com repetições e com personagens coloridos e cheios de vida, afinal, ainda que muito pequena, a criança está atenta ao mundo e já consegue ler imagens. Sendo assim, existem histórias e livros ideais para cada idade, e um deles é o “Histórias para 1 Ano”, que reúne pequenas histórias ilustradas e garante o interesse dos pequenos pela leitura logo cedo.

Quais os benefícios da leitura para bebês?

Além de fortalecer o vínculo entre a criança e quem lê para ela, apresentamos aqui algumas habilidades que a leitura ajuda a desenvolver nos bebês:

  • Amadurecimento dos relacionamentos sociais, uma vez que os livros fornecem situações que estimulam a expressão de sentimentos e opiniões;
  • Desenvolvimento da empatia;
  • Melhoria na linguagem oral;
  • Estímulo à atenção, concentração, memória, vocabulário e raciocínio;
  • Incentivo à criatividade, curiosidade e imaginação;
  • Auxílio na percepção dos sentimentos e das emoções;
  • Melhoria da qualidade do sono;
  • Introdução de conceitos como números, opostos, cores e formas de maneira divertida;
  • Desenvolvimento das habilidades de escuta, memória e vocabulário.

Lembre-se de que a lista é ampla e daria um livro! Assim, trouxemos aqui apenas alguns dos muitos benefícios que a leitura pode oferecer às crianças.

Como despertar o interesse pela hora da leitura nos bebês ?

É comum que, algumas vezes, o bebê não esteja calmo o suficiente para ouvir uma história completa atentamente. Esse é um comportamento natural, uma vez que, nessa fase, os pequenos têm maior dificuldade de manter-se concentrados em uma única atividade por muito tempo. Logo, é importante respeitar o tempo do bebê, sem deixar de oferecer o livro novamente mais tarde.

Mas, ainda existem algumas maneiras de motivar os pequenos desde cedo:

  • Estabeleça uma rotina de leitura. Ler diariamente nos mesmos horários pode contribuir para a compreensão da rotina;
  • É importante que o adulto perceba e estimule as diferentes formas que o bebê encontra para se comunicar: pode ser apontando com o dedo para uma palavra ou imagem ou na tentativa de virar a página. Os primeiros sinais indicam o despertar do interesse do bebê pelo momento da leitura;
  • Dê livros de presente em ocasiões especiais, a fim de demonstrar o valor da leitura;
  • Brincadeiras atreladas à leitura são ótimas também! Construir fantoches, fantasiar-se e desenhar são excelentes estímulos.

E lembre-se: ler para uma criança é o melhor presente que podemos oferecer.

Ler é sempre um ato de poder.

– Alberto Manguel, escritor argentino.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *