Por que ensinar LIBRAS desde a infância é tão importante?

LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação com pessoas surdas ou ouvintes.

Por que ensinar LIBRAS desde a infância é tão importante?
Imagem: criado por Freepik

A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 2002, através da Lei n° 10.436. Os gestos usados para se comunicar, também chamados de sinais, são realizados por meio da junção dos movimentos das mãos e das articulações, além de expressões faciais e corporais.

Apesar disso, a comunicação da Libras não é somente mímica. A Língua Brasileira de Sinais é composta por um alfabeto, estrutura linguística e estrutura gramatical própria, permitindo que os usuários da língua elaborem um perfeito discurso sobre qualquer assunto.

O otorrinolaringologista pediátrico e professor da PUC Minas Gerais, Ricardo Godinho, destaca que aprender LIBRAS é como aprender qualquer outra língua, pois exige “se envolver de forma mais abrangente com essas determinadas culturas e trazem experiências que ampliam a visão de mundo”.

Escola inclusiva e a língua de sinais em sala de aula

Uma educação inclusiva é aquela que está apta para atender às necessidades de todos, respeitando os limites de cada indivíduo, bem como sua diversidade e cuidando para que haja organização pedagógica e física para acolher os alunos em todos os níveis de ensino.

Atualmente, o que vemos nas escolas é que a língua de sinais não é utilizada de uma forma ampla. Para o olhar de uma educação inclusiva, é que para além da comunicação entre professores e intérpretes, é preciso que seja incentivado a comunicação com toda a escola, para que a criança se sinta parte daquele meio e pertencente ao seu grupo de amiguinhos, sejam eles surdos ou ouvintes.

É papel de uma escola inclusiva, garantir aos estudantes com deficiência auditiva, a mesma possibilidade de formação integral ofertada aos demais alunos.

Alfabetização bilíngue

O processo de alfabetização de crianças surdas é semelhante ao de uma criança ouvinte, de acordo com a professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG, Terezinha Rocha, “quando uma criança surda recebe estímulos visuais desde bebê, a tendência é repeti-los e iniciar os processos de comunicação e aprendizado”. É claro que todo o processo é facilitado caso ela já tenha algum contato com a língua de sinais através de um adulto que saiba.

Terezinha ainda reforça que “quando a criança ainda não interage por meio de uma língua, o envolvimento nas brincadeiras, o aprendizado da rotina escolar, a compreensão de regras, a participação nos momentos literários e todas as outras atividades escolares acabam não fazendo sentido para ela.”

Portanto, é muito importante ter o incentivo para pessoas surdas, sem ele é indiscutível que haveria um prejuízo para a educação das crianças. A partir disso, em 2021 foi sancionado um Projeto de Lei que determina o tratamento da educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o Português escrito como segunda língua.

Inclusão social e digital

A tecnologia sempre foi uma grande aliada em muitos aspectos, principalmente com a chegada da pandemia e os ensinos híbridos, usar os meios digitais tem sido uma das únicas formas de fazer com que o processo de ensino e a aprendizagem dos alunos não fossem comprometidas.

Em 2020, chegou ao Brasil um aplicativo chamado “StorySing”, que usa inteligência artificial e realidade aumentada para ensinar Libras e Língua Portuguesa. De acordo com Antônio Campos, professor e diretor-presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), “os recursos da tecnologia e aparatos tecnológicos só podem vir a melhorar [a vida de deficientes auditivos]”.

Depois de instalado no smartphone ou tablet, o aplicativo auxilia a criança durante a leitura, tanto em Língua Brasileira de Sinais, quanto em Língua Portuguesa.

Disponível em Android e IOS

Libras para crianças ouvintes

Além da inclusão e de proporcionar a comunicação com pessoas surdas, ensinar Libras para crianças ouvintes traz alguns benefícios, como: desenvolver a capacidade de atenção, habilidades motoras, de concentração e expressão corporal.

Neste sentido, incentivar a comunicação entre ouvintes e surdos dentro ou fora da educação infantil é proporcionar atividades para que ambos os grupos possam aprender juntos. Algumas delas, são:

  • Brinquedos interativos;
  • Leitura conjunta;
  • Oficinas de mímica e teatro;
  • Jogos de tabuleiro.

O importante, ao final de cada proposta, é incentivar a diversidade e o respeito às diferenças entre todas as crianças, de modo que tudo isso proporcione melhor qualidade de vida dos pequenos com perda auditiva e aprendizados valiosos para os não surdos.

“O objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais e sim respeitar e valorizar as diferenças.”

Andrea Ramal

Fonte:

https://www.libras.com.br/

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aescola.pdf

https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2021/08/educacao-bilingue-de-surdos-se-torna-modalidade-de-ensino-independente

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,primeiro-app-gratuito-de-alfabetizacao-para-criancas-surdas-chega-ao-brasil,70003507848

https://modobrincar.rihappy.com.br/libras-na-educacao-infantil/

https://www.somoseducacao.com.br/escola-inclusiva/

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