Organização na infância: como ensinar as crianças a serem organizadas.

Ensinar organização para crianças parece ser uma tarefa impossível e certamente representa um grande desafio para os pais, que muitas vezes acabam deixando esse assunto de lado. No entanto, é perfeitamente possível fazer com que os pequenos se tornem gradativamente mais organizados e disciplinados.

Organização na infância: como ensinar as crianças a serem organizadas.
Imagem: criado por Freepik

Ser organizado se refere a uma boa quantidade de comportamentos: saber a hora certa para os rituais de alimentação e higiene, a hora de brincar, guardar brinquedos, hora da tarefa de casa, etc.

Todos sabemos que a organização é uma vantagem pessoal que nos ajuda a cumprir metas, objetivos e atingir sonhos e que isso é algo bom de se ensinar para as crianças, mas como podemos ajudar as crianças a aprender sobre organização? Como ensiná-las quando muitas vezes nós mesmos estamos precisando de ajuda para tal?

Ao ter filhos, é natural que os pais queiram que as crianças sejam organizadas. No início, você deve ensiná-los o valor e os benefícios dessa prática, mas antes de tudo devemos compreender que a organização é algo que deve ser feito de bom humor e para melhorar o humor. Uma maneira de fazer isso é você mesmo ser organizado.

Por que ensinar organização desde cedo?

A ideia de cada um fazendo sua parte é bem simples, mas quase nunca colocada em prática. A verdade é que neste mundo onde tarefas domésticas costumam ser delegadas às mulheres, fica quase subentendido que filhos e maridos devem ajudar, mas não que sejam parte da casa. É justamente por fazerem parte que as tarefas da rotina devem ser divididas – não por imposição, mas para mostrar que, em casa, é papel de todo mundo cuidar.

Assim, é uma boa ideia desenvolver o senso de organização, autonomia e responsabilidade desde cedo no seu filho, independente do gênero. Mesmo não conseguindo uma divisão igualitária das tarefas (quanto seria necessário), vale investir tempo para mudar a cultura doméstica.

Crianças organizadas, adultos responsáveis!

A organização é tão importante, que está relacionada à organização mental. Ou seja, crianças que mantêm uma rotina de organização e planejamento desde pequenas, tendem a ser adultos mais responsáveis e emocionalmente controlados, porque esse aspecto envolve, também, questões emocionais, cognitivas, culturais e sociais.  Lições de como manter a ordem têm uma importância muito maior do que se imagina, pois quando a criança tem noções de tempo e espaço, ela consegue construir uma boa relação consigo mesma e com o entorno, sentindo-se mais segura e tornando-se mais autônoma. Isso fornecerá mais confiança e preparo para a criança assumir responsabilidades maiores e desafios futuros, algo essencial para a vida adulta.

Eles afirmam ainda que a tarefa doméstica é um ótimo remédio para a criança afastar a preguiça de estudar. O simples ato de a criança retirar a mesa, colocar a roupa suja para lavar, ou guardar a roupa, por exemplo, ajuda a enriquecer e a aumentar a memória de procedimentos. Assim, o cérebro fica menos “preguiçoso”, porque são tarefas que possuem começo, meio e fim (e ajudam principalmente nas matérias que envolvem cálculo, como a matemática). Se o cérebro não tiver conteúdo nessa memória de procedimento, ele não funciona bem! Daí podem surgir alguns problemas, como preguiça de estudar e dificuldade no aprendizado.

A organização acontece por etapas

As crianças respondem de formas distintas quando têm até 4 anos e quando têm entre 5 e 6 anos de idade. Pensando dessa forma, as estratégias para ensinar a elas conceitos de organização, devem ser diferentes.

De 0 a 4 anos: Nessa faixa etária, a criança não tem noção de causa e consequência, não entende que a bagunça vem de suas brincadeiras. Nem adianta cobrar ou dar bronca caso ela não tome a iniciativa de organizar seus pertences. “Esse tipo de exigência antes que a criança tenha maturidade ou habilidade pode fazer com que ela se sinta triste e confusa, porque não tem nem como compreender o que os pais estão exigindo”, avisa a psicóloga Carla Poppa, mestre em desenvolvimento infantil pelo núcleo de psicossomática da PUC-SP.

O melhor é fazer junto, de forma lúdica, e ter muita paciência. Uma sugestão é: brinque de organizar! Até os 2 anos, será necessário que você coloque os brinquedos dentro do lugar correto (uma caixa, uma sacola ou um armário) com o auxílio do bebê, que poderá ir recolhendo os itens e os passando para você. Dos 2 aos 4, a própria criança poderá alcançar o brinquedo e colocá-lo em seu devido lugar, mas ainda sob as orientações de um adulto.­

De 5 a 6 anos: Agora já é possível dar pequenas ordens de organização para as crianças, que já entendem o que é a bagunça que fizeram e o que é a arrumação necessária em casa. Só preste atenção no tom de sua voz e entenda que o trabalho de uma pessoa tão pequena nem sempre será perfeito. “Se os pais forem muito críticos, agressivos ou tiverem uma reação desproporcional, a criança pode começar a ter medo de brincar”, alerta Carla. “E, assim, ela fica impedida de aprender, interagir com outras pessoas e expressar sua criatividade”.

Para esta faixa etária, já podemos falar de responsabilidades e as seguintes podem ser passadas às crianças: sempre guardar os brinquedos, organizar a mesa durante as refeições, arrumar a cama, etc.

Seja sempre o exemplo!

A família toda precisa ter um certo ritmo de organização para que os filhos entendam que precisam participar. Um pai e uma mãe não conseguem convencer uma criança a guardar um brinquedo, se eles próprios não mantiverem suas coisas no lugar. A regra do “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”, não funciona com os pequenos.

A criança começa a se organizar com base na relação e nas atitudes das pessoas que estão mais próximas e de acordo com o ambiente que ela vive. Se a desordem se faz presente no dia a dia da casa, é assim que ela vai aprender a viver também. Você deve ser o espelho para seu filho.

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.”

Pitágoras

Fonte:

https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/como-ensinar-as-criancas-a-serem-organizadas/

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *