Leitura na infância: 10 livros para crianças de 3 a 5 anos

Incentivar a leitura na infância, já nos primeiros anos de vida é muito importante para a alfabetização e o desenvolvimento pessoal, melhorando uma série de estímulos e levantando questões sociais fundamentais para o convívio desses pequenos cidadãos no futuro.

Leitura na infância: 10 livros para crianças de 3 a 5 anos
Imagem: criado por Freepik

Um estudo publicado no periódico americano Trends in Cognitive Sciences mostrou que a leitura ajuda na melhor interpretação dos sentimentos de outras pessoas e na contribuição para a transformação pessoal.

A empatia e o autoconhecimento são alguns dos vários benefícios que ler um livro pode trazer ao ser humano. Pesquisadores do Instituto brasileiro Alfa e Beto, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York (NYU), publicaram um estudo que aponta que a leitura na infância ajuda no aumento do vocabulário, na qualidade dos relacionamentos e na melhora do desenvolvimento cognitivo e QI das crianças.

Para iniciar a leitura com crianças entre 3 e 5 anos, é necessário investir na contação de histórias e envolvê-las em atividades interativas relacionadas às historinhas. Por isso, é indicada a escolha de um livro ideal para essa faixa etária.

Criamos uma lista com 10 livros que podem auxiliar nesse processo de desenvolvimento rumo aos primeiros passos da alfabetização.

Dino Bicho

Dino Bicho, da coleção Aventura Colorida, é um livro interativo. A criança vai destacar a peça do dinossauro e seguir o caminho pelas cenas em pop-up enquanto um adulto lê a história. Além de proporcionar um momento divertido de leitura, permite também que a criança crie diferentes narrativas com o personagem a cada nova página.

Dia de Médico

Dia de Médico, da coleção Destaque e Brinque, é um livro que oferece uma experiência interativa ao leitor. Com letra bastão, cantos arredondados, promove a associação de texto com imagens, estimula a imaginação ao abordar o tema de profissões. A criança pode destacar a peça durante a leitura e pode fazer a famosa brincadeira de brincar de médico por um dia.

Coleção Quem Sou Eu

Quem sou eu é uma coleção de livros que auxilia as crianças na identificação de animais. O texto rimado e as ilustrações divertidas acompanham os animais no zoológico e na fazenda com os amigos em uma jornada de reconhecimento. Esse processo de associação entre nomes e animais colabora com o processo cognitivo nos primeiros anos de vida.

Para Ninar os Pequeninos com Carinho

Esta obra traz histórias do cotidiano que abordam sentimentos comuns na infância, desde as alegrias ao medo. Com a obra Para Ninar os Pequeninos com Carinho, a hora de ler antes de dormir dos pequeninos vai se tornar ainda mais especial e as crianças terão bons sonhos. Com formato inovador e espiral, enquanto o adulto lê doces contos de ninar, a criança admira as mais belas ilustrações do outro lado.

Coleção Leia e Monte

A série de livros interativos Leia e Monte traz temas educativos do mundo animal, como o fundo do mar, selva e dinossauros, além de temas religiosos sobre a arca de Noé e o nascimento de Jesus.

Os livros estimulam as habilidades motoras das crianças com peças que se transformam em animais e personagens.

Ricky Zoom

Os livros do famoso personagem Ricky Zoom, uma pequena motocicleta de resgate, trarão uma experiência completa aos pequenos.

Ricky Zoom – Diversão com os Moto-Amigos é um livro de atividades, brincadeiras e passatempos que desenvolvem habilidades como atenção, memória e criatividade!

Já o livro Ricky Zoom – Moto-Amigos – O Pneu Furado levará as crianças para uma história que ensina sobre conflitos e superações. Para a jornada ficar ainda mais envolvente, o livro acompanha bonecos de papel que podem ser destacados para despertar a imaginação enquanto a história é contada.

Ricky Zoom e seus Moto-Amigos estão também em um canal do YouTube com desenhos que divertem e educam nessa fase inicial da vida.

Coleção Sorriso no Rosto

A coleção Sorriso no Rosto trabalha com a identificação de animais, onomatopeias e a imaginação. Os livros interativos se transformam em máscaras de bichinhos que ajudam no desenvolvimento da fala, memorização e criatividade no início do processo de aprendizagem.

Desenrola, tatu-bola

Num lindo jardim, vive uma família de tatus-bolinhas brincalhona, alegre e cheia de amigos. Bolinha, da família é o caçulinha. Ao contrário dos irmãos, que eram muito extrovertidos, o pequeno Bolinha era um tatuzinho muito tímido. Com medo de ser rejeitado na escola, sempre se isolava. Será que Bolinha vai conseguir vencer sua timidez? Uma história divertida com uma importante lição, Desenrola, tatu-bola tem texto rimado e letra bastão.

Contos para meninos e meninas de 3 anos

8 Contos e fábulas encantadoras para viver momentos prazerosos ao lado das crianças. Ensinamentos valiosos são transmitidos no livro de uma maneira que as crianças de 3 anos consigam absorver o que está sendo contado de forma leve e educativa, sem perder o interesse.

Contos para meninos e meninas de 4 anos

Mais um livro com 8 contos e fábulas inesquecíveis, porém focado no ensino de crianças com 4 anos de idade. As histórias ensinam, entretém e criam lembranças inesquecíveis na memória dos pequenos.

Invista na leitura… Sempre!

Faça com que a leitura seja um momento descontraído para absorver conhecimento. Participe desse momento de mente presente e se envolva nas histórias junto com a criança.

O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler

Ziraldo

Fontes de pesquisas citadas no texto:

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/12/7-provas-de-que-ler-faz-bem-para-sua-saude.html

www.cell.com/trends/cognitive-sciences/abstract/S1364-6613(16)30070-5?_returnURL=http%3A%2F%2Flinkinghub.elsevier.com%2Fretrieve%2Fpii%2FS1364661316300705%3Fshowall%3Dtrue

https://pediatrics.aappublications.org/content/141/1/e20170723

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *