Níveis de leitor: como estimular o pré-leitor

Muito mais do que respeitar o tempo certo para apresentar determinado assunto para a criança, é preciso entender o ritmo de aprendizagem e a individualidade de cada um em seu processo de desenvolvimento infantil.

Níveis de leitor: como estimular o pré-leitor
Imagem: criado por Freepik

Como já vimos em vários outros artigos em nosso blog, ler é uma das atividades principais para o desenvolvimento da criança, tornando-se indispensável no processo de aprendizagem. Quando falamos de nível de leitor, compreendemos que o ato de ler também é feito por etapas. Primeiros sons, primeiras letras, primeiras palavras e assim por diante.

Esse ritmo de desenvolvimento varia de criança para criança, que experimenta o mundo à sua maneira. Essa diferença não acontece somente pela faixa etária, mas sim, de acordo com as aptidões e estímulos recebidos por cada um.

Leitura para bebês

Apresentando a leitura para os bebês, notamos como os pequenos são capazes de acompanhar nossa respiração, as pausas, entonações e o ritmo que usamos para contar a história.

É muito importante que a leitura seja incentivada desde os primeiros anos de vida do bebê, porque é nessa fase que acontece o amadurecimento do cérebro, onde a fala também é desenvolvida e é dado início ao processo de iniciação social e afetiva.

Leia mais em: http://blog.girassolbrasil.com.br/leitura-para-bebes/

Conhecendo o pré-leitor

Até os 5 anos de idade, a criança começa a construir sua versão do mundo, reconhecendo tudo o que está ao seu redor através do contato afetivo e do tato, desenvolvendo habilidades como ouvir, memorizar, repetir e apontar. Nesse sentido, além da leitura, é importante estimular todos os dias atividades que envolvam novos objetos, animais e diversas situações que interajam com o cotidiano da criança.

Trouxemos algumas sugestões:

  • Contação de história;
  • Jogo da memória;
  • Histórias em quadrinhos;
  • Dedoche ou fantoche  na hora da história.

Livros para pré-leitores

Os livros indicados para pré-leitores exercem a função de apresentar às crianças o livro enquanto objeto. A companhia de um adulto nesse processo é fundamental, uma vez que a muitos dos livros para essa faixa etária contém objetos interativos que requisitam ajuda para serem manuseados com segurança, ou a própria criança necessita de ajuda para interagir com o produto. Pode ser um botão de som, uma aba para levantar, um adesivo para destacar, uma rodinha para girar, ou até mesmo manusear alguma peça ou elemento que sai do livro.

Confira algumas sugestões de livros para o pré-leitor:

Muitas Coisas para Procurar nos Alimentos

Com mais de 100 alimentos diferentes para procurar, todos ilustrados e cheios de detalhes, este livro é uma excelente oportunidade para dar asas à imaginação.

“Muitas Coisas para Procurar nos Alimentos” conta com adesivos grandes para colar nas páginas ou onde a criança quiser. O livro traz atividades para procurar e encontrar, aprender números, formas e cores.

Conheça mais: https://www.lojagirassolbrasil.com.br/muitas-coisas-para-procurar-nos-alimentos

Coleção: “Sobre Rodas”

Essa coleção conta com quatro livros: “O Carro de Polícia”, “O Trator Trabalhador”, “A Pequena Escavadeira” e “O Caminhão de Bombeiros”. Cada livrinho tem um recorte especial, com o formato do veículo em questão. As ilustrações são alegres e diferenciadas para a criança poder se divertir e brincar.

Conheça mais: https://www.lojagirassolbrasil.com.br/sobre-rodas

Rick-Zoom – Moto Amigos

A diversão com Ricky Zoom e seus amigos é garantida! Neste livro, os amigos vão à loucura para chegar a tempo da apresentação do Fantástico Metálico, a grande celebridade do mundo das motos, em Wheelford. Além de uma história cheia de aventuras, a família inteira poderá se divertir com personagens que vêm junto ao livro. É só destacar as peças e e brincar sem parar!

Conheça mais: https://www.lojagirassolbrasil.com.br/rick-zoom-diversao-com-os-moto-amigos

Para Ninar os Pequeninos com Carinho

Este livro traz histórias do cotidiano que abordam sentimentos comuns da infância, desde as alegrias, as incertezas ao medo. Com “Para Ninar os Pequeninos com Carinho”, a hora de dormir vai se tornar ainda mais especial! Com formato inovador em espiral, a criança consegue admirar, imaginar e entrar no mundo da história, enquanto o adulto a lê.

Conheça mais: https://www.lojagirassolbrasil.com.br/para-ninar-os-pequeninos-com-carinho

Não Alimente os Animais

Será que o leão chupa limão? Neste livro divertido e interativo, a criança vai poder brincar muito e aprender o que os bichinhos podem e não podem comer: muito cuidado ao alimentar os animais! Com texto rimado e letra bastão, a diversão em família é garantida! A interatividade fica por conta do recorte especial no formato da boca dos bichos.

Conheça mais: https://www.lojagirassolbrasil.com.br/nao-alimente-os-animais

“O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler.”

Ziraldo

Fonte:

https://universodoslivros.com.br/pre-leitor-2-5-anos/

https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/respeitando-os-limites-aprendizagem-cada-aluno.htm

https://lunetas.com.br/livro-faixa-etaria/

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *