Como cuidar das emoções das crianças desde a primeira infância.

Ao contrário do que pensam, cuidar da saúde mental não é só coisa de adulto ou de idosos. O assunto ficou ainda mais sério com a chegada da pandemia, onde as crianças passaram muito tempo isoladas ou dedicadas somente ao mundo digital, sem contato com os amiguinhos da escola, professores e afins.

Como cuidar das emoções das crianças desde a primeira infância.
Imagem: criado por Freepik

Não é só com a saúde física que devemos nos preocupar, a saúde mental também é essencial para o completo bem-estar desde a infância. Ser saudável mentalmente é muito mais do que não possuir uma doença que afeta a mente; ter uma boa saúde mental envolve vários aspectos que combinam a saúde física, mental e social. Ou seja, é preciso que esses três âmbitos estejam em sincronia, ganhando a devida atenção.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo consegue se recuperar do estresse vivenciado no dia a dia, usar suas próprias habilidades, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Saúde mental na infância

O primeiro passo a ser dado para cuidar da saúde mental da criança, é observar a saúde mental dos adultos, usando o exemplo de que todos nós somos espelhos para os pequenos. Além dos próprios hábitos, observar o ambiente em que a criança está inserida também é muito importante, por exemplo: conviver com pessoas ou em ambientes muito agitados e estressantes, pode fazer com que uma criança desenvolva sintomas de ansiedade ou que apresente atitudes instáveis e agressivas.

Burnout infantil

A Síndrome do Burnout é caracterizada pela rotina intensa de horários, trânsito, relacionamento desgastantes, entre outras situações do cotidiano, podendo criar uma sobrecarga nos indivíduos que, em alguns casos, leva ao desenvolvimento de doenças psíquicas como a síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional.

A exaustão emocional ocorre quando há a carência de energia ou entusiasmo. Os indivíduos demonstram já não ter mais condições de enfrentar os fatores estressantes aos quais estão submetidos.

4 dicas que te ajudarão a cuidar da saúde mental das crianças

Quando a saúde mental da criança fica comprometida, momentos preciosos da infância são perdidos. Crianças que sofrem com as dificuldades de um transtorno mental podem deixar a escola precocemente e ter dificuldades em fazer e manter amizades. Por isso, a atenção plena à saúde da mente na infância e adolescência faz muita diferença na vida adulta. Separamos algumas dicas para você:

1 – Permita que as crianças se expressem.

Crianças têm maneiras diferentes de se expressar, que vão muito além das palavras. Essas expressões podem vir através de desenhos, brincadeiras e até mesmo alguns comportamentos e hábitos. É de grande responsabilidade dos adultos estarem atentos e aprenderem a reconhecer os sentimentos das crianças, assim como ouvir, respeitar e valorizar o que elas têm a dizer e todas as suas emoções quando forem compartilhadas.

2 – Ensine como administrar o estresse

Assim como os cuidados com a saúde mental e a síndrome de burnout, tendemos a achar que crianças não sofrem com o estresse e em muitos casos, o sentimento de sobrecarga na criança é desvalorizado. Muitos pais cobram responsabilidades excessivas das crianças desde muito cedo, por isso, nesse momento é importante redefinir todas as prioridades.

3 – Defina uma rotina saudável

Rotinas são necessárias para que as crianças criem hábitos cada vez mais saudáveis, aprendam a lidar com prazos e saibam como administrar seu próprio tempo. Para que isso aconteça de forma natural, é importante que os adultos não só incentivem, mas também deem o exemplo para esses hábitos. Promova atividades físicas com toda a família e faça do momento uma situação de união. Brincadeiras ao ar livre, leitura em conjunto, etc.

Leia mais sobre organização na infância: http://blog.girassolbrasil.com.br/organizacao-na-infancia/

4 – Ajuda profissional é necessário

Contar com a ajuda profissional nem sempre precisa ser quando os picos de estresse infantil forem identificados. De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), Karolline Helcias, “a ajuda dos profissionais, tanto da Psicologia como da Psicopedagogia, é muito importante para as crianças e adolescentes. Isso não quer dizer que todos precisarão, daí a importância dos profissionais da escola e os pais terem um olhar atento”. Quanto mais cedo os pequenos estiverem em contato com um especialista em psicologia infantil, mais cedo eles aprenderão a lidar melhor com suas emoções e seus sentimentos, seja raiva, medo, ciúme, insegurança ou ansiedade.

“O ciclo da saúde mental é entender que pensamento gera sentimento.”

Álex Cavalcante

Fonte:

https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/

https://www.fadc.org.br/noticias/saude-mental-por-que-e-importante-falar-sobre-o-tema-na-infancia-e-adolescencia

https://hospitalsantamonica.com.br/dia-das-criancas-como-cuidar-da-saude-mental-dos-pequenos/

https://tribunahoje.com/noticias/saude/2022/01/25/97391-ansiedade-pode-comecar-ainda-na-infancia-aponta-oms

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *