Quais os benefícios de desenhar e colorir?

Se você perguntar agora para um grupo de crianças quais são suas atividades favoritas, com certeza desenhar e colorir aparecerão entre as respostas mais faladas. Isso porque estas são atividades comumente aplicadas nas escolas e geralmente incentivadas pelos pais e responsáveis como uma alternativa de entretenimento longe das telas. Mas, além de servir como simples distração ou tarefa curricular, os benefícios de desenhar e colorir se estendem ao desenvolvimento físico, mental e emocional da criança. Nesse post te explicamos como!

Crianças desenhando e colorindo.
Fonte: Yan Krukov/Pexels

Assim como na pré-história, quando as primeiras civilizações desenhavam para se comunicar, ainda hoje utilizamos os desenhos como ferramenta para expressar nossos sentimentos, e isso não seria diferente com as crianças – por vezes incapazes de expressar em palavras o que pensam ou sentem. Por isso, o lápis e o papel continuam sendo instrumentos importantes para o desenvolvimento apropriado de uma criança. Na sequência, listamos os principais benefícios de desenhar e colorir na infância.

Colabora com a coordenação motora

Um dos primeiros benefícios de desenhar e colorir a ser observado é a melhora da coordenação motora da criança. Quando a criança segura a ferramenta de colorir – lápis, giz, canetinha ou pincel, ela ajuda a fortalecer os músculos dos dedos, das mãos e do pulso. Inicialmente pode não parecer muito, mas ao aperfeiçoar os movimentos dessa região, a criança melhora também suas habilidades nos esportes ou em outras atividades manuais.

Escrever também se torna muito mais fácil e intuitivo para crianças que desenham e colorem desde cedo, isso porque a força, destreza e atenção aos detalhes aprendidas ao desenhar são a base do que é preciso para que uma criança comece a escrever.

Auxilia a criança a lidar com sentimentos

Colorir é uma técnica terapêutica que permite que a criança expresse no papel aqueles sentimentos que não consegue colocar para fora em palavras. Não à toa, é uma das atividades que profissionais da área da saúde pediátrica mais utilizam para criar vínculo com a criança e fazer com que ela expresse o que sente – sem precisar trocar nenhuma palavra. Mesmo nos casos em que é esperado que a criança converse com quem a observa, sugerir que ela o faça enquanto desenha tira dela a sensação de que está sendo avaliada, o que torna o diálogo muito mais fácil, uma vez que a criança se concentra mais no que está fazendo do que na seriedade do que está sendo dito.

Ajuda a estimular a criatividade

O estímulo à criatividade é provavelmente um dos primeiros benefícios de desenhar e colorir que vem à mente de pais e educadores – e por isso não poderíamos deixar de fora dessa lista. O cantor Toquinho, na música Aquarela, observa com maestria a capacidade de uma criança de, apenas com a criatividade, transformar uma folha qualquer em um objeto de particular beleza.

Numa folha qualquer

Eu desenho um Sol amarelo

E, com cinco ou seis retas

É fácil fazer um castelo

[…]

Se um pinguinho de tinta

Cai num pedacinho azul do papel

Num instante, imagino

Uma linda gaivota a voar no céu

Com uma folha e lápis em mãos, crianças conseguem recriar o mundo como elas o observam ou simplesmente como elas gostariam que fosse, isso é parte importante para um processo de desenvolvimento que incentiva o pensamento criativo.

Promove o estado de atenção plena

O estado de atenção plena – ou mindfulness, como popularmente conhecido – é a prática de focar e se concentrar apenas no momento presente, de forma consciente. Quando a criança desenha ou pinta, ela está a todo momento fazendo escolhas relacionadas ao desenho sendo desenvolvido no papel, como: Qual cor usar? Contornar ou não? Colorir com lápis ou com canetinha? Qual desenho fazer? E todas essas escolhas mantêm a criança focada na tarefa e no tempo presente, silenciando pensamentos e ruídos externos. Desenhar e colorir permitem que a criança se desconecte de pensamentos estressantes. O que nos leva ao próximo benefício.

Alivia o estresse

Este benefício não é segredo para ninguém e mesmo os adultos se privilegiaram dele nos últimos anos, com os chamados livros para colorir antiestresse. Colorir e desenhar permitem, como descrito no tópico anterior, que a criança entre em estado de plena atenção, o que por consequência ajuda a organizar e acalmar os pensamentos e relaxar o corpo. Como resultado disso, a criança consegue ter noites de sono melhores e menos fadiga, além de inconscientemente controlar melhor a própria respiração e diminuir os níveis de sobrecarga mental e ansiedade. Claro, colorir não substitui nenhum tipo de tratamento médico ou psicológico, mas com certeza é um ótimo aliado!

Trabalha a afirmação de personalidade

O desenho, como dito anteriormente, é uma das melhores maneiras das crianças – e adultos – expressarem seus sentimentos. Pelo mesmo motivo, é também uma ferramenta importante na afirmação de personalidade dos pequenos. Cada escolha do processo, dos materiais às cores utilizadas, do desenho ao tipo de traço, reafirmam a individualidade e preferências de cada criança, possibilitando que pais e responsáveis tenham uma melhor percepção de sua personalidade e de seu estado de espírito.

Estimula o não julgamento

Para fechar nossa lista, trazemos o menos óbvio dos benefícios de desenhar e colorir. Ao contrário de outras atividades que costumamos aprender na infância, desenhar não é uma competição. Não existe certo ou errado, ou quem ganha e quem perde. Colorir é uma atividade que não envolve qualquer tipo de expectativas e isso ajuda a eliminar a sensação de intimidação, incentivando a criança a não avaliar seu próprio trabalho com base no que as outras crianças estão fazendo.

Sugestões de livros para desenhar colorir

  • Turma da Mônica – Fábulas Ilustradas para Colorir
    Sempre um atrativo para os pequenos, esse momento será ainda mais cativante com as Fábulas Ilustradas para Colorir da Turma da Mônica. São 14 fábulas interpretadas pela Turminha. Com texto em letra bastão e em páginas de papel apropriado para a atividade.
  • Coleção Como Desenhar
    A Coleção Como Desenhar é sucesso de vendas em outros países e ensina, em um passo a passo simplificado, como fazer 101 desenhos dos mais variados temas. São mais de 400 desenhos divididos em 4 livros temáticos: Animais, Veículos, Dinossauros e Pets. É diversão garantida!
  • Superlivro Laranja De Colorir
    Neste livro, os pequenos vão descobrir outro jeito de colorir. Com as páginas todas em laranja e ilustrações em estilo doodle, risque e rabisque, seja em casa, na praia, no campo, na casa da vovó ou do titio, a diversão está garantida! Os gizes de cera que acompanham o livro fornecem uma experiência interativa à criança!
  • Turma da Mônica – Clássicos Ilustrados para Colorir
    Quem não gosta de ler clássicos infantis? Esse momento será ainda mais especial com os Clássicos Ilustrados para Colorir da Turma da Mônica. São 14 contos repaginados com a querida Turminha para os pequenos se divertirem e colorirem.

Você pode gostar também desta leitura:

Conheça 4 benefícios do estímulo da imaginação na infância

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *